<BLOG DO VALENTE: fevereiro 2006

terça-feira, 28 de fevereiro de 2006

Florentino Pérez deixa presidência do Real Madrid

Florentino Pérez demitiu-se, esta segunda-feira, da presidência do Real Madrid, alegando que o clube «precisa de uma mudança». Fernando Martín, até agora vogal da Direcção, assumirá o comando dos «merengues» até à conclusão do mandato, que expira em 2008.

«Pensamos que o Real Madrid precisa de uma mudança. Este é o momento adequado para deixar a presidência. Estou convencido de que pode ser a reviravolta de que o clube necessita», afiançou Pérez, que assumiu a liderança do Real Madrid no Verão de 2000, entrando no clube após umas eleições onde teve em Luís Figo um dos seus principais trunfos.

Portugal soma um ponto no México

Portugal não esteve particularmente feliz no circuito de Monterrey (México), palco da 9.ª ronda da A1 GP, averbando o 19.º e 10.º lugares, respectivamente, na sprint e feature race. Contas feitas, a Selecção Nacional, com Álvaro Parente aos comandos do monolugar, somou apenas 1 ponto, ocupando, no momento, o 7.º posto com 51. O líder continua a ser a França que, ontem, dominou ambas as corridas.

Largando da 9.ª posição na sprint, Portugal foi cerceado por problemas mecânicos impeditivos depois de um toque no início que obrigou Parente a duas paragens nas boxes. Aliás, a Selecção Nacional, penúltima nesta manga, completou apenas quatro voltas – França fez 18 – ao traçado mexicano. Doravante, a prova portuguesa ficava irremediavelmente condicionada, já que a ordem de partida para a feature é dada pela posição em que se termina a sprint.

Assim, saindo da cauda da grelha, Álvaro Parente, campeão britânico de Fórmula 3, forçou os galões e operou uma boa recuperação, escalando a classificação ao ritmo de um concorrente por cada duas voltas, terminando a Feature na 10.ª posição. Um ponto que funcionou como paliativo para as hostes nacionais.

França em grande

Na frente, o panorama manteve-se. A França, com Alexandre Prémat ao volante, ganhou as duas tiradas, amealhou 21 pontos – 20 pelos triunfos e 1 pela volta mais rápida – e assume-se, a duas rondas do fim, como a grande candidata à conquista desta Taça das Nações.
Actualmente, os “bleux” contabilizam 153 pontos, com 32 de vantagem sobre a Suíça (ontem, duas vezes 2.ª classificada), a única formação com possibilidades reais, leia-se, matemáticas, de poder contrariar a hegemonia gaulesa. Em terceiro, segue a Grã-Bretanha (73) que ultrapassou o Brasil (70) – não pontuou – nesta luta particular.

CLASSIFICAÇÃO :
1. França - 153 pontos
2. Suiça - 121 p.
3. Grã-Bretanha - 73 p.
4. Brasil - 70 p.
5. Holanda - 69 p.
6. Nova Zelândia - 64 p.
7. Malásia - 53 p.
8. PORTUGAL - 51 p.
9. Irlanda - 50 p.
10. Canadá - 44 p.
11. Rep. Checa - 41 p.
12. Itália - 40 p.
13. Austrália - 37 p.
14. México - 28 p.
15. Alemanha - 25 p.
16. África do Sul - 20 p.
17. E.U.A - 20 p.
18. Áustria - 12 p.
19. Indonésia - 10 p.
20. Japão - 8 p.
21. China - 6 p.
22. Paquistão - 4 p.
23. India - 0 p.
= Líbano - 0 p.
= Russia - 0 p.

Braga goleia e sobe ao terceiro posto

O Sporting de Braga regressou ao 3.º lugar da Liga após golear esta noite o Rio Ave, por 5-0, no jogo de encerramento da 24.ª jornada da prova. A equipa arsenalista acabou por ser uma das equipas mais beneficiadas da ronda, estando agora apenas a 4 pontos do líder FC Porto.
João Tomás marcou os dois primeiros golos no Estádio Municipal de Braga, aos 35 e 64 minutos, passando a somar 10 tentos na Liga, menos quatro que o benfiquista Nuno Gomes, o líder dos melhores marcadores.

Os arsenalistas chegaram à goleada nos últimos 22 minutos, com o brasileiro Vandinho a marcar aos 68, o avançado sul-coreano Kim Dong-Hyun a estrear-se como goleador aos 78 e o ponta-de-lança servo-montenegrino Andrija Delibasic a festejar o regresso aos relvados, após longa paragem por lesão, com um tento aos 84.

Este foi o segundo golo de Delibasic no campeonato, tendo o outro sido marcado na visita ao Vitória de Guimarães, na 3ª jornada, aonde os bracarenses ganharam por 2-0 e perderam o jogador balcânico por 20 rondas, devido a uma grave lesão num joelho.

O Sporting de Braga somou, assim, a segunda vitória seguida, após ter empatado 1-1 na visita ao FC Porto e em casa com o Estrela da Amadora, enquanto o Rio Ave está há seis jogos sem ganhar: esta é a terceira derrota seguida, após outros tantos empates, um dos quais a zero em casa com os líderes do campeonato.

Liga, 24.ª jornada
Estádio Municipal de Braga
Árbitro: João Capela (Lisboa)

SP. BRAGA : Paulo Santos; Luís Filipe, Paulo Jorge, Nem e Rossato; Madrid, Vandinho e Frechaut; Wender, Cesinha e João Tomás

Suplentes: Marco, Davide, Carlos Fernandes, Castanheira, Delibasic, Kim e Wellington

Treinador: Jesualdo Ferreira

Substituições: DELIBASIC por João Tomás (70'); KIM por Madrid (76'); CASTANHEIRA por Cesinha (76').

RIO AVE : Candeias; Zé Gomes, Idalécio, Bruno Mendes e Milhazes; Delson, Niquinha e Cleiton; Ricardo Jorge, Evandro e Gaúcho

Suplentes: Adriano, Mozer, André Vilas Boas, Agostinho, Vítor Gomes, Chidi e Anic

Treinador: António Sousa

Substituições: ANIC por Delson (61'); AGOSTINHO por Cleiton (72'); CHIDI por Evandro (79')

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2006

Benfica vence «clássico» e relança-se na luta pelo título


Depois da grande noite europeia frente ao Liverpool, foi agora a vez do FC Porto sair derrotado do Estádio da Luz. O Benfica venceu o «clássico» com um golo de Laurent Robert, na transformação de um livre directo, reduziu para cincos pontos a diferença em relação ao líder e relançou-se, assim, na corrida ao título.

A primeira parte do «clássico» da Luz ficou marcada por um futebol muito disputado no «miolo» do terreno. As marcações foram «cerradas» de parte a parte, não sendo por isso de estranhar que o árbitro João Ferreira tenha sido forçado a apitar por diversas vezes, para assinalar as muitas faltas cometidas pelas duas equipas.

Num jogo muito musculado, o Benfica conseguiu ter mais tempo a bola em seu poder e, depois de minutos iniciais disputados taco-a-taco, os «encarnados», obrigados a vencer para manterem viva a esperança de renovar o título, chamaram a si o domínio das «operações». Com Karagounis a «pautar» o jogo no centro do terreno, os pupilos de Ronald Koeman começaram a acercar-se com perigo do último reduto do FC Porto e acabaram por chegar ao golo, num lance de bola parada. Decorria o minuto 39 quando Laurent Robert fez jus ao epíteto de «pontapé canhão», e a uns bons 40 metros da baliza desferiu uma autêntica «bomba», a bola ganhou efeito caprichoso e enganou Vítor Baía, que, não obstante a velocidade do esférico, parece ter sido mal batido.


Em vantagem no marcador, os «encarnados» galvanizaram-se e empurrados por cerca de 55 mil fervorosos adeptos poderiam ter chegado ao segundo golo, se Nuno Gomes, apenas com Vítor Baía pela frente, tivesse batido bem na bola, após excelente desmarcação de Simão.

O melhor que o FC Porto logrou fazer nos 45 minutos iniciais foi um remate com algum perigo de Quaresma, já perto do «cair do pano», e na sequência de uma iniciativa individual do extremo dos «dragões».

A etapa complementar trouxe um FC Porto com outra atitude, bem mais inconformada e menos expectante em comparação com a que havia sido evidenciada na primeira metade. O Benfica, perante um adversário apostado em chegar ao golo do empate, viu-se remetido a tarefas mais defensivas.

Co Adriaanse lançou então Lisandro e Jorginho para os lugares de Raúl Meireles e Ivanildo, ao que respondeu Ronald Koeman com as entradas de Marco Ferreira e Beto, que renderam Laurent Robert e Karagounis. O técnico holandês do FC Porto colocou ainda em campo Hugo Almeida, apostando o tudo por tudo no ataque.

O jogo ficou então mais aberto e sucederam-se os lances de perigo nas duas balizas, sem que no entanto o marcador voltasse a sofrer qualquer alteração, valendo assim o tento solitário de Laurent Robert, que permitiu ao Benfica somar os três desejados pontos.

«Relançámos a luta pelo título»

Ronald Koeman disse então na sala de imprensa : «Relançámos a luta pelo título e julgo que o fizemos com justiça. Tivemos controlo de jogo, marcámos um golo e ainda tivemos uma grande oportunidade, por intermédio de Nuno Gomes. Na segunda parte, controlámos a partida e no contra-ataque poderíamos ter marcado. Coloquei o Karagounis de início porque era necessário termos mais jogo ofensivo e um melhor toque de bola. Conseguimos tal intento».

«Lutar pelas três competições até que as forças se esgotem»

Já o avançado Nuno Gomes, que lutou muito entre os defesas portistas, falhando uma oportunidade clarissima de golo logo após o golo de Robert afirmou :

«Esta é uma vitória justa e julgo que na segunda parte podíamos ter aumentado a vantagem. Precisávamos dos três pontos e conseguimos. Iremos lutar até que as forças se esgotem pelas três competições em que nos mantemos. Estamos orgulhosos por representarmos bem este emblema. O campeonato ganhou com a nossa vitória e só espero que continuemos a praticar bom futebol».

Co Adriaanse aceita derrota

O técnico holandês do FC Porto, Co Adriaanse reconheceu que o Benfica, esta noite, esteve melhor do que a sua equipa e portanto foi justo os três pontos terem ficado na Luz. «Foi um "clássico" típico, não foi um jogo bom, houve muitas faltas e muitos passes falhados. O Benfica foi mais rápido e mais agressivo e por isso acabou por criar mais oportunidades, o que o leva a merecer esta vitória», afirmou Adriaanse.

«A responsabilidade é minha»

Após a vitória do Benfica no «clássico» frente ao FC Porto, Vítor Baía reconheceu as suas culpas no golo sofrido, que acabou por determinar o vencedor do jogo, durante o flash interview. «Não era este o resultado de que estávamos à espera, não tivemos ao nível que temos estado nos últimos jogos. Na segunda parte tivemos melhor do que na primeira, mas infelizmente não conseguimos marcar qualquer golo», disse Vítor Baía.

No lance do golo, e apesar do efeito que a bola levava, o internacional português reconheceu que poderia ter feito melhor: «Assumo a minha parte das responsabilidades. Aquilo parecia que tinha um controlo remoto, mas a responsabilidade é minha».

Ficha de Jogo

Estádio da Luz, Lisboa

Espectadores: 57.747

Árbitro: João Ferreira (Setúbal)

BENFICA: Moretto; Alcides, Luisão, Anderson e Léo; Petit, Manuel Fernandes e Karagounis (Beto, 76m); Simão, Nuno Gomes (Ricardo Rocha, 91m) e Laurent Robert (Marco Ferreira, 74m).

SUPLENTES: Quim, Nélson, Manduca e Marcel.

FC PORTO: Vítor Baía; Bosingwa, Pepe e Pedro Emanuel; Lucho, Paulo Asssunção e Raúl Meireles (Lisandro, 71m); Ivanildo (Jorginho, 71m), McCarthy, Adriano e Quaresma (Hugo Almeida, 80m).

SUPLENTES: Paulo Ribeiro, Ricardo Costa, Bruno Alves e Ibson.

Ao intervalo: 1-0

Disciplina: Amarelo a Quaresma (25m), McCarthy (51m), Pedro Emanuel (57m), Simão (70m), Petit (73m) e Paulo Assunção (77m).

Marcadores: Laurent Robert (39m).

Resultado final: 1-0.

Totti quer despedir-se da selecção no Mundial da Alemanha


Francesco Totti, afastado de momento da competição devido a grave lesão contraída, anunciou hoje que o seu grande objectivo é chegar ao Mundial da Alemanha, no próximo Verão, já que serão os seus últimos jogos com a camisola azzurra.

«Quero disputar o Campeonato do Mundo de 2006 porque será a minha última competição com a camisola da selecção nacional. Esse é o meu projecto, seguramente que o levarei a cabo», reconheceu o avançado em declarações a uma emissora italiana.

Totti, que sofreu uma fractura no perónio e uma lesão nos ligamentos no tornozelo, encara a sua recuperação como o único obstáculo de integrar a lista definitiva de Marcelo Lippi. «O último Europeu e o derradeiro Mundial não me correram bem, não demonstrei a minha verdadeira qualidade, mas não falharei uma terceira vez», destacou Totti.

Rossi confiante com a Yamaha M1

A memos de um mês do arranque da temporada, o piloto italiano Valentino Rossi afirmou hoje que se sente muito bem com a moto Yamaha M1. «Tecnicamente está mais do que no ponto, em relação à versão anterior», afirmou em conferência de imprensa.

«A moto está claramente melhor em relação à época passada», afirmou Rossi durante a apresentação da Yamaha.

«Cada ano que se inicia começa tudo do zero, se bem que sei de antemão que sou aquele que todos querem superar, é como se eu tivesse um alvo nas costas, mas isso logo veremos, encontramo-nos a 26 de Março no Grande Prémio de Espanha.»

domingo, 26 de fevereiro de 2006

Impróprio para cardíacos

E à 19ª jornada os eternos rivais reencontraram-se e... empataram. Numa excelente partida de futsal, Benfica e Sporting não foram além da divisão de pontos, apesar de cada uma das equipas ter jogado abertamente para a vitória. O Pavilhão Açoreana Seguros encheu-se para o encontro onde o Benfica tentava encurtar distâncias para os três primeiros classificados e, por outro lado, privar o Sporting da sua invencibilidade. No entanto, a equipa orientada por Adil Amarante não conseguiu tais intentos.

O Sporting, com mais 11 pontos que o Benfica na tabela classificativa, colocou-se em vantagem logo aos 8’, quando Bibi concretizou da melhor forma uma jogada de ataque, batendo Zé Carlos. O Benfica, já sem André Lima, que se lesionou e teve de sair de campo, marcou o seu primeiro golo por Coco, aos 17’, mas foi nesse mesmo minuto que Paulinho fez o segundo do Sporting.

O equilíbrio manteve-se ao longo da segunda parte e foi entre os minutos 32 e 33 que o Benfica deu a volta à situação e se colocou em posição de vantagem. Primeiro foi Wilson a aproveitar um erro defensivo dos “leões” e a rematar para a baliza deserta e depois foi Picapau a concretizar da melhor forma uma triangulação perfeita do ataque “encarnado”. Pensou-se que o triunfo poderia estar garantido, mas o Sporting chegou ao empate a dois minutos do fim, por Nené – num toque por baixo do corpo de Zé Carlos – numa altura em que o Sporting actuava com guarda-redes adiantado.

O final foi mesmo impróprio para cardíacos, com ambas as equipas a jogarem com cinco homens de campo, dando tudo pela vitória. Rogério esteve mesmo perto de conseguir o 4-3 para o Benfica, mas o seu chapéu saiu um pouco ao lado do poste e nada se alterou até final. Os “leões” lideram a tabela classificativa, com 49 pontos, mais 11 que o Benfica que, de momento, se encontra no quarto lugar (com menos um jogo). Fundação Jorge Antunes e Freixieiro são os segundo e terceiro classificados, respectivamente.

Texto : Site Oficial SLB
Fotos : Site Oficial SCP

Sporting vence em Coimbra e mantém perseguição ao líder

O Sporting foi a Coimbra derrotar a Académica por 3-0, com golos de João Moutinho (1m), Liedson (57m) e Nani (90m, g.p.), alcançando a quinta vitória consecutiva na Liga. Os «leões» ficam a dois pontos do FC Porto e aguardam agora pelo resultado dos «dragões» no clássico de amanhã com o Benfica.

E dificilmente o Sporting poderia ter desejado melhor início de jogo. Quando ainda não estavam decorridos dois minutos, os «leões» adiantaram-se no marcador, com o golo de João Moutinho, que surgiu ao segundo poste - em posição que deixa algumas dúvidas - a dar o melhor seguimento ao cruzamento de Deivid tirado da esquerda.

A equipa de Paulo Bento, a atravessar bom momento de forma, entrou com o pé bem em cima do acelerador, praticando um futebol rápido e acutilante, o que colocava em sobressalto o sector mais recuado da Académica. A Briosa, que apresentou uma defesa fragilizada – Nelo Vingada viu-se forçado a lançar dois jovens pouco experientes para as laterais –, foi «sacudindo» a pressão a que vinha sendo sujeita e passou a ser a equipa mais perigosa dentro das quatro linhas. Perante um Sporting que praticamente se eclipsou, a Académica chamou a si as «despesas» do jogo até ao intervalo, construindo vários lances de perigo junto à baliza defendida por Ricardo.

E se a primeira parte se iniciou com o golo «madrugador» de João Moutinho, o Sporting voltou a repetir a «dose» na etapa complementar. Desta feita, decorria o minuto 57 quando Liedson «resolveu» apontar um tento de antologia. O «levezinho» dominou de pé direito, ajeitou para o esquerdo e, descaído pela esquerda, perto da quina da área, desferiu uma «bomba» sem hipótese de defesa para Pedro Roma, que bem se estirou mas que nada pôde fazer para travar a trajectória vitoriosa do esférico.

A perder por 2-0, a Académica tentou chegar ao golo que pudesse relançar a discussão pelo resultado, nunca deixou Ricardo descansado entre os postes, mas o adiantamento no terreno também valeu alguns lances em que o Sporting poderia ter chegado ao 3-0 e sentenciado a história do encontro. E tal acabou por verificar-se já ao «cair do pano», quando Nani transformou com sucesso uma grande penalidade a castigar agressão de Pedro Roma a Liedson.

Ficha de Jogo:
Local: Estádio Cidade de Coimbra
Árbitro: Jorge Sousa, do Porto

ACADÉMICA: Pedro Roma; Sarmento (Luciano, 56m), Danilo, Hugo Alcântara (Gelson, 70m) e Vítor Vinha; Roberto Brum; Dionattan, Filipe Teixeira e Ndoey (Nuno Piloto, 70m); Joeano e Serjão

Suplentes não utilizados: Dani, Paulo Adriano, Andrade e Zada

SPORTING: Ricardo; Abel, Tonel, Polga e Caneira; Custódio; João Moutinho (Hugo, 86m), Romagnoli (João Alves, 56m) e Nani; Deivid (Douala, 73m) e Liedson

Suplentes não utilizados: Tiago, Tello, Luís Loureiro e Koke

Ao intervalo: 0-1

Disciplina: Cartão amarelo a Caneira (41m), Abel (45m), Roberto Brum (51m), Pedro Roma (80m) e Douala (94m). Cartão vermelho a Pedro Roma (87m).

Marcadores: João Moutinho (2m), Liedson (57m) e Nani (90m, g.p.)

Resultado final: 0-3.

Texto : A Bola
Fotos : Site Oficial SCP

Mourinho insultado

O diário The Times acusou José Mourinho de ser «estúpido». O jornal não entende por que razão o técnico do Chelsea chamou Messi (Barcelona) de «batoteiro» no lance que levou à expulsão de Del Horno, quarta-feira, no jogo com os catalães.

Diz o The Times que «Mourinho é suficientemente estúpido para crer que vai ludibriar-nos com estas histórias», referindo que semanas antes Robben conseguiu expulsar Reina (Liverpool) por fazer «teatro». «Está bem que os meus jogadores façam batota mas quando são os outros a fazê-la há um complot internacional contra o Chelsea e contra mim», escreve o diário, como sendo Mourinho.

Texto : A Bola

Benfica sofre para vencer Castêlo da Maia

O Benfica sofreu para levar de vencida o Castêlo da Maia, na ronda de abertura do «play-off» do Nacional da I Divisão de voleibol, na qual prevaleceu o factor «casa».

De realçar ainda o tranquilo triunfo do Sporting de Espinho sobre o Marítimo, isto quando dentro de três dias defrontará o Benfica, na final da Taça de Portugal.

Resultados:

Sporting de Espinho - Marítimo, 3-0 (25-20, 27-25, 25-19)
Vitória de Guimarães, Leixões, 3-0 (25-23, 25-20, 25- 17)
Esmoriz - Fonte Bastardo, 3-1 (25-23, 25-19, 24-26, 25-22)
Benfica - Castêlo da Maia, 3-2 (25-18, 28-30, 22-25, 25-19, 19-17)

Texto : A Bola

sábado, 25 de fevereiro de 2006

Henin-Hardenne conquista Torneio do Dubai


A belga Justine Henin-Hardenne conquistou, este sábado, o Torneio do Dubai, ao derrotar no jogo decisivo a russa Maria Sharapova.

Henin-Hardenne, que defendia o estatuto de quarta cabeça-de-série, superiorizou-se à terceira pré-designada em dois «sets», com os parciais de 7-5 e 6-2.

Texto : A Bola

Portugal empata ante a Rússia

A Selecção portuguesa de râguebi iniciou, esta tarde, a segunda volta da Taça Europeia das Nações com empate ante a sua congénere da Rússia (19-19), em partida disputada no Estádio Universitário, em Lisboa.

Pedro Leal foi a grande figura da partida, registando 12 pontos, mas coube a António Aguilar e Filipe Grenho os pontos finais que colocaram Portugal em vantagem a pouco mais de três minutos para o final da partida (19-16).

No entanto, uma falta muito duvidosa assinalada na última jogada, e consequente conversão, permitiu o empate final aos russos.

Com este resultado, ao qual se soma a vitória da Roménia ante a Georgia (35-10), a classificação está assim ordenada:
1. Geórgia, 7 jogos/17 pontos
2. Roménia, 6/16
3. Portugal, 6/15
4. Rep Checa, 7/13
5. Rússia, 8/13
6. Ucrânia, 6/6

Texto : A Bola

Chelsea regressa às vitórias

Depois do desaire a meio da semana com o Barcelona, a primeira em 50 jogos em «casa» desde que Mourinho assumiu o comando da equipa, o Chelsea regressou aos sucessos, derrotando o Portsmouh, por 2-0.

Dos portugueses à sua disposição, José Mourinho apenas colocou Paulo Ferreira em campo, proporcionando, assim, o reencontro com Pedro Mendes, que cumpriu os 90 minutos pelo Portsmouth, equipa que, com Azar Karadas (emprestado pelo Benfica) a «central», conseguiu manter o nulo até aos 65 minutos.

Frank Lampard fez, então, o golo inaugural, cabendo ao holandês Arjen Robben fechar a conta, aos 78 minutos.

Nas restantes partidas já disputadas desta 27.ª jornada realce para mais uma derrota do Arsenal, a 10.ª no campeonato, desta feita no terreno do Blackburn Rovers, devido a um golo solitário de Pedersen.

Texto : A Bola

Bayern Munique «dá chapa» cinco


O Bayern Munique goleou o Frankfurt, por 5-2 na partida da 23.ª jornada da Bundesliga, aumentando a distância para o segundo classificado. O português José António, Monchengladbach, foi derrotado na deslocação ao Werder Bremen (2-0), terceiro classificado do campeonato.

Os jogadores Guerrero (21, 42m), Ballack (33, 62m ) e Pizarro (85 m ) marcaram pela equipa da capital da Baviera, mas o Frankfurt ainda reduziu a diferença através de Preuss (32m) e Meier (84m), selando o resultado final em 5-2.

O Borussia Dortmund, com Roberto Pinto no banco, deslocou-se ao campo do Bielefeld de onde saiu derrotado por uma bola.

Noutro confronto da tarde, Wolfsburgo - Hannover, que colocou frente a frente nomes bem conhecidos do nosso campeonato, a equipa do antigo benfiquista Alex, apontou dois golos ao antigo guarda-redes das «aguías» Robert Enke. O Hannover, com Ricardo Sousa no banco, ainda reagiu, apontado um golo, mas não consegui evitar a derrota.

Resultados:
Colónia - Bayer Leverkusen, 0-3
Bielefeld - Borussia Dortmund, 1-0
Bayern Munique - Frankfurt, 5-2
Mainz - Kaiserslautern, 0-2
Schalke 04 - Nuremberga , 2-0
Werder Bremen - Monchengladbach , 2
Wolfsburg - Hannover, 2-1

Amanhã disputam-se:
Duisbourg - Berlin
Hamburgo - Estuarda

Classificação:

1.º Bayern Munique 58 pontos
2.º Werder Bremen 49 pts
3.º Hamburgo 47 (menos um jogo)
4.º Schalke 04 45
5.º Leverkusen 31
6.º Hannover 30
7.º Estugarda 30 (menos um jogo)
8.º Berlin 30 (menos um jogo)
9.º Mönchengladbach 30
10.º Dortmund 29
11.º Bielefeld 27
12.º Francfort 25
13.º Wolfsburgo 25
14.º Kaiserslautern 23
15.º Nuremberga 21
16.º Mainz 20
17.º Duisbourg 17 (menos um jogo)
18.º Colónia 15

Texto : A Bola

Álvaro Parente com terceiro tempo

O português Álvaro Parente apenas entrou em pista durante a segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio de Monterrey, a etapa mexicana da A1 GP, o campeonato das nações em automobilistmo.

Cumprindo 22 voltas ao traçado mexicano, o português alcançou o terceiro registo, isto depois de ter falhado a primeira sessão, devido a problemas mecânicos.

Para este sábado estão agendadas as duas sessões de qualificação, com as corridas a disputarem-se domingo.

Texto : A Bola

sábado, 18 de fevereiro de 2006

Zé Castro no Atl. Madrid?

Depois de no dia de ontem circularem notícias em alguma imprensa desportiva portuguesa de que o jovem jogador da Academica, Zé Castro, estaria já a caminho do Porto, hoje é o jornal desportivo espanhol A Marca a dar o jogador como certo no Atlético Madrid na próxima época.

O diário espanhol fala do alegado interesse do Porto, desmentido pelo clube, e também de diversas equipas Italianas, Inglesas e Espanholas, concretamente o Sevilla, mas afirma que o "colchoneros" levaram a melhor e conseguiram garantir a jovem promessa portuguesa para a próxima epoca.

Tanto a Académica como o Atl. Madrid não tomaram ainda uma posição concreta sobre o assunto, sendo muito dificil que tal aconteça num futuro breve, já que o mercado de transferências está encerrado até final da época e só aí os clubes tomarão uma posição sobre o caso.

Eto'o vence o prémio de Melhor jogador Africano


Eto'o vence pela terceira vez consecutiva o prémio de melhor jogador africano do ano, vencendo o outro grande favortito, Didier Drogba, jogador do Chelsea. Manuel José, treinador português do Al-Alhy estava nomeado para o melhor treinador do ano, mas deixou fugir o prémio para o seleccionador do Togo, premiado pela CAF. Machael Essien, do Chelsea, mesmo não jogando na CAN foi também nomeado para a equipa do ano, onde figuram nomes conhecidos do futebol europeu, como Trabelsi, Toure, Traore, a jovem promessa Mikel (disputado por Manchester e Chelsea) e ainda os ja citados Drogba e Eto'o.

O onze ideal escolhido pela CAF foi o seguinte :
GR : Tony Sylva (SEN/Lille);

DEF: Hatem Trabelsi (TUN/Ajax), Kolo Toure (CDM/Arsenal), Joseph Yobo (NIG/Everton);Djimi Traore (Liverpool/MLI);

MED: Didier Zokora (St Etienne/CDM), Michael Essien (Chelsea/GHA), John M. Obi (NIG/Lyn), Mohamed Barakat (EGY/Ahly);

AV: Samuel Etoo (CAM/Barcelona) e Didier Drogba (CDM/Chelsea).

Curiosamente, não aparece nesta equipa o avançado egipcio Ahmed Hassan, considerado o melhor jogador do torneio, nem a sua selecção foi considerada a melhor equipa africana, tendo esse prémio sido entregue à Costa do Marfim.

Todos os prémios da gala Anual da CAF :

Jogador Africano do Ano - Samuel Eto'o (Camaroes/Barcelona)
Jovem Jogador do Ano - John Obi Mikel (Nigéria / Lyn)
Jogadora do Ano - Nkwocha Perpetua (Nigeria)
Treinador do Ano - Keshi Stephen (Selecção do Togo)
Equipa do Ano - Costa do Marfim
Jogador do ano em clubes africanos - Barakat Mohamed(Ahly)
Clube do Ano - Ahly (Egypt)
Prémio Lenda Africana - Majer (Algéria)
African Merit Order of Achievement award - Dr. Peter Odili (Nigeria)
Prémio Fair-Play - Camaroes
Platinum award - Olusegun Obasanjo - Presidente da Nigéria

Logo : Site Oficial CAF

Boavista soma sexta vitória consecutiva

O Boavista venceu o Rio Ave por 2-1 e somou a sexta vitória consecutiva, no jogo que abriu a 23.ª jornada da Liga. Os vila-condenses marcaram primeiro (3 m), através de Bruno Mendes; Ricardo Silva igualou aos 40 m e Manuel José sentenciou a partida já em tempo de descontos.

O Boavista prossegue na senda das vitórias (sexta consecutiva), mas não foi fácil a desta noite, frente ao Rio Ave, alcançada já em tempo de descontos, por intermédio do «especialista» em bolas paradas Manuel José e numa altura em que os vila-condenses estavam reduzidos a dez unidades, face à expulsão de Danielson, que viu segundo amarelo (85 m) por travar Paulo Jorge.

O Rio Ave começou bem o jogo, ganhou vários cantos e de um deles nasceu o primeiro golo, por intermédio de Bruno Mendes, de cabeça. Galvanizados, os pupilos de António Sousa fechavam-se bem, desde logo no meio campo, sem abdicar do contra-ataque. O Boavista tentava reagir, mas não encontrava espaços para desenvolver o seu futebol, com João Pinto e companhia vigiados de perto. Até que, aos 13 minutos, o mesmo João Pinto coloca a bola em José Manuel, que dispara à barra da baliza de Mora. Era o primeiro sinal de que a formação axadrezada estava disposta a mudar o rumo do jogo, mas o Rio Ave teimava em não dar espaços, adiando o golo que já se justificava para os axadrezados. Até que, aos 36 minutos, Carlos Brito trocou Paulo Sousa por Paulo Jorge, alargou a frente de ataque da sua equipa e o perigo começou a surgir com mais frequência junto da baliza de Mora. O golo do empate surgiu aos 40 minutos, também em lance de bola parada (livre), por intermédio de Ricardo Silva, de cabeça.

Tudo em aberto para a segunda parte. Com Paulo Jorge e José Manuel bem abertos na frente de ataque, o Boavista passou a exercer pressão alta no último reduto contrário. Valeram aos vila-condenses as boas intervenções do guarda-redes Mora, que por várias vezes negou o golo aos boavisteiros. Apercebendo-se de que a sua equipa estava a perder o meio-campo, António Sousa tratou de refrescar a equipa com as entradas de Delson e Mozer e, assim, «arrefeceu» a pressão do adversário, adiando um resultado que até nem era desagradável para a sua equipa (1-1). Mas a expulsão de Danielson (85 m) não fazia parte da estratégia do técnico do Rio Ave, que foi forçado a abdicar de um avançado (Chidi) em detrimento de um defesa (Idalécio).

Na ponta final, o Boavista voltou a exercer forte pressão e o golo da vitória surgiu em mais um lance de bola parada, já em tempo de descontos. Ao fim e ao cabo, a vitória assenta bem aos axadrezados, que assim ascenderam ao quinto lugar da Liga, ainda que de forma provisória, enquanto o Rio Ave marcou passo na fuga aos lugares de despromoção.

Estádio do Bessa, no Porto

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)

BOAVISTA – William; Manuel José, Ricardo Silva, Cadu e Areias; Paulo Sousa (Paulo Jorge, 36 m), Tiago e Lucas; Fary (Oravec, 67 m), João Pinto e José Manuel (Figueredo, 78 m).

RIO AVE – Mora; José Gomes, Danielson, Bruno Mendes e Milhazes; Niquinha, André Vilas Boas (Mozer, 76 m) e Marquinhos; Ricardo Jorge (Delson, 76 m), Chidi (Idalécio, 87 m) e Evandro.

Ao intervalo: 1-1

Golos: 0-1, Bruno Mendes (3 m); 1-1, Ricardo Silva (40 m); 2-1, Manuel José (90 m).

Resultado final: 2-1

Cartão amarelo a Areias, Milhazes, Ricardo Silva, Cadu, Danielson, José Manuel, Niquinha e Mora.

Cartão vermelho (segundo amarelo) a Danielson (85 m), por travar Paulo Jorge.

Texto : A Bola

Nuno Assis suspenso pela UEFA

O médio do Benfica foi suspenso provisoriamente pelo Comité de Controlo e Disciplina da UEFA de todos os desafios organizados por esta entidade, na sequência de ter acusado positivo num controlo anti-«doping», após o jogo com o Marítimo, que decorreu no dia 3 de Dezembro.

Nuno Assis poderá apelar da decisão até às 23h00 de segunda-feira, dia 20 de Fevereiro. Este anúncio da UEFA implica que o jogador está suspenso de todas as competições até que as autoridades portuguesas analisem o caso.

Texto : A Bola

McCarthy abandona "Bafana-Bafana"

É uma decisão tomada após o fracasso que foi a participação na CAN. Benni McCarthy não vai voltar a actuar pelos “Bafana-Bafana”. “Estou farto de ser o bode expiatório sempre que a equipa está mal”, confessou à imprensa sul-africana. “Para mim basta. Não vou voltar atrás”, afirmou, cansado das acusações da comunicação social e dos adeptos.

“É tempo de dizer adeus e eu saio para que se encontre alguém para tratar como o inimigo”, ironizou, irritado com o tratamento que lhe tem sido dispensado na África do Sul. “Estou a facilitar a vida ao novo seleccionador. Pelo menos ele já estará livre do problemático da equipa”, insistiu.

Muito criticado durante e após a CAN, o goleador alega que sempre deu o máximo: “Como é que alguém pode pensar que errei deliberadamente?” Quase nove anos após a estreia (derrota por 2-0 com a Holanda a 4 de Junho de 1997), McCarthy dedica-se apenas ao FC Porto. As chamadas do avançado à selecção sempre foram um incómodo para o clube, mas agora o atleta quer estar a 100 por cento no Dragão: “Tenho mais ano e meio de contrato. Quero cumpri-lo porque tenho muito a agradecer-lhes.”

Texto : Record

Resultados torneios do WTA e ATP

Dementieva e Clijsters nas meiass de Antuérpia

A tenista russa Elena Dementieva está qualificada para as meias-finais do torneio de Antuérpia, depois de hoje ter derrotado a grega Eleni Daniilidou. Dementieva, quinta pré-designada, precisou de dois «sets», com os parciais de 6-4 e 7-5, para derrotar a adversária. Nas meias-finais irá defrontar a belga Kim Clijsters, que hoje eliminou a russa Dinara Safina.
A outra meia-final do torneio de Antuérpia irá colocar frente a frente a francesa Amélie Mauresmo e a russa Nadia Petrova.

Resultados:
Nadia Petrova (RUS/N.4) - Olga Savchuk (UCR) 6-3 e 6-3
Amélie Mauresmo (FRA/N.2) - Patty Schnyder (SUI/N.6) 6-2 e 6-4
Kim Clijsters (BEL/N.1) - Dinara Safina (RUS) 7-6 (7/1) e 6-4.
Elena Dementieva (RUS/N.5) - Eleni Daniilidou (GRE) 6-4, 7-5


Spadea, Hewitt e Roddick um trio de luxo nas meias-finais de San Jose

Os norte-americanos Vicent Spadea e Andy Roddick e ainda o australiano Lleyton Hewitt, três dos melhores tenistas da actualidade, qualificaram-se para as meias-finais do Torneio de San Jose, nos EUA. O quarto participante é o inglês Andy Murray, teoricamente mais modesto que os seus opositores.

RESULTADOS:
Vincent Spadea (EUA)-Kristof Vliegen (BEL), 6-1, 2-6 e 6-3;
Lleyton Hewitt (AUS)-Wayne Arthurs (AUS), 7-6 (7/4) e 6-2;
Andy Roddick (EUA)-Bjorn Phau (GER), 6-3 e 6-2;
Andy Murray (GBR)-Robin Soderling (SWE), 4-6, 7-5 e 6-4.


Nadal nas meias-finais do torneio de Marselha

O tenista espanhol Rafael Nadal assegurou hoje a passagem para as meias-finais do torneio de Marselha, após ter derrotado francês Paul Henri Matthieu. Nadal, primeiro cabeça-de-série, precisou de apenas dois «sets», com os parciais de 7-5 e 6-4. Nas meias-finais irá defrontar o francês Arnaud Clément, que hoje eliminou o compatriota Fabrice Santoro.

Resultados:

Mario Ancic (CRO/N.6) - Ivan Ljubicic (CRO/N.2) 7-6 (7/2), 3-6, 6-3
Arnaud Clément (FRA) - Fabrice Santoro (FRA) 7-5, 4-6, 7-6 (7/5)
Rafael Nadal (ESP/N.1) - Paul-Henri Mathieu (FRA) 7-5, 6-4

Texto : A Bola e o Jogo

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2006

Sorteio dos Quartos-de-final de Taça de Portugal

O Auditório ‘Manuel Quaresma’, na Sede da Federação Portuguesa de Futebol, foi palco, esta segunda-feira, do sorteio da sétima eliminatória da Taça de Portugal. Só com clubes do principal escalão em prova, os quartos-de-final prometem muita emoção e bom futebol.

O detentor do troféu, Vitória de Setúbal, recebe o Boavista, naquela que será a reedição do jogo das meias-finais da última época.

Confira, de seguida, o quadro completo de jogos:
Académica (L) - Sporting (L)
Benfica (L) - Vitória Guimarães (L)
Vitória Setúbal (L) - Boavista (L)
Marítimo (L) - Porto (L)

Legenda:(L) - Liga

Salvo alterações comunicadas em tempo oportuno, os jogos terão lugar na quarta-feira, dia 15 de Março de 2006.

Texto : Site Oficial FPF

Benfica regressa às vitórias com goleada

O Benfica regressou às vitórias na Liga, depois de duas derrotas consecutivas, batendo o «lanterna vermelha» Penafiel por 4-0. Com uma exibição «q.b.», os encarnados somaram os três desejados pontos que os mantêm, a par do Sporting, na perseguição ao líder FC Porto.

Ronald Koeman apresentou um «onze» com algumas novidades, com a inclusão de Karagounis, Manduca e Laurent Robert, em detrimento de Manuel Fernandes, Nuno Gomes e Marcel. As opções revelar-se-iam, porém, pouco frutuosas, uma vez que a exibição nos primeiros 45 minutos esteve longe do exigível a um candidato ao título que recebia no seu reduto a visita do último classificado.

Perante um Penafiel afoito e que esteve perto do golo em duas ocasiões, valendo as intervenções providenciais de Moretto, o Benfica acabou por adiantar-se no marcador aos 36 minutos, num dos poucos lances bem gizados na primeira parte. Excelente visão de jogo de Petit, a solicitar a entrada de Geovanni, que já na área, com Vinícius pela frente, atirou de pé direito para o fundo das redes.

Na etapa complementar, e já com Nuno Gomes e Manuel Fernandes nos lugares dos «apagados» Karagounis e Manduca, o Benfica partiu para exibição mais convincente, contando também com o «empurrão» do auto-golo de Roberto, que trouxe alguma tranquilidade a uma equipa que caminha sobre brasas por força dos resultados recentes.

Com vantagem de duas bolas, e portanto, com a vitória assegurada, os «encarnados» mostraram, então, um futebol mais consentâneo com as suas capacidades, pelo que foi com naturalidade que o marcador «cresceu» até aos 4-0, golos de Nuno Gomes e de Simão.

Estádio da Luz, Lisboa

Árbitro: Nuno Almeida, do Algarve

Benfica: Moretto; Alcides, Luisão, Anderson e Léo; Petit e Karagounis Manuel Fernandes (ao int.); Laurent Robert, Manduca (Nuno Gomes, ao int.) e Simão; Geovanni (Marcel, 64m)

Suplentes: Quim, Nélson, Beto e Marco Ferreira.

Penafiel: Vinícius; Pedro Moreira, Weligton, Sérgio Lomba e Kelly; Jorginho e Barrionuevo (Juninho Petrolina, ao int.); Dill, Bruno Amaro e Orahovac (José Rui 57m); Roberto (Bibishkov, 72m)

Suplentes: Nuno Santos, Celso, Bibishkov, Yan e Nilton

Ao intervalo: 1-0

Disciplina: cartão amarelo a Barrionuevo (12m), Simão (56m)

Marcadores: Geovanni (36m), Roberto (62m p.b.), Nuno Gomes (77m) e Simão (92m)

Resultado final: 4-0.

Texto : A Bola

Benfica regressa às vitórias com goleada

O Benfica regressou às vitórias na Liga, depois de duas derrotas consecutivas, batendo o «lanterna vermelha» Penafiel por 4-0. Com uma exibição «q.b.», os encarnados somaram os três desejados pontos que os mantêm, a par do Sporting, na perseguição ao líder FC Porto.

Ronald Koeman apresentou um «onze» com algumas novidades, com a inclusão de Karagounis, Manduca e Laurent Robert, em detrimento de Manuel Fernandes, Nuno Gomes e Marcel. As opções revelar-se-iam, porém, pouco frutuosas, uma vez que a exibição nos primeiros 45 minutos esteve longe do exigível a um candidato ao título que recebia no seu reduto a visita do último classificado.

Perante um Penafiel afoito e que esteve perto do golo em duas ocasiões, valendo as intervenções providenciais de Moretto, o Benfica acabou por adiantar-se no marcador aos 36 minutos, num dos poucos lances bem gizados na primeira parte. Excelente visão de jogo de Petit, a solicitar a entrada de Geovanni, que já na área, com Vinícius pela frente, atirou de pé direito para o fundo das redes.

Na etapa complementar, e já com Nuno Gomes e Manuel Fernandes nos lugares dos «apagados» Karagounis e Manduca, o Benfica partiu para exibição mais convincente, contando também com o «empurrão» do auto-golo de Roberto, que trouxe alguma tranquilidade a uma equipa que caminha sobre brasas por força dos resultados recentes.

Com vantagem de duas bolas, e portanto, com a vitória assegurada, os «encarnados» mostraram, então, um futebol mais consentâneo com as suas capacidades, pelo que foi com naturalidade que o marcador «cresceu» até aos 4-0, golos de Nuno Gomes e de Simão.

Estádio da Luz, Lisboa

Árbitro: Nuno Almeida, do Algarve

Benfica: Moretto; Alcides, Luisão, Anderson e Léo; Petit e Karagounis Manuel Fernandes (ao int.); Laurent Robert, Manduca (Nuno Gomes, ao int.) e Simão; Geovanni (Marcel, 64m)

Suplentes: Quim, Nélson, Beto e Marco Ferreira.

Penafiel: Vinícius; Pedro Moreira, Weligton, Sérgio Lomba e Kelly; Jorginho e Barrionuevo (Juninho Petrolina, ao int.); Dill, Bruno Amaro e Orahovac (José Rui 57m); Roberto (Bibishkov, 72m)

Suplentes: Nuno Santos, Celso, Bibishkov, Yan e Nilton

Ao intervalo: 1-0

Disciplina: cartão amarelo a Barrionuevo (12m), Simão (56m)

Marcadores: Geovanni (36m), Roberto (62m p.b.), Nuno Gomes (77m) e Simão (92m)

Resultado final: 4-0.

Texto : A Bola

Sporting vence em Setúbal e mantém-se na perseguição

O Sporting continua na senda das vitórias (terceira consecutiva no campeonato), mantendo-se na perseguição ao líder da competição, o FC Porto. Carlos Martins foi decisivo perante Vitória de Setúbal que ainda conseguiu apontar o tento de honra, através de grande penalidade.

Num jogo sem grandes brilhantismos valeram os lances de bola parada para decidir, principalmente para o Sporting, com Carlos Martins – que até esteve em dúvida para este jogo, devido a problemas físicos - a assumir grande protagonismo. Primeiro, aos 35 minutos, a atirar autêntico «míssil» que Marco Tábuas não conseguiu segurar; depois, aos 63 minutos, novamente a marcar um livre que o guarda-redes sadino defendeu para a frente, surgindo João Moutinho a empurrar para o fundo da baliza.

Pelo meio, o Vitória de Setúbal, que continua sem vencer em «casa» este ano, até conseguiu marcar, por intermédio de Sougou, aos 44 minutos, mas o «auxiliar» anulou o lance por fora-de-jogo, que deixou muitas dúvidas.

Ainda assim, os sadinos acabaram por bater Ricardo, também na sequência de lance muito duvidoso, no qual Sá Pinto terá jogado a bola com a mão dentro da grande área. Chamado a converter a respectiva grande penalidade, Carlitos não desperdiçou, mas estava-se já na parte final do encontro e foi ainda o Sporting a poder aumentar o marcador, com Nani a rematar à trave.

Com arbitragem de João Vilas Boas, de Braga, as equipas alinharam:

V. Setúbal – Marco Tábuas; Janício, Auri, Veríssimo e Nandinho (Carlitos, 56 m); Ricardo Chaves, Binho e Bruno Ribeiro; Sougou, Varela (Fonseca, 73 m) e Franja (Sandro, 56 m).

Suplentes não utilizados: Rubinho, Flávio, Pedro Oliveira e Russiano.

Sporting – Ricardo; Abel, Polga, Tonel e Caneira; João Moutinho, Custódio, Sá Pinto (Hugo, 90 m) e Carlos Martins (Nani, 76 m); Douala (Deivid, 64 m) e Liedson.

Suplentes não utilizados: Nélson, Tello, Romagnoli e Koke.

Disciplina: cartão amarelo a Caneira (60 m), Sougou (60 m), Bruno Ribeiro (74 m), Tonel (77 m) e Sá Pinto (86 m).

Marcador: 0-1 por Carlos Martins (35 m); 0-2 por João Moutinho (63 m); 1-2 por Carlitos (87 m, g.p.).

Texto : A Bola

domingo, 12 de fevereiro de 2006

FC Porto cimenta liderança com «bis» de Adriano





Foi um FC Porto demolidor aquele que derrotou o Belenenses por 2-0. O líder reencontrou-se com as vitórias e fê-lo com dois golos de Adriano. Foi total o domínio dos «dragões» no Restelo e são agora oito os pontos de vantagem sobre o trio de perseguidores composto por Sporting, Sp. Braga e Benfica.

O FC Porto protagonizou entrada muito forte e determinada, emprestando grande acutilância e velocidade ao seu futebol, atitude que remeteu o Belenenses para o seu último reduto.

Benni McCarthy poderia ter materializado em golo o ascendente da sua equipa logo nos minutos iniciais. O avançado sul-africano, aos 2 e 7 minutos, esteve muito perto de desfeitear o guarda-redes Pedro Alves, surpresa no conjunto do Restelo.

O Belenenses pouco conseguia fazer para contrariar o domínio do adversário, não logrando, sequer, explorar o ofensivo 3x3x4 do FC Porto para levar o perigo à baliza de Helton.

A «avalanche» ofensiva dos azuis-e-brancos começou a perder algum fulgor com o correr dos ponteiros do relógio, e seria numa fase mais «morna», e já muito perto do «cair do pano», que o FC Porto acabaria por chegar ao golo. Cruzamento tirado da direita por Quaresma, a solicitar a entrada de Adriano, que livre de marcação ao segundo poste só teve de desviar para o fundo das redes, estreando-se assim a marcar pelo FC Porto em jogos oficiais .

A segunda parte iniciou-se com um lance de perigo para cada lado. Quaresma atirou ao poste num remate surpresa desferido da quina da área, ao que respondeu de pronto o Belenenses com um cabeceamento de Meyong para defesa «apertada» de Helton.

No entanto, não seria preciso esperar muito tempo para ver o FC Porto ampliar a vantagem, num lance tirado a papel químico do que originou o primeiro tento. Cruzamento milimétrico de Quaresma, mais uma vez para um oportuno Adriano aparecer ao segundo poste a «facturar».
A vencer por 2-0 o FC Porto tirou o pé do «acelerador», mas continuou à procura do golo, e houve até espaço para o «endiabrado» Quaresma ser substituído, não sem antes provocar o cartão amarelo – cumpre castigo na próxima jornada e é assim opção para a deslocação ao Estádio da Luz.

A equipa de Co Adriaanse cimenta, assim, a liderança na classificação, ficando agora com oito pontos de vantagem sobre Sporting, Sp. Braga e Benfica, que se vêem pressionados a vencer os respectivos compromissos de amanhã para manterem viva a esperança do título.

Ficha de jogo

Estádio do Restelo, Lisboa

Árbitro: Elmano Santos, Madeira

Belenenses: Pedro Alves; Sousa, Rolando, Pelé e Rui Jorge; Sandro Gaúcho, Fábio Januário (Romeu, 54m), Rúben Amorim e Silas; Ahamada (Paulo Sérgio, 79m) e Meyong (Dady, 70m).

Suplentes: Marco Aurélio, Rui Ferreira, Gaspar e Djurdjevic.

FC Porto: Helton; Bosingwa, Pepe e Marek Cech; Lucho, Paulo Assunção e Raul Meireles; Quaresma (Lisandro, 70m), Adriano, McCarthy (Hugo Almeida, 87m) e Ivanildo (Diego, 82m).

Suplentes: Vítor Baía, Ricardo Costa, Ibson e Bruno Alves.

Ao intervalo: 0-1

Disciplina: Cartão amarelo a Pepe (17m), Bosingwa (31m), Fábio Januário (37m), Quaresma (57m), Paulo Assunção (80m) e Lucho (90m).

Marcadores: Adriano (43m e 51m).

Resultado final: 2-0.

Texto : A Bola
Fotos : Site Oficial Porto

sábado, 11 de fevereiro de 2006

Chelsea perde, Cristiano Ronaldo brilha...


«Pior derrota desde que estou no Chelsea»

A pesada e surpreendente derrota ante o Middlesbrough foi, admite José Mourinho, «a pior» desde que assumiu o comando do Chelsea. É certo que foi apenas a terceira nos 64 jogos que o português já leva na Premiership, mas Mourinho não gosta, nem nunca gostará, de perder.

«Quando perdemos é sempre um dia mau, especialmente quando não perdemos muitas vezes. Esta foi a minha terceira derrota na Premiership desde que estou no Chelsea e posso dizer que foi a pior. Perdemos na época passada com o Manchester City por 1-0 e não merecemos; perdemos esta época com o Manchester United por 1-0 e não merecemos; hoje perdemos por 3-0 e merecemos», afirmou José Mourinho.

Pouco satisfeito com a exibição dos seus pupilos, o treinador português considera o resultado pesado mas reconhece que o «Boro» acabou por ser um justo vencedor: «Penso que 3-0 é demasiado, claro que é demasiado. Claro que eles não jogaram para marcar três golos. Mas o jogo dura 90 minutos, não 45 e, no cômputo geral, pela sua atitude e pela forma como lutaram mereceram os três pontos».

Cristiano Ronaldo volta a «bisar»

Depois dos dois golos apontados na semana passada ao Fulham, o português Cristiano Ronaldo voltou este sábado a «bisar», revelando-se fundamental no triunfo no terreno do Portsmouth (3-1), que permite ao Manchester United reduzir a desvantagem pontual em relação ao líder Chelsea.

Depois da surpreendente derrota da equipa de José Mourinho no terreno do Middlesbrough (3-0), o Manchester United tinha a possibilidade de encurtar para 12 pontos a desvantagem e cedo deu mostras que não estava pelos ajustes.

Van Nistelrooy (18 m) colocou os «red devils» a vencer, cabendo depois a Cristiano Ronaldo os dois restantes tentos, aos 38 e 45 minutos, respectivamente.

Na segunda parte, o Portsmouth, com Pedro Mendes também a cumprir os 90 minutos, ainda tentou reagir, mas o melhor que conseguiu foi apontar o tento de honra, por intermédio de Matthew Taylor (87 m). Mas o jogo não terminaria sem que Cristiano Ronaldo voltasse a destacar-se, atirando a bola à trave, na marcação de livre directo.

Texto : A Bola
Foto : Arquivo e Site Oficial ManUtd

Taça Davis : Portugal em desvantagem ante o Luxemburgo

Portugal, representado por Frederico Gil e Leonardo Tavares, sofreu este sábado a segunda derrota na eliminatória com o Luxembrugo, referente à primeira jornada do Grupo I da Zona Euro-Africana da Taça Davis.

A dupla portuguesa ainda venceu o primeiro «set» (6-4), mas Gilles Muller e Mike Scheidweiler protagonizaram a reviravolta, vencendo as partidas seguintes por 6-3, 7-5 e 6-1, respectivamente.

Desta forma, e depois do empate no final do primeiro dia de competição, o Luxemburgo entra em vantagem para os dois últimos confrontos, ambos agendados para este domingo (Rui Machado defronta Gilles Muller, enquanto Frederico Gil mede forças com Laurent Bram).

Texto : A Bola

Egipto é o novo campeão africano



O Egipto sagrou-se vencedor da 25ª edição da Taça das Nações Africanas (CAN), depois de derrotar na final a Costa do Marfim no desempate por grandes penalidades (4-2). Com uma primeira parte bastante monótona, onde não houve oportunidades claras de golo, o segundo tempo trouxe outra dinâmica com a selecção marfinense a assumir as despesas do encontro e o Egipto a fechar todos os espaços, tentando sair em rápidos contra-ataques. Aos 78 minutos, Drogba falhou escandalosamente, quando rematou por cima da trave, já dentro da pequena-área . O Egipto respondeu, e viu um golo ser bem anulado, a cinco minutos do fim, por fora-de-jogo de Zaki. No prolongamento, os "faraós" tiveram a melhor oportunidade de todo o encontro, mas Ahmed Hassam desperdiçou uma grande penalidade que não existiu. A Costa do Marfim poderia ter chegado à vitória quando Eboue, numa excelente jogada de entendimento com Kalou, rematou por cima.

Na marcação de grandes penalidades o guarda-redes do Egipto, El Hadary, brilhou ao defender dois remates - um deles de Drogba -, e Abo Treka marcou o penálti decisivo, que levou à loucura todo o Egipto.

Texto : A Bola

Foto : Site Oficial do Torneio


sexta-feira, 10 de fevereiro de 2006

Estugarda despede Trapattoni

Giovanni Trapattoni foi ontem despedido do Estugarda, terminando da pior maneira a terceira etapa do treinador italiano no futebol alemão, depois de duas passagens pelo Bayern de Munique. As exibições da equipa treinada pelo antigo técnico do Benfica nunca convenceram os adeptos da equipa onde joga o português Fernando Meira e os maus resultados foram uma constante. O Estugarda não venceu nem marcou qualquer golo nos últimos três jogos, estando actualmente na sétima posição, a 14 pontos dos lugares de acesso à Liga dos Campeões, o objectivo assumido quando Trapattoni foi contratado. Recorde-se que o presidente do clube, Erwin Staudt, já havia lançado um ultimato ao técnico italiano no dia 17 de Outubro do ano passado, altura em que os bons resultados tardavam em aparecer. Staudt chegou a afirmar que Trapattoni teve tempo para formar uma nova equipa, mas a verdade é que a irregularidade tem sido a nota dominante, daí o despedimento.

Hoje mesmo, Trapattoni foi já substituído por Armin Veh, um técnico da casa que tem a vantagem de ser mais novo, uma vez que tem apenas com 45 anos de idade.

Texto : O Jogo

F1: Rio de Janeiro sucede ao Grande Prémio da Bélgica

O presidente da Câmara Municipal do Rio de Janeiro anunciou que está prestes a concluir-se o acordo que levará de novo a Fórmula 1 à “Cidade Maravilhosa”, em substituição do Grande Prémio da Bélgica, agendado para 19 de Setembro e que já não se realizará por desistência dos organizadores. Cesar Maia revelou que o acordo prevê a construção nos atuais terrenos ocupados pelo autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá, de um novo complexo desportivo, com autódromo, velódromo, centro náutico e um pavilhão omnisports, que farão parte das infraestruturas já planeadas para os Jogos Panamericanos’2007. Recorde-se que o antigo Grande Prémio do Brasil foi disputado justamente em Jacarepaguá, entre 1981 e 1990.

Texto : O Jogo

Hasan eleito melhor jogador da CAN

O «capitão» da selecção egípcia, Ahmed Hasan, foi eleito como o melhor jogador da edição deste ano da Taça das Nações Africanas (CAN).

Segundo revelou hoje a Confederação Africana (CAF), Hasan, autor de quatro golos até ao jogo da final, conseguiu superar a concorrência de atletas como Etoo (Camarões) ou Drogba (Costa do Marfim).

No que respeita ao melhor talento emergente o escolhido foi o jovem internacional nigeriano John Mikel Obi, que está a ser disputado pelo Manchester United e Chelsea.

A selecção anfitriã do torneio recebeu ainda mais um prémio com o guarda-redes El-Hadary a ser eleito como o melhor na sua posição.

A final do torneio está a decorrer neste momento e aos 75 minutos o resultado mantém-se numa igualdade a zero bolas.

Euro-2008: Portugal com calendário definido para a fase de qualificação

A Selecção portuguesa já tem definido o calendário da fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2008, cuja fase final será disputada na Suíça e na Áustria.

Após cerca de cinco horas de reunião, em Bruxelas, Luiz Felipe Scolari e Carlos Godinho, seleccionador de Portugal e director desportivo da FPF, respectivamente, chegaram a acordo com os representantes das sete selecções adversárias.

Assim, a campanha inicia-se para Portugal a 6 de Setembro, na Finlândia, curiosamente o mesmo adversário no último jogo, agendado para 21 de Novembro de 2007.

Eis o calendário completo:

Finlândia – Portugal, 6 Setembro 2006
Portugal – Azerbaijão, 7 Outubro 2006
Polónia – Portugal, 11 Outubro 2006
Portugal – Cazaquistão, 15 Novembro 2006
Portugal – Bélgica, 24 Março 2007
Sérvia Montenegro – Portugal, 28 Março 2007
Bélgica – Portugal, 02 Junho 2007
Arménia – Portugal, 22 Agosto 2007
Portugal – Polónia, 8 Setembro 2007
Portugal - Sérvia Montenegro, 12 Setembro 2007
Azerbaijão – Portugal, 13 Outubro 2007
Cazaquistão – Portugal, 17 Outubro 2007
Portugal – Arménia, 17 Novembro 2007
Portugal – Finlândia, 21 Novembro

Texto : A Bola

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2006

CAN2006: Nigéria conquista terceiro lugar



A selecção nigeriana conquistou hoje o terceiro lugar na Taça das Nações Africanas (CAN), após ter derrotado a congénere do Senegal, por 1-0, golo de Lawal (79 m).

Para sexta-feira está marcada a final da CAN, que irá colocar frente a frente a selecção egípcia, anfitriã da prova, e a Costa de Marfim.

Texto : A Bola
Logo : Site Oficial Torneio

Benfica e Sporting seguem em frente na taça

Desta feita não houve surpresa nos jogos realizados para a Taça de Portugal. Benfica e Sporting, embora com dificuldades, cumpriram a sua obrigação e venceram os seus jogos rumo aos quartos de final da prova, ao mesmo tempo que Académica, Boavista, Marítimo, V. Setúbal e Vitória de Guimarães também carimbaram a sua presença na próxima fase da competição.

O Sporting encontrou algumas dificuldades em vencer o modesto mas combativo Paredes, equipa que milita na II Divisão, e que se apresentou muito bem em Alvalade. Embalados por uma excelente exibição do "veterano" Jorge Silva (guarda-redes campeão nacional pelo FC Porto), o Paredes realizou uma boa exibição, tendo oportunidades para ser feliz e vencer o jogo. O Sporting nem sempre mostrou a sua superioridade mas conseguiu vencer através de uma grande penalidade convertida por João Moutinho já em tempo de descontos. Destaque ainda para um grande golo do espanhol Koke, que assim se estreou da melhor maneira com a camisola do Sporting, e também de Romagnoli, que parece tar a ganhar a forma e confiança necessárias para mostrar todo o seu enorme talento.

Já o Benfica teve dificuldades ainda maiores para derrotar o Nacional, 5º classificado da Liga Betandwin.com. Os encarnados entraram bem no jogo, e realizaram uma primeira parte de bom nível, embora muito aquém do que já mostraram esta época. O Penalty falhado por Simão também não ajudou a tranquilizar a equipa, que vinha de dois resultados desfavoráveis. O Nacional soube defender, não se preocupando muito em atacar, fazendo, ao seu estilo, esporádicos contra-ataques que nunca chegaram a assustar realmente a baliza de Quim. Na segunda parte assistimos a um jogo mais parado, muito disputado a meio campo, com os madeirenses a defender com excelência ao mesmo tempo que o Benfica não conseguia abrir espaços no ataque para rematar à baliza de Hilário. Nos minutos finais o Benfica criou algumas oportunidades mas não o suficiente para evitar o desgaste de um prolongamento. Nesse periodo existiu praticamente apenas uma equipa em campo, o Benfica. Principalmente na segunda parte, e já sob a batuta de Karagounis, os campeões nacionais tiveram inumeras oportunidades para evitarem o desempate por penalties, mas Hilário exibiu-se em grande nível e negou o golo várias vezes, principalmente ao jogador grego e a Marcel. Veio então o desempate através da marcação de grandes penalidades, e aí o Benfica teve a felicidade que lhe faltou no decorrer do jogo. Patacas rematou por cima da baliza de Quim e Simão (irreconhecível no jogo de ontem) marcou a grande penalidade decisiva que colocou então o Benfica nos quartos de final da prova. Destaque para as exibições de Léo e Karagounis(o pouco tempo que teve em campo foi suficiente) do lado encarnado, enquanto que no Nacional Hilário realizou mais uma excelente exibição.

O campeão em título, Setúbal, não teve dificuldades em vencer o Lixa, enquanto que o heróico Vila Meã, única equipa da III divisão em prova, caiu aos pés do Marítimo. O Aves, que já havia eliminado o Belenenses e o Braga, também perdeu com a Académica, terminando assim o sonho da equipa da Vila das Aves.

Eis os resultados completos:

Desportivo Aves (LH) - Académica (L), 1-2
Estrela Amadora (L) - Boavista (L), 0-1
Lixa (II) - Vitória Setúbal (L), 0-2
Sporting (L) - Paredes (II), 2-1
Marítimo (L) - Vila Meã (III), 3-0
Vitória Guimarães (L) - UD Oliveirense (II), 2-0
Benfica (L) - Nacional (L), 0-0 (5-3, no desempate por grandes penalidades)

Isento: FC Porto (L)

O sorteio dos quartos-de-final está agendado para a próxima segunda-feira, dia 13.

Texto : Valente

Saragoça humilha Real Madrid na Taça do Rei

Humilhante.

Assim pode adjectivar-se a derrota sofrida esta quarta-feira pelo Real Madrid no terreno do Saragoça (1-6), em partida referente à primeira «mão» das meias-finais da Taça do Rei. Com todas as suas principais «estrelas» (Roberto Carlos, Beckham, Zidane (este como suplente utilizado), Robinho e Ronaldo, entre outros), o descalabro do Real Madrid deveu-se principalmente a inspirada dupla. O argentino Diego Milito e o brasileiro Ewerthon apontaram os golos do Saragoça, com especial destaque para os quatro tentos do argentino. Julio Baptista apontou o tento de honra dos «merengues», aos 38 minutos, quando a equipa já tinha sofrido três golos.

Desta forma, o Saragoça, que na ronda passada eliminou o Barcelona, está praticamente na final, ainda que tenha de visitar o Santiago Bernabeu, no próximo dia 15.

Texto : A Bola
Foto : A Marca

Chelsea segue em frente na taça, Liverpool perde de novo na Liga


O Liverpool confirmou esta noite o mau momento de forma, sofrendo a terceira derrota dos quatro últimos jogos para o campeonato. Desta feita foi o Charlton que impôs novo desaire ao adversário do Benfica nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.

Sem o guarda-redes Reina e o «capitão» Steven Gerrard, os «reds» viram-se em desvantagem aos 42 minutos, através de grande penalidade convertida por Darren Bent. Mas a primeira parte não terminou sem que o Charlton voltasse a marcar, desta feita em jogada corrida concluída por Luke Young.

O Liverpool, que soma 45 pontos, perde, assim, a possibilidade de aproximar-se do segundo classificado, o Manchester United (51). O Charlton é 11.º com 33.

Com Maniche a ser o único português utilizado (entrou ao intervalo), a equipa de José Mourinho derrotou o Everton (Nuno Valente foi substituído ao intervalo) e assegurou a passagem aos oitavos-de-final da Taça de Inglaterra.

O holandês Arjen Robben (22 m) inaugurou o marcador, cabendo a Frank Lampard (36 m) aumentar a vantagem através de grande penalidade, assinalada por alegada falta cometida por Nuno Valente. O argentino Hernan Crespo (39 m) fechou as contas da primeira parte.
Na etapa complementar, o espanhol Mikel Arteta (72 m) reduziu para o Everton, mas logo depois John Terry ficou o resultado final.

Texto : A Bola
Fotos : Site Oficial do Chelsea e Charlton

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2006

José Azevedo na «clássica» Paris-Nice

O português José Azevedo, em representação da equipa norte-americana da Discovery Channel, é um dos participantes na 63.ª dição do Paris-Nice, primeira grande clássica da temporada do ciclismo europeu e mundial com início a 5 de Março.

A prova compreenderá um prólogo e sete etapas num percurso total de 1276 quilómetros, anunciou esta segunda-feira Christian Prudhomme, director do ciclismo d´ASO (Amaury Sport Organisation).

As 21 equipas participantes:
França:
AG2R (Moreau)
Agritubel (Mercado, Dekkers)
Bouygues Telecom (Fédrigo, Pineau, Rous, Voeckler)
Cofidis (Sy. Chavanel, Moncoutié, Parra, Verbrugghe, Wiggins)
Crédit Agricole (Caucchioli, Kirsipuu)
Française des Jeux (Casar, Lovkvist, McGee)

Espanha:
Caisse d´Epargne/Baléares (I. Gutierrez, Portal)
Euskaltel (H. Zubeldia)
Liberty
Saunier Duval (Fritsch, Rinero)

Itália:
Lampre (Napolitano)
Liquigas (Cioni)
Milram (Celestino)

Alemanha:
Gerolsteiner (Rebellin, Wegmann)
T-Mobile (Kirchen, Sinkewitz)

Bélgica:
Davitamon (Mattan, Steels, Van Bon)
Quick Step (Boonen, Baguet, Vasseur)

Dinamarca:
CSC (Julich, Sastre, Voigt, Zabriskie)

Estados Unidos:
Discovery Channel (JOSÉ AZEVEDO, Popovych, Rubiera)

Holanda:
Rabobank (E. Dekker, Posthuma)

Suíça:
Phonak (Landis, Merckx)

Texto : A Bola

João Ferreira dirige Benfica-Nacional

João Ferreira, de Setúbal, foi o árbitro designado pela Federação Portuguesa de Futebol para dirigir o jogo entre Benfica e Nacional, relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. No Sporting-Paredes vai estar Paulo Baptista de Portalegre. O FC Porto, recorde-se, ficou isento desta eliminatória.

V. Guimarães – Oliveirense, Manuel Jorge de Sousa (Porto)
Marítimo-Vila Meã, Duarte Gomes (Lisboa)
Aves – Académica, João Vilas Boas (Braga)
Sporting – Paredes, Paulo Baptista (Portalegre)
E. Amadora – Boavista, António Almeida (Setúbal)
Lixa-V. Setúbal, Hélio Santos (Lisboa)
Benfica-Nacional, João Ferreira (Setúbal).

Texto : A Bola

Biaggi repete testes na Midland


Max Biaggi, ex-piloto de MotoGP, vai voltar a conduzir um Fórmula 1, depois de a Midland, escuderia onde milita o português Tiago Monteiro, ter resolvido conceder nova oportunidade ao italiano. «Li que o Biaggi gostaria de dar umas lições de Fórmula 1 ao Valentino Rossi, por isso vamos atender aos seus desejos», explicou o director geral da Midland, Collin Kolles.

Max Biaggi realizou testes no mês passado pela Midland, em Silverstone, mas enfrentou dificuldades perante as condições atmosféricas: «Infelizmente nesse teste não conseguiu desfrutar ao máximo, por isso a ideia de oferecer nova hipótese, provavelmente na Espanha».

Texto : A Bola
Foto : Midland F1

Chelsea confirma supremacia no futebol inglês

O Chelsea alcançou hoje uma vitória importante frente aos rivais do Liverpool, por 2-0, num desafio onde o técnico José Mourinho voltou a sair vitorioso do confronto com o treinador espanhol Rafa Benitez.

Gallas, com contribuição de Ricardo Carvalho, que foi o único jogador português no «onze» titular do Chelsea, e Crespo marcaram os golos da vitória do campeão inglês sobre o Liverpool, que ficou agora a 21 pontos do líder do campeonato inglês.

Resultados:
Sábado:
Birmingham - Arsenal 0 - 2
Bolton - Wigan 1 - 1
Everton - Manchester City 1 - 0
Middlesbrough - Aston Villa 0 - 4
Newcastle - Portsmouth 2 - 0
West Bromwich - Blackburn 2 - 0
West Ham - Sunderland 2 - 0
Manchester United - Fulham 4 - 2

Domingo:
Tottenham - Charlton 3 - 1
Chelsea – Liverpool 2 - 0

Classificação:
1. Chelsea 66 pontos
2. Manchester United 51
3. Liverpool 45
4. Tottenham 44
5. Arsenal 40
6. Wigan 39
7. Bolton 38
8. West Ham 38
9. Blackburn 37
10. Manchester City 34
11. Everton 33
12. Aston Villa 30
13. Charlton 30
14. Fulham 29
15. Newcastle 29
16. West Bromwich 26
17. Middlesbrough 25
18. Birmingham 20
19. Portsmouth 18
20. Sunderland 9

Texto : A Bola
Logo : Arquivo

Liga de Honra: Beira-Mar consolida liderança

O clube aveirense conseguiu esta tarde ir vencer ao terreno do Sporting da Covilhã, por 1-0, e aumentar a distância para o segundo classificado, o Olhanense, que empatou a zero no campo do Marco.

Após os jogos da 21.ª jornada da Liga de Honra, o Beira-Mar soma 44 pontos, ou seja, tem três de vantagem para o segundo classificado, o Olhanense, e oito para o Leixões, terceiro classificado.

Resultados:

Sábado: Vizela - Desportivo Aves, 2-1

Domingo:
Leixões - Moreirense, 1-0
Barreirense - Portimonense, 3-0
Gondomar - Desportivo Chaves, 1-2
Feirense - Santa Clara, 1-2
Sporting Covilhã - Beira-Mar, 0-1
Marco - Olhanense, 0-0
Estoril-Praia - Varzim, 1-3
Maia - Ovarense, 0-2

CLASSIFICAÇÃO:
1º - Beira Mar, 44 pontos;
2º - Olhanense, 41;
3º - Leixões, 36;
4º - Aves, 35;
5º - Portimonense, 34;
6º - Gondomar, 31;
7º - Varzim, 31;
8º - Covilhã, 29;
9º - Santa Clara, 29;
10º - Vizela, 28;
11º - Chaves, 27;
12º - Estoril, 26;
13º - Moreirense, 22;
14º - Maia, 21;
15º - Feirense, 20;
16º - Marco, 20;
17º - Ovarense, 17;
18º - Barreirense, 17.

Texto : A Bola

Frederica Piedade torna-se a melhor portuguesa da história do WTA

Frederica Piedade assumiu a melhor posição de sempre de uma tenista portuguesa no «ranking» do WTA, que continua a ser liderado pela belga Kim Clisters.

Piedade ocupa esta semana o 151.º posto, um acima da melhor classificação alcançada por Sofia Prazeres, que abandonou a competição em 1998.

No que diz respeito ao «top» ten, Clisjters continua no comando, sendo que a russa Elena Dementieva, vencedor do torneio de Tóquio, subiu do sétimo para o oitavo posto. Martina Hingis, finalista vencida em Tóquio, «saltou» do 117.º para o 48.º lugar.

Classificação WTA:
1.(1) Kim Clijsters, Bel 3.478 pontos
2.(2) Amélie Mauresmo, Fra 3.377
3.(3) Lindsay Davenport, EUA 2.803
4.(4) Maria Sharapova, Rus 2.615
5.(5) Justine Henin-Hardenne, Bel 2.578
6.(6) Mary Pierce, Fra 2.430
7.(7) Nadia Petrova, Rus 2.014
8.(9) Elena Dementieva, Rus 1.908
9.(8) Patty Schnyder, Sui 1.900
10.(10) Venus Williams, EUA 1.630
(...)
151.(154) Frederica Piedade, Por 181,00

Texto : A Bola
Foto : Arquivo

Gronholm vence o Rally da Suécia


O piloto finlandês Marcus Gronholm, em Ford Focus WRC, venceu o rali da Suécia, completas que estão as seis especiais do segundo dia da competição. O campeão do Mundo em título, o francês Sébastien Loeb, terminou em segundo lugar.

CLASSIFICAÇÃO:
1. Marcus Gronholm-Timo Rautiainen (FIN/Ford Focus RS), 3,09,01 horas;
2. Sébastien Loeb-Daniel Elena (FRA-MON/Citroën Xsara), a 30,9 segundos;
3. Daniel Carlsson-Bo Holmstrand (SWE/Mitsubishi Lancer), a 2,56,8 Minutos;
4. Gigi Galli-Giovanni Bernacchini (ITA/Mitsubishi Lancer), a 3,03,8;
5. Thomas Radstrom-Jorgen Skallman (SWE/Subaru Impreza), a 5,53,3;
6. Kosti Katajamaki-Timo Alanne (FIN/Ford Focus), a 7,34,8;
7. Xevi Pons-Carlos Del Barrio (ESP/Citroën Xsara), a 8,35,6;
8. Henning Solberg-Cato Menkerud (NOR/Peugeot 307), 9,01,5;
9. Janne Tuohino-Risto Pietilainen (FIN/Citroën Xsara), 9,06,6;
10. Jimmy Joge-Mattias Andersson (SWE/Peugeot 206), 9,17,2.

Texto : A Bola e O Jogo
Foto : Site WRC

França campeã europeia de andebol


A selecção francesa de andebol sagrou-se hoje campeã europeia após ter derrotado na final a congénere espanhola por 31-23.

A Espanha, ex-campeã da Europa, acabou por não conseguir fazer frente ao talento dos jogadores franceses, que fizeram a festa em Zurique.

Texto : A Bola
Logo : Site Oficial torneio

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2006

Nuno Assis nas malhas do "doping"...

A Sport Lisboa e Benfica Futebol SAD anunciou esta sexta-feira manhã, em primeira mão, numa conferência de imprensa realizada para o efeito, que o jogador Nuno Assis é suspeito de ingestão de quantidade superior a dois do metabolito 19-norandrosterona no controlo anti-doping realizado a 3 de Dezembro último, aquando do encontro Marítimo-Benfica.

A contra-análise, realizada na passada quinta-feira, confirmou os resultados, se bem que ligeiramente inferiores ao da primeira.

A substância em questão, a 19-norandrosterona (um metabolito), é considerada não-proibida, quando o seu nível é mantido dentro de um determinado limite fixado por lei. A análise realizada a Nuno Assis revelou que o jogador superou um pouco tal nível.

«Todo o apoio»

Numa conferência de imprensa onde marcaram presença o Director-Geral da SAD, José Veiga, o responsável para a área jurídica, Andrade e Sousa, o médico João Paulo Almeida e o próprio Nuno Assis, que se manifestou de «consciência tranquila», tendo reclamado «inocência», ficou bem clara a posição do Benfica.

Assim, José Veiga sublinhou que está «absolutamente convencido da inocência de Nuno Assis». «Vamos dar todo o apoio na defesa do jogador, porque sabemos que o clube nada deu ao atleta e o Nuno Assis nada tomou», esclareceu.

Quanto a Assis disse ter recebido a notícia «como uma bomba», mas garantiu que nada fez de irregular. «Pensamos sempre que estas coisas só sucedem aos outros. Quando me foi comunicado senti que tinha caído uma bomba. Estou de consciência tranquila, pois não tomei nada, nem nunca o faria», assegurou o médio.

Jogador e clube lado-a-lado

Para João Paulo Almeida, «cabe agora ao Benfica mostrar às autoridades competentes que a referida substância pode ser produzida naturalmente pelo organismo sendo várias as causas pelas quais o metabolito pode estar aumentado». «Só esta época, os jogadores do Benfica submeteram-se a mais de 50 controlos. Esperamos conseguir demonstrar a inocência de Nuno Assis e encontrar uma explicação para o sucedido», sublinhou o médico.

João Paulo Almeida lembrou que «o jogador é apenas suspeito» e afiançou não ter dúvidas de que este é um «caso limpo, pois o Benfica conseguirá provar que Nuno Assis nada tomou e explicar o que se passou, sustentado pelas evidências científicas, que serão capazes de contrariar os resultados destes controlos». «Os jogadores às vezes são 'queimados' por insuficiências científicas, mas não temo que Nuno Assis corra esse risco», considerou. Saliente-se que o jogador contará com o apoio de Jorge Barbosa, que o clube considera «um dos melhores especialistas mundiais nestas matérias».

Texto : Site Oficial do Benfica

Cristiano Ronaldo suspenso por gesto na Luz

O Comité de Disciplina da UEFA aplicou, esta sexta-feira, um jogo de suspensão ao português Cristiano Ronaldo, devido a conduta incorrecta, na sequência do insultuoso gesto protagonizado em pleno Estádio da Luz, no encontro entre Benfica e Manchester United.

O «número 7» do Manchester United pode ainda recorrer da sentença, caso contrário terá ainda de pagar quatro mil libras de multa (perto de seis mil euros).

Dado que o Manchester United acabou por ficar de fora das competições europeias, nesse mesmo jogo frente ao Benfica, o castigo apenas será cumprido na próxima época.

Texto e Foto : A Bola

Tiago Monteiro com «boas expectativas»


A Midland, equipa que substitui a Jordan na nova época de Fórmula 1, apresentou esta sexta-feira o novo Toyota M16. «As expectativas são boas, apesar do carro ser completamente novo», explicou o português Tiago Monteiro, sobre o bólide com o qual disputará a sua segunda temporada no «circo».

«Tenho, agora, maior experiência e conheço melhor toda a equipa. Estamos ainda muito curiosos quanto ao comportamento do novo carro, mas esperamos resultados positivos», disse ainda o portuense, que este ano terá o holandês Christijan Albers como companheiro de equipa.

Texto : A Bola
Foto : Midland F1

Favoritas passam às meias-finais do Torneio de Tóquio

A tenista russa Maria Sharapova garantiu hoje a passagem à meia-final do Torneio de Tóquio, prova pontuável para o circuito WTA e dotada em 1,11 milhões de euros.

Sharapova, favorita da prova, não teve dificuldade em superar a australiana Samantha Stosur ao vencer os dois «sets» por 6-1, 6-4.

Resultados dos quartos-de-final:

Maria Sharapova (RUS/N.1)-Samantha Stosur (AUS) 6-1, 6-4
Martina Hingis (SUI)-Maria Kirilenko (RUS) 6-2, 6-1
Elena Dementieva (RUS/N.2)- Nicole Vaidisova (RCH/N.5) 3-6, 6-1, 6-2
Anastasia Myskina (RUS/N.4)- Elena Likhovtseva (RUS/N.7) 4-6, 6-2, 6-3

Assim sendo foi definido que nas meias-finais se defrontam:
Maria Sharapova - Martina Hingis
Elena Dementieva - Anastasia Myskina

Texto : O Jogo

Senegal nas meias-finais da CAN


O Senegal garantiu, esta tarde, a qualificação para as meias-finais da Taça das Nações Africanas, após derrotar a Guiné-Conacri por 3-2.

A Guiné adiantou-se no marcador aos 24 minutos mas não logrou preservar a vantagem, permitindo ao Senegal dar a volta ao resultado, com golos de Bouba Dioup (60m) e Niang (83m).
O conjunto senegalês ampliaria mesmo a vantagem já nos descontos, aos 93m, havendo ainda tempo para mais um golo da Guiné, insuficiente, contudo, para evitar a derrota.

O Senegal defronta nas meias-finais, agendadas para a próxima terça-feira, o vencedor do confronto de hoje entre Egipto e Congo.

Texto : A Bola

Boonen conquista Volta ao Qatar



O belga Tom Boonen (Quick Step), actual campeão do mundo, voltou a vencer a etapa desta sexta-feira da Volta ao Qatar, assegurando o título da prova que terminou em Doha.

Depois das vitórias nas três primeiras etapas, Boonen foi ontem suplantado pelo austríaco Bernhard Eisel, mas hoje voltou a não conceder veleidades aos adversários, nomeadamente ao alemão Eric Zabel e ao italiano Fabrizio Guidi

Texto : A Bola
Foto : Site Oficial Tour Qatar

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2006

Bernhard Eisel surpreeende Boonen no Qatar


E ao quarto dia eis que a vitória na etapa da Volta ao Qatar não pertenceu ao belga Tom Boonen, que ainda assim manteve a liderança da classificação geral.

Depois de três vitórias nas três primeiras etapas para o belga, o austríaco Bernhard Eisel conseguiu quebrar o «reinado» de Boonen e vencer ao «sprint» a tirada desta quinta-feira.

Para amanhã, sexta-feira, está agendada a quinta e última etapa da prova, com 151 quilómetros a ligar Al Thakira a Doha.

Texto : A Bola
Foto : Site Oficial Tour Qatar

Luis Filipe Vieira em Entrevista à SIC


Jogadores não passaram de bestiais a bestas

Luís Filipe Vieira esteve ontem no Jornal da Noite da SIC abordando a actualidade benfiquista. O presidente deu a cara pelo plantel dirigido por Koeman e disse que os jogadores não podem «passar de bestiais a bestas» por causa do mau jogo com o Sporting. Desvalorizou a polémica troca de palavras envolvendo José Veiga e os dirigentes do FC Porto e deixou um recado, quando se aproxima o grande jogo com o rival que lidera o Campeonato: «Não vamos entrar no estilo que pensamos que vai aparecer.»Uma entrevista tranquila, em que Filipe Vieira mais uma vez se mostrou ambicioso.

«Somos sérios candidatos a ganhar tudo.»

— A derrota com o Sporting foi um tropeção ou um mau sinal?
— Nos últimos oito jogos, em 24 pontos possíveis conquistámos 21, é assim que vejo as coisas. Foi mais um jogo, em que o resultado era imprevisível. O nosso objectivo mantém-se: queremos e vamos revalidar o título.

— Mas a derrota terá afectado o plantel?
— Não, acho que não. As pessoas podem pensar isso mas quem conhece o grupo sabe que, para nós, o Sporting já é passado. O objectivo é ganhar ao U. Leiria.

— Acha que o Benfica perdeu bem?
— Acho que perdeu bem. O Sporting foi um justo vencedor.

— Corrobora o puxão de orelhas de Koeman aos jogadores?
— Penso que não houve nenhum puxão de orelhas. Como acontece em todas as profissões, há dias em que saímos de casa e as coisas não nos correm bem, mas quem conhece aqueles jogadores não pode, agora, pensar que passaram de bestiais a bestas. A resposta será dada já no próximo jogo.

Simão sem responsabilidade

— Mas foi publicado um texto no site oficial de Simão, que depois foi retirado, que denotou desconforto...
— Quem conhece Simão sabe que é um grande profissional, é o nosso capitão e nada teve a ver com aquilo. Determinada pessoa já assumiu a responsabilidade do texto [n.d.r. João Diogo, sogro do jogador]. Simão não tem perfil para uma coisa dessas, por muito chateado que estivesse.

— Falou com ele?—
Não, não falei. Temos um grupo e José Veiga está à frente dele. O que se passa fica dentro do clube.

— Simão fica no Benfica nos próximos anos?
— Está tudo bem com Simão e ele está muito feliz no Benfica, pelo que tenho falado com ele. Estará de certeza até final da época e tem contrato até 2010.

— Mas houve tentativas de o negociar agora?
— Não. Traçámos objectivos e foi para os atingir que nos reforçámos agora. Simão é uma peça estratégica, uma pedra basilar, como todos os outros. Na altura própria, se houver alguma coisa, as pessoas vão saber o que se passa. Por agora não há nada.

O primeiro a aparecer quando a equipa perde

— Foi ao Brasil para trazer Moretto. O que se passou?
— Isso são águas passadas e Moretto é jogador do Benfica, tem cinco anos de contrato. Mas se não tivesse aquela atitude, Moretto não teria assinado. Posso dizer que fizeram um outro contrato a Moretto, dentro das instalações de um determinado clube, com o advogado desse clube. E posso dizer que se não tivéssemos estado atentos Marcel também não seria, hoje, jogador do Benfica.

— Porque diz que Moretto não viria? Era apenas uma questão de dinheiro?
— Se estivesse perto de mim, no Brasil, saberia do que estou a falar. Foi feito de tudo para não embarcar com o jogador para Portugal.

— José Veiga troca palavras com o FC Porto, aprova isso?
— Posso compreender o desespero de algumas pessoas. Para quem não estava habituado a ver o Benfica ganhar, a ter uma estrutura forte e um clube unido em redor da equipa... É lógico que tentem desestabilizar. Há pessoas que entenderam responder na mesma moeda... eu posso dizer que não vou responder nunca a esse senhor, independentemente de respeitar muito a instituição que é o FC Porto, os seus profissionais e adeptos. Enquanto houver essa classe dirigente não poderá existir relação com o FC Porto.

— Mas pede calma a José Veiga?
— É lógico que falo diariamente com José Veiga, mas o que se passa fica dentro do clube. Nunca vou ao balneário, mas quando a equipa perde sou o primeiro a entrar. Não vou responder a ataques quando se aproxima um jogo tão importante com um determinado clube... o que posso dizer é que não vamos entrar num estilo que pensamos que vai existir em breve.

Candidatos a ganhar tudo

— Koeman é mais prudente na análise das possibilidades na Liga dos Campeões...
— Koeman é o treinador e eu sou o presidente. Há objectivos e também sonhos, que tentaremos concretizar. Não vou esconder que queremos estar na final da Liga dos Campeões. Queremos ganhar nas três frentes e para isso temos o plantel mais equilibrado dos últimos 12 ou 13 anos. Somos sérios candidatos a ganhar tudo.

— Será uma derrota pessoal se não ganhar o Campeonato?
— Esta Direcção tem dois anos e meio de trabalho e para ela não existem derrotas pessoais. Da forma como encontrou o clube... agora voltou a ser referência desportiva, ganhou títulos, manteve o seu eclectismo, profissionalizámos as nossas áreas de negócios, triplicámos as receitas...Para ter uma ideia: até Janeiro fizemos 4 milhões de euros de quotização e o ano passado, na mesma altura, apenas 1 milhão.

— Mas abandonou a cifra dos 300 mil sócios?
— Vamos ter 300 mil. Garanto. O kit é um sucesso e estamos agora a internacionalizá-lo.

— Manuel Vilarinho disse que se não se recandidatar que ele o fará...
— As palavras são dele. O meu mandato termina dia 31 de Outubro e até lá tenho de dar seguimento ao projecto. Depois se verá quem serão os candidatos.

Texto : A Bola
Foto : SIC Online

Chelsea e Liverpool empatam, Manchester e Arsenal perdem

O Chelsea não foi além de um empate na deslocação ao terreno do Aston Villa (1-1), em jogo para a 24.ª jornada do campeonato inglês. Os campeões ingleses, com Ricardo Carvalho a titular e Maniche a entrar na segunda parte, chegaram a estar em vantagem no marcador, golo de Robben. Mas, na etapa complementar, o Aston Villa chegou ao golo do empate através de Luke More.

Manchester United e o Arsenal saíram derrotados esta noite dos jogos frente ao Blackburn Rovers e West Ham, respectivamente, em jogos para a 24.ª jornada do campeonato inglês. Os «red devils», com Cristiano Ronaldo no «onze» inicial, continuam a realizar uma temporada para esquecer e hoje foram derrotados no campo do Blackburn Rovers (4-3). Bentley (3) e Neil (g.p.) apontaram os golos para a equipa de casa, enquanto Saha e Nilstelrooy (2) marcaram os golos do Manchester United.

O Arsenal também voltou a desiludir os seus milhares de adeptos ao perder em casa frente ao West Ham, por 3-2. Coker, Zamora e Etherington facturaram para os visitantes, com Henry e Pires a reduzirem a desvantagem.

O Liverpool, adversário do Benfica na Liga dos Campeões, também teve uma noite sem inspiração, após terem empatado em casa com Birmingham. Os campeões europeus jogaram contra um adversário que esteve reduzido a 10 unidade durante mais de 60 minutos e apenas conseguiram marcar através de Gerrard. Só que perto do fim o internacional espanhol Xabi Alonso teve a infelicidade de apontar um autogolo e estabelecer o resultado final.

Por último de referir que o avançado Karadas, que pertence ao Benfica, marcou o golo que valeu o empate entre o Portsmouth e o Bolton.

Resultados:

Terça-feira:
Sunderland – Middlesbrough, 0-3
Wigan – Everton, 1-1
Charlton - West Bromwich, 0-0
Fulham – Tottenham, 1-0

Quarta-feira:
Aston Villa – Chelsea, 1-1
Manchester City – Newcastle, 3-0
Portsmouth – Bolton, 1-1
Arsenal - West Ham, 2-3
Blackburn - Manchester United, 4-3
Liverpool – Birmingham, 1-1

Classificação:
1. Chelsea 63 pontos
2. Manchester United 48
3. Liverpool 45
4. Tottenham 41
5. Wigan 38
6. Arsenal 37
7. Bolton 37
8. Blackburn 37
9. West Ham 35
10. Manchester City 34
11. Charlton 30
12. Everton 30
13. Fulham 29
14. Aston Villa 27
15. Newcastle 26
16. Middlesbrough 25
17. West Bromwich 23
18. Birmingham 20
19. Portsmouth 18
20. Sunderland 9

Texto : A Bola
Fotos : Site Oficial da Premier League

Dia de Taça em Espanha e Itália

Os campeões italianos venceram o jogo da segunda-mão frente à AS Roma, por 1-0, golo de Mutu, mas o resultado foi escasso para superar a desvantagem do primeiro jogo. O clube romano apenas conseguiu seguir em frente porque ganhou em Turim por 3-2 e esse resultado veio a ser decisivo na passagem da AS Roma para a próxima ronda da taça italiana.

Em Espanha, os campeões espanhóis derrotaram o Saragoça, por 2-1, mas este triunfo não foi suficiente para anular o desaire da primeira-mão, onde perderam por 4-2. Barcelona praticamente hipotecou a eliminatória aos 38 minutos quando Ronaldinho foi expulso, após ter alegadamente agredido um jogador do Saragoça. O clube catalão «tremeu», mas reagiu e Deco esteve em destaque ao iniciar a jogada do golo do empate, apontado pelo argentino Messi.

Na segunda parte o Saragoça conseguiu empatar através do soberbo golo de Óscar e deitou por terra a esperança catalã. Em cima dos 90 minutos o avançado Larsson colocou o Barcelona na frente do marcador, mas foi tarde para evitar a eliminação da competição.

No outro jogo, o Deportivo acabou por seguir em frente ao empatar com Valência (1-1), numa partida novamente marcada pela polémica, após uma grande penalidade a favor da equipa de Corunha que levantou algumas dúvidas. Recorde-se que este jogo tinha sido interrompido após o árbitro assistente ter sido atingido por um objecto, tendo o jogo hoje sido continuado, mas à porta fechada.

Texto : A Bola
Foto : Site Oficial de Barcelona

Benfica diz adeus à Taça UEFA


O Benfica perdeu ontem com os espanhóis do Boomeramg Interviú, por 2-4, e foi afastado da Taça UEFA de futsal, em partida da terceira e última jornada do Grupo A.

Sabendo-se que só os primeiro e segundo lugares do grupo davam acesso às meias-finais da prova, a tarefa do Benfica não se apresentava fácil, tanto mais que o Kairat Almaty (Cazaquistão) venceu os belgas do Cristal Morlanwelz (5-1) e colocou os «encarnados» em situação muito difícil. Por outro lado, o Boomerang ainda não tinha perdido qualquer ponto e liderava o grupo, sendo considerado um dos melhores conjuntos a nível mundial.

Ainda assim, o campeão nacional esteve a vencer por 2-0, chegou a alimentar a esperança de atingir o segundo lugar, mas sucumbiu perante o Boomerang, que garantiu o primeiro posto no grupo e consequente passagem às meias-finais, juntamente com o Kairat Almaty (2.º).
As meias-finais estão agendadas para 8 e 26 de Março. O Boomerang defronta os ucranianos do Shakhtar Donetsk, enquanto o Kairat joga com os russos do Dínamo de Moscovo.

Texto : A Bola
Foto : Site Oficial Benfica

This page is powered by Blogger. Isn't yours?