<BLOG DO VALENTE: abril 2006

sábado, 29 de abril de 2006

Resultado de Sondagens

Os benfiquistas parecem confiantes quanto ao segundo lugar. Pelo menos é isso que transparece da sondagem realizada pelo Blog Do Valente. Num universo de 35 votantes os resultados foram :

Benfica - 79%
Sporting - 18%
Braga - 3% (à altura os bracarenses ainda podiam lá chegar)

Já quanto ao vencedor da champions, a equipa que eliminou o Benfica parece ser o favorito. Na sondagem realizada antes das meias-finais ainda havia algumas esperanças no Milan de Rui Costa:

Milan - 29%
Barcelona - 46%
Arsenal - 25%
Villarreal - 0%

No que diz respeito ao Estoril Open, o grande favorito é sem dúvida o argentino David Nalbandian. A sondagem aqui promovida mostra esse claro favoritismo, e os resultados foram os seguintes :

Nalbandian - 31%
Baghdatis - 19%
Davidenko - 6%
Safin - 19%
Gaudio - 6%
Ferrer - 6%
Massu - 13%

Sorteio do Estoril Open

Realizou-se esta manhã o sorteio do quadro principal de singulares da 17ª edição do Estoril Open, a decorrer no Estádio do Jamor entre 1 e 7 de Maio. João Lagos, organizador do evento, foi acompanhado por Marcelo Rebelo de Sousa na cerimónia, que contou ainda com a presença da tenista espanhola Conchita Martinez Granados e o prodígio português Gastão Elias que, no stand da João Lagos Village, ajudaram a definir o quadro das partidas.

No sector masculino, destaque para o russo Marat Safin, que vai iniciar a sua presença no Estoril frente a um adversário vindo do qualifying. A mesma sorte teve o português Frederico Gil, que também defrontará um adversário vindo das rondas iniciais de qualificação. O que numa primeira abordagem pode parecer tarefa fácil é muitas vezes contrária, como foi realçado durante o sorteio, uma vez que os atletas dos qualifyers têm a vantagem de já conhecer os courts, o terreno e outras das variáveis a ter em conta na competição.

No que diz respeito aos cabeças-de-série David Nalbandian (1.º) e Nikolay Davydenko (2.ª9, irão defrontar, respectivamente, Nicolas Mahut e Vince Spadea.

Piedade enfrenta francesa Loit

No sector feminino, sorte pior para para as portuguesas. Magali de Lattre, a começar a sua participação no evento, vai defrontar a 3.ª cabeça-de-série, a espanhola Lourdes Dominguez Lino, 43ª do ranking mundial.

Já Frederica Piedade, também presente mercê de um wilcard da organização, vai começar a sua prestação frente à francesa Emilie Loit, 50.ª do ranking e 7.ª favorita

Quadro masculino

David Nalbandian (Argentina/1) -Nicolas Mahut (França)
Qualifying – You-Tzoo Wang (Taipé)
Qualifying-Frederico Gil (Portugal)
Qualifying- Dmitry Tursunov (Rússia/5)
Gael Monfils (França/9)-Razvan Sabau (Roménia)
Juan Antonio Marin (Costa Rica)-Albert Portas (Espanha)
Lucas Dlouhi (Rep. Checa)-Justin Gimelstob (Estados Unidos)
Raemon Sluiter (Holanda)-Nicolas Massu (Chile/7)
Carlos Moya (Espanha/6)-Flavio Saretta (Brasil)
Gilles Simon (França)-Thomas Zib (Rep. Checa)
Guillermo Garcia-López (Espanha)-Qualifying
Carlos Berlocq (Argentina)-Tommy Robredo (Espanha/3)
Cristophe Rochus (Bélgica/8) -Gilles Muller (Luxemburgo)
Nicolas Lapentti (Equador)- Nicolas Almagro (Espanha)
Marat Safin (Rússia)-Qualifying
Vince Spadea (Estados Unidos)-Nikolay Davydenko (Rússia/2)

Quadro feminino

Flavia Pennetta (Itália/1)-Elena Vesnina (Rússia)
Qualifying- Maret Ani (Estónia)
Bethanie Mattek (Estados Unidos)-Eleni Daniilidou (Grécia)
Mariana Diaz-Oliva (Argentina)-Vera Dushevina (Rússia/5)
Roberta Vinci (Itália/4)-Antonella Serra Zanetti (Itália)
Zuzana Ondraskova (Rep. Checa)-Maria Elena Camerin (Itália)
Laura Pous Tio (Espanha)-Maria Vento-Kabchi (Venezuela)
Virginie Razzano (França)-Jie Zheng (China/6)
Emilie Loit (França/7)-Frederica Piedade (Portugal)
Eva Birnerova (Rep. Checa)-Qualifying
Stephanie Foretz (França)-Kaja Kanepi (Estónia)
Magali De Lattre (Portugal)-Lourdes Dominguez (Espanha/3)
Na Li (China/8)-Qualifying
Qualifying-Arantxa Parra Santonja (Espanha)
Maria Sanchez Lorenzo (Espanha)-Paola Suarez (Argentina)
Zi Yan (China)-Gisela Dulko (Argentina/2)

Soares Franco vence eleições!

Filipe Soares Franco venceu as eleições para a presidência do Sporting. O presidente demissionário conseguiu uma larga vantagem, aquela que pretendia para dirigir o Sporting com tranquilidade.

A Lista A, liderada por Soares Franco obteve 74,2 por cento dos votos elegíveis para o Conselho Directivo, contra 25,3 da Lista B (Abrantes Mendes) e 0,5 da Lista C (Guilherme Lemos).

Os números são muito semelhantes também para o Mesa da Assembleia Geral (74,7; 24,3; 1) e Conselho Fiscal e Disciplinar (74,3; 25,1; 0,6). No que se refere ao Conselho Leonino (órgão ao qual apenas as listas A e B concorreram), os resultados foram: 74,5 para a Lista A (37 mandatos) e 25,5 para a Lista B (13 mandatos).

Votaram ontem em Alvalade cerca de 8.100 sócios, numero recorde para os últimos anos, só superado pelo enorme acto eleitoral de 1988, quando 17.093 sócios elegeram Jorge Gonçalves.

World Snooker Championship

Já se jogam as meias-finais do Campeonato do Mundo de Snooker, no Crucible Teather de Sheffield.

No primeiro jogo, Peter Ebdon vence Marco Fu por uns claros 15-9, faltando-lhes vencer dois jogos para se apurar para a final do torneio. Ebdon apostou muito forte neste torneio e treinou-se afincadamente com o número um do mundo Ronnie O'Sullivan.







No outro jogo, é precisamente Sullivan quem está a desiludir, no seu confronto com Graeme Dott. Nas duas primeiras sessões houve um grande dominio com oito jogos para cada lado, mas na última sessão, jogada já hoje, Graeme Dott venceu os oitos jogos em disputa, liderando por 16-8 a um jogo de passar à final. Vida complicada para Ronnie.

O torneio termina no dia 1 de Maio, com a final a ter lugar nos dias 30 de Abril e 1 de Maio, precisamente.

Moya de volta ao Estoril Open

A 17ª edição do Estoril Open não vai contar com o indiscutível melhor tenista da actualidade na terra batida, o espanhol Rafael Nadal, mas vai voltar a receber o seu grande mentor: Carlos Moyà. Os maus desempenhos do também maiorquino nos dois dois últimos torneios em pó de tijolo (Monte Carlo e Barcelona) levaram-no a aceitar o último wildcard.

A quatro meses de completar 30 anos, Moyà acaba por ser no Jamor o intérprete com o melhor palmarés. Para além de ter sido número um mundial, em 1999, sagrou-se campeão de Roland Garros, em 1998, e entre os seus outros 18 títulos inclui-se o Estoril Open. Este teve um sabor muito especial, em 2000, pois aconteceu precisamente depois de recuperar de uma grave lesão nas costas que quase o obrigou a abandonar a competição. Daí que na conferência de Imprensa que se seguiu a esse triunfo se tenha emocionado quando os jornalistas - portugueses e não só - lhe tributaram uma "histórica" salva de palmas.

Após a renúncia do cipriota Marcos Baghdatis, a João Lagos Sports recebeu ontem da ATP outras indesejadas desistências que têm apenas o condão de não transformar o Estoril Open numa enfermaria. As principais são, ambas por lesões dorsais: David Ferrer (Esp/12º mundial) e Andy Murray (GB/43º)

Os oito cabeças-de-série passam então a ser: Nalbandian (Arg/3º mundial), Davydenko (Rus/6º), Robredo (Esp/15º), Monfils (Fra/31º), Tursunov (Rus/33º), Moyà (Esp/35º), Massú (Chl/37º) e C. Rochus (Bel/42º).

No quadro feminino, também se verifica a retirada, por lesão, da checa e detentora do título, Lucie Safarova (26ª mundial), e da russa Vera Zvonareva (44ª).

quinta-feira, 27 de abril de 2006

Adeus antecipado para Sá Pinto.



Sá Pinto fez no passado fim de semana o seu último jogo oficial pelo Sporting, e da sua carreira. O jogador leonino, que vai abadonar a carreira no final desta temporada, foi suspenso por duas partidas pela comissão de arbritagem, devido à sua expulsão no jogo frente à Naval por palavras dirigidas ao ássistente.

Assim, é o adeus antecipado aos relvados de mais um símbolo do clube leonino. Depois de no ano passado Pedro Barbosa ter abandonado o clube de Alvalade, desta feita é o ídolo dos adeptos a dizer adeus.

Arsenal e Barcelona em Paris

Arsenal e Barcelona são os finalistas da edição deste ano da Liga dos Campeões, que será jogada em Paris.

Os ingleses eliminaram a equipa do Villarreal, com o empate sem golos a ser suficiente depois da vitória em Londres por uma bola a zero. Destaque ainda para o bom jogo que o "submarino amarelo" fez, estando por diversas vezes perto do golo. A melhor oportunidade surgiu quando aos 89 minutos o árbitro assinala uma grande penalidade por falta de Clichy sobre Jose Mari. Riquelme foi o escolhido para marcar o penalty que dava o empate na eliminatória e a ida para o prolongamento. Mas o argentino marcou muito mal permitindo uma boa defesa ao guardião alemão Lehmann. Assim o Arsenal assegura a sua primeira presença na final da Champions.

O Barcelona também empatou sem golos no Nou Camp perante o Milan. Os italianos fizeram uma agradável exibição criando algumas ocasiões de golo, acontecendo o mesmo com o Barcelona, condimentos essenciais para um bom espectáculo de futebol. Aqui também a história poderia ter sido diferente, já que o árbitro alemão Markus Merk anulou um golo a Shevchenko que pareceu limpo, assinalando uma pretensa falsa do avançado ucraniano sobre Puyol, lance que na televisão pareceu não acontecer.

Assim, ingleses e espanhóis encontram-se na final tão desejada de Paris, o Barcelona à procura da sua segunda vitória na prova, os ingleses a estrearem-se numa final desta prova.

domingo, 23 de abril de 2006

Benfica e Sporting empatam!

Benfica empata na Choupana

O Benfica não foi além de um empate a uma bola na Choupana, diante do Nacional da Madeira. Os encarnados estiveram toda a segunda parte em vantagem mas deixaram fugir a vitória já bem perto do final.

O Benfica entrou melhor no jogo, com Simão, logo aos dois minutos a ter uma boa ocasião de golo que permitiu boa defesa ao guardião Hilário. A primeira parte foi um pouco fraca, sem grandes ocasiões de golo. Além dessa de Simão, a melhor ocasião pertenceu ao Nacional, a meio da primeira parte, com um remate de Miguelito a permitir excelente defesa de Moretto com os pés. Ainda na primeira parte, destaque para a lesão de Simão, que se lesionou, ao que pareceu, no pé esquerdo, dando o lugar a Lauren Robert.

Na segunda parte o jogo mudou. o Benfica entrou muito bem e cedo marcou. Uma boa jogada concluida com um grande remate de Miccoli. Mais um excelente golo do pequeno italiano. Depois do golo o Benfica continuou a atacar com o Nacional a exibir-se em boa forma. Até que aos 88 minutos num canto, Ricardo Fernandes cabeceou da melhor forma para o fundo da baliza. Balde de água fria para o Benfica, que assim perde mais dois pontos na luta pela entrada directa na Champions.

Até final mais duas grandes ocasiões, uma para o Nacional com um excelente remate de Spadaccio, que bateu em André Pinto e assim foi para fora, e outra para o Benfica, numa excelente jogada de Léo que cruzou para Manduca cabeçear muito fraco.

O Benfica fica assim com 64 pontos, jogando pra semana com o Setúbal na Luz. O Nacional recebe na próxima jornada o Boavista, naquele que pode ser o jogo decisivo para definir o 5º lugar e o acesso à Taça UEFA.

Sporting não aproveita

A primeira parte do Sporting foi muito fraca, com a Naval a não precisar de fazer um grande jogo para parar os leões. A grande oportunidade de golo da primeira parte pertenceu, no entanto, ao Sporting, com Carlos Martins a aparecer completamente isolado perante o guardião da Naval...Mas a rematar ao lado. A Naval nunca abdicou do ataque, e teve dois remates que levaram algum perigo à baliza de Ricardo, o primeiro bem defendido por este e o segundo a passar ao lado da baliza. Não admirava o facto de ao intervalo Paulo Bento dar instruções a Deivid e Nani para os lançar na segunda metade do jogo.

A segunda metade foi um pouco igual à primeira. O Sporting tentou várias vezes o golo, teve boas ocasiões mas nunca lá conseguiu chegar. A Naval deu uma boa réplica de si mesmo, criou algumas ocasiões de relativo perigo e tentou sempre deixar a sua marca. Exemplo disso é o momento em que Paulo Bento troca Abel por Douala para tentar o tudo por tudo, e Rogério Gonçalves responde e tira um médio defensivo, Pedro Santos, para colocar um avançado, Bruno Fogaça. Saúda-se a audácia nem sempre vista nestas equipas em casa dos "grandes". Até final o Sporting continuou a tentar o golo e a Naval em contra-ataque lá tentava a sua surpresa. Destaque negativo para Sá Pinto, expulso por palavras dirigidas ao árbitro assistente. Triste para quem daqui a duas jornadas acaba a carreira, veremos se não foi o seu último jogo...

O Sporting queixou-se muito da arbritagem do jovem Paulo Resende e fica por marcar um penalty a favor dos leões, por falta sobre Abel. Na expulsão a decisão coube ao assistente que alegou palvras menos próprias do capitão leonino.

Assim, o Sporting mantém-se com dois pontos de vantagem sobre o rival Benfica, e a luta pelo segundo lugar continua ao rubro. Na póxima jornada os leões vão a Vila do Conde defrontar o Rio Ave.

Modalidades

Vanessa Fernandes vitoriosa no Estoril

Vanessa Fernandes venceu, este domingo, a Triatlo Internacional Casino Estoril, etapa portuguesa da Taça da Europa da modalidade. A atleta do Benfica cumpriu o conjunto das três provas (natação, ciclismo e atletismo) em 2.06,38 horas, superando a inglesa Helen Tucker por 17 segundos, enquanto a francesa Jessica Haeyes fechou o pódio, com 41 segundos de atraso.
De realçar ainda a excelente prova de Anaíz Moniz, do Belenenses, actual campeã mundial júnior, que alcançou honroso sexto posto.


Filipe Lima em terceiro no Open da Ásia

O português Filipe Lima terminou na terceira posição o Open da Ásia em golfe, que decorreu na China, a apenas uma pancada do vencedor, o espanhol Gonzalo Fernandez-Castano. O português totalizou 282 pancadas, igualando a sua melhor classificação no circuito europeu, em 2005, no Open de Portugal





Felix Limo vence Maratona de Londres

O queniano Felix Limo venceu, este domingo, a Maratona de Londres, superiorizando-se nos últimos metros ao seu compatriota Martin Lel, vencedor da prova no ano passado. Limo cumpriu a distância em 2.06,39 horas, com dois segundos de vantagem sobre Lel, enquanto o sul-africano Hendrick Ramaala terminou na terceira posição.

De salientar a desilusão protagonizada pelo marroquino Jaouad Gharib, duplo campeão do mundo, que não foi além do nono posto, assim como para o etíope Haile Gebreselassie, que foi nono.

Na competição feminina a vitória pertenceu à norte-americana Deena Kastor, com larga vantagem sobre a russa Lyudmila Petrova e a queniana Susan Chepkemei, segunda e terceira, respectivamente.

Nadal vence em Monte Carlo


Nadal venceu esta tarde o número um mundial Roger Federer e assim revalidou o título do Masters Series de Monte Carlo, já que o espanhol já no ano passado tinha vencido a competição.

Desde 1985 que na final deste torneio não se defrontavam os 1º e 2º favoritos. O 2º, Nadal, levou a melhor, num jogo emocionante, de 4 sets, que terminaram nuns claros 6-2, 6-7 (2\7), 6-3 e 7-6(7\5).

Nadal começa assim da melhor forma a sua época de terra batida, o seu piso favorito. Federer parece se sentir cada vez melhor neste tipo de piso, ele que nunca foi especialista em terra batida. Aguarda-se assim, cada vez mais, o inicio de Roland Garros.

Sporting vence Taça de Futsal


O Sporting venceu esta tarde a Taça de Portugal de Futsal, ao golear na final o Benfica por uns claros 9-5.

Num grande jogo de Futsal entre as duas melhores equipas a actuar no nosso campeonato, o Sporting entrou melhor, marcando o 1º golo do jogo. Logo o Benfica respondeu, virando o jogo para 2-1, para depois o Sporting ir novamente para a frente do marcador com 3-2 ao intervalo.

Na 2ª parte, o Sporting entrou muito forte, e em poucos minutos chegou a uns claros 7-2 e parecia cada vez mais perto o título para os leões. Mas o Benfica nunca se rendeu, e conseguiu reduzir o resultado até aos 7-5, altura em que a expulsão infantil de Pica-Pau deitou tudo a perder. Com um jogador a mais o Sporting facilmente aumentou a vantagem para 8-5, marcando ainda mais um golo antes do final do encontro.

Assim, a equipa do Sporting está, assim, perto de conquistar a dobradinha esta época, já que segue com larga vantagem na liderança do campeonato e tem-se apresentado em melhor forma que o rival. O Benfica terá de rever a época, que iniciou com elevadas espectativas, mas que cedo terminou. Perdeu logo a Supertaça para o Boavista, na UEFA League, onde apostou forte, também saiu antes da Final Four, no campeonato as exibições dizem que está longe de revalidar o título e perde agora a Taça.

A rever certamente.

Schumacher vence em Imola


Schumacher regressou às vitórias no campeonato do mundo de F1, e não poderia ter escolhido melhor altura para este regresso às vitórias.

No circuito Enzo e Dino Ferrari em Imola, casa da equipa Italiana, Schumacher foi mais forte que a concorrência, nomeadamente Fernando Alonso. Num duelo empolgante entre ambos, o alemão levou a melhor.

Ao longo de cerca de 30 voltas, Schumacher e Alonso envolveram-se num duelo emocionante, com o espanhol a aproximar-se muito rapidamente de Schumacher após a primeira paragem nas boxes. O alemão conseguiu aguentar bem a pressão do campeão do Mundo, e após a segunda paragem nas boxes continuou o duelo. Alonso entrou para não perder mais tempo atrás de Schumacher, mas este respondeu bem e entrou logo na volta seguinte para sair praticamente com a mesma vantagem que tinha quando o espanhol entrou. Só a 4 voltas do final, um pequeno deslize de Alonso entregou definitivamente a vitória a Schumacher. O espanhol saiu largo numa curva e perdeu cerca de 2 segundos para o líder, vantagem que se manteve até final.

O português Tiago Monteiro, ao volante de um Midland F1, fez a sua habitual corrida, terminou em 16º, último, depois de algumas desistências, entre elas a do seu companheiro de equipa, Albers, que logo no ínicio da corrida foi abalrroado por Ide, da Super Aguri, num acidente algo aparoatoso para o piloto holandês.

Montoya completou o pódio, seguido de Massa e Raikonnen.

Resultados da Corrida :

1. Schumacher (Ferrari),
2. Alonso (Renault), + 2,00''
3. Montoya (Maclaren), + 15,8''
4. Massa (Ferrari), + 17,0''
5. Raikkonen (Maclaren), +17,8''
6. Webber (Williams), + 37,7''
7. Button (Honda), + 39,6''
8. Fisichella (Renault), + 40,2''
9. R. Schumacher (Toyota), + 45.5''
10. Barrichello (Honda), + 77,8''
11. Rosberg (Williams), + 79,6''
12. Villeneuve (Sauber), + 82,3''
13. Heidfeld (Sauber), + 1 volta
14. Liuzzi (Toro Rosso), + 1 volta
15. Speed (Toro Rosso), + 1 volta
16. Monteiro (Midland), + 2 voltas.

Classificação Geral :

Pilotos:
1. Alonso, 36p.
2. Schumacher, 21p.
3. Raikkonen, 18p.
4. Fisichella, 15p.
= Montoya, 15p.
6. Button, 13p.
(...)

Constructores:
1. Renault, 51p.
2. Maclaren, 33p.
3. Ferrari, 30p.
4. Honda, 15p.
(...)

World Snooker Championship

Já estão encontrados os primeiros apurados para os quartos de final do Campeonato do Mundo de Snooker, jogado no Crucible Teather de Sheffield.

Shaun Murphy, depois de vencer Steve Davis por 13-7 vai defrontar o vencedor do encontro entre David Gray e Peter Ebdon. Já Marco Fu derrotou um dos favoritos, o escoçês Stephen Maguire por 13-4 e vai defrontar o vencedor do encontro entre Matt Stevens e Ken Doherty, que neste momento estão empatados a 4 jogos.

Neil Robertson também surpreendeu ao vencer Stephen Lee por 13-9, ficando à espera de Graeme Dott ou Nigel Bond para os quartos de final. Dott está em vantagem perante Bond por 5-3. Por último Mark Williams venceu Mark Selby por 13-8 e vai encontrar na próxima fase Ronnie O'Sullivan ou Ryan Day.

Neste domingo devem-se concluir alguns jogos dos oitavos de final, fase que deverá ser concluida no dia de amnahã, segunda feira.

Beira-Mar na I Liga!!!

O Beira-Mar conseguiu este domingo garantir a promoção para a Liga betandwin.com do próximo ano.

Com uma vitória por 1-0 sobre o Olhanense, a equipa de Aveiro conseguiu garantir a promoção, objectivo defenido no inicio da época e que já à muito era anunciada, tal o dominio exercido na competição.

Assim, resta um lugar de promoção na segunda liga, actualmente ocupado pelo Desportivo das Aves.

Liverpool bate Chelsea


O Chelsea foi eliminado da Taça de Inglaterra pelo Liverpool, por 2-1, furstrando desta forma mais uma tentativa de José Mourinho de vencer este troféu, único que lhe falta das competições internas.

Num jogo que teve lugar em Old Trafford (campo neutro como mandam as regras), o Liverpool fez uma boa exibição, conseguindo contrariar a equipa "blue". Um golo de Gerard de livre ainda na primeira parte, e outro de Luis Garcia (e que golo do Espanhol) deram a vitória aos "reds". O Chelsea ainda reduziu por Drogba, e teve algumas ocasiões de chegar ao empate, nomeadamente por Joe Cole que falhou um remate dentro da pequena área já bem perto do final do jogo.

O Liverpool vai assim jogar a final, em Cardiff, com o vencedor da partida entre o Middlesbrough e o West Ham, que terá lugar este domingo.

Porto é campeão!!!


O Porto é o novo campeão da Liga Portuguesa. Como se previa os azuis e brancos ultrapassaram com relativa facilidade o Penafiel, último classificado, ao vencer por 1-0 e assim garantir o já anunciado 21º título de campeão, 16º com Pinto da Costa como dirigente.

O jogo acabou por ser um pouco abaixo da qualidade que se esperava, muito por culpa, certamente, dos nervos que os jogadores, compreensiveis naquele que era o jogo do título. O Porto entrou bem no jogo, criando algumas oportunidade de golo. No ínicio da segunda parte um golo de Adriano a castigar uma (alegada) falta sobre Ibson no interior da área foi suficiente para entregar definitivamente o título ao Porto.

Caricato foi a situação que se viveu aos 89 minutos de jogo, quando os adeptos da claque portista invadiram o terreno de jogo sem que este terminasse. Isto levou a uma interrupção de 15 minutos no jogo, bem resolvida por todas as partes, já que se o jogo tivesse parado por 30 minutos, teria de se repetir os minutos finais.

Resolvido o acontecimento insólito, o Porto foi justo vencedor e celebra assim mais um título de campeão português quando ainda faltam duas jornadas para o final da Liga. Resta agora acompanhar as várias lutas que ainda estão vivas, a disupta do 2º lugar por Benfica e Sporting, a luta pela descida que ainda envolve várias equipas, e a disputa do último lugar acessível à UEFA, por parte de Nacional e Boavista.

sábado, 22 de abril de 2006

Ferrari mais rápida


Michael Schumacher, ao volante de um Ferrari, conseguiu ontem o tempo mais rápido na última sessão de treinos livres do Grande Prémio de Imola, 4º da época 2006 e primeiro a ser disputado em território europeu.

Schumacher conseguiu assim, ser mais rápido que os dois Renault, com Alonso a ficar com o segundo tempo a 0,281'' do alemão, à frente do seu companheiro de equipa, Fisichella, que ficou a 0,590'' do melhor tempo.

O português Tiago Monteiro ficou na 18ª posição, dois lugares atrás do seu companheiro de equipa, Christijan Albers, que ficou na 16ª.

Para este sábado está marcada a sessão de qualificação, a partir das 13.00. No domingo à mesma hora terá lugar a corrida.

Federer e Nadal nas meias de Monte Carlo

Jogaram-se ontem os quartos de final do Masters Series de Monte Carlo, e dos principais favoritos apenas Ivan Ljubicic, 4º cabeça de série, foi eliminado, perdendo em dois sets perante o chileno Fernando Gonzalez, 12º favorito.

Nadal e Federer seguiram facilmente para as meias-finais, perspectivando-se desde já uma final entre o suiço número um do Mundo e o espanhol detentor do troféu em Monte Carlo.

As meias finais estão marcadas para hoje, sábado, a partir das 12.30.

Quartos-de-final, Resultados:

Gaston Gaudio (Argentina/7)-Tommy Robredo (Espanha/15), 6-1 e 6-3
Rafael Nadal (Espanha/2) - Guillermo Coria (Argentina/6), 6-2 e 6-1
Roger Federer (Suíça/1)-David Ferrer (Espanha/8), 6-1 e 6-3
Fernando Gonzalez (Chile/12) - Ivan Ljubicic (Croácia/4), 7-5 e 6-1

Meias-finais:

Rafael Nadal (Espanha/2)-Gaston Gaudio (Argentina/7)
Roger Federer (Suíça/1)-Fernando Gonzalez (Chile/12)

Convocados divulgados dia 15 de Maio

A Federação Portuguesa de Futebol confirmou, esta quinta-feira, que os convocados para o Mundial da Alemanha vão ser divulgados no dia 15 de Maio. Quando forem 20h, Luiz Filipe Scolari vai anunciar, na sede do organismo, os vinte e três jogadores que vão representar Portugal na competição.

Feita a escolha, os jogadores concentram-se no dia 17 de Maio, para nos dois dias seguintes cumprirem exames médicos. Depois segue-se o estágio em Évora, onde a equipa das quinas vai realizar um jogo particular com a selecção de Cabo Verde, no dia 27.

No dia 2 de Junho a comitiva parte para o Luxemburgo e defronta a selecção daquele país no dia seguinte, na cidade francesa de Metz. Por fim, a 4 de Junho, a selecção portuguesa instala-se na Alemanha.

Vitória volta a marcar passo..


O Vitória de Guimarães voltou a marcar passo na sua luta pela permanência no escalão principal do futebol português.

O Vitória não foi além de um empate ontem, sexta feira, à noite em casa, perante o Boavista. Os do Bessa chegaram à vantagem ainda na primeira parte com um golo de Paulo Jorge, mas o Vitória minhoto conseguiu chegar ao empate na etapa complementar com um golo do esquerdino Paíto.

Assim, o Vitória fica com 34 pontos, os mesmos que o Rio Ave e com menos um que a Naval. Com 37 pontos estão Paços de Ferreira, Académica e Belenenses. O Boavista tem agora 49 pontos, mais dois que o Nacional da Madeira que no domingo recebe o Benfica.

Tiago e Albers às avessas

Ambiente entre os dois pilotos da Midland, uma equipa também em crise de liderança, está longe de ser de confiança e ontem isso foi bem visível nos treinos livres, com Albers a "trocar" as voltas a Tiago Monteiro no trabalho da escolha de pneus para a qualificação de ontem.



Um pouco à semelhança do que está a suceder na Mclaren Mercedes, entre Raikkonen e Montoya, também na Midland a relação, em termos de trabalho, entre os dois pilotos já conheceu melhores dias e ontem à tarde, no segundo treino livre, isso foi visível quando Christijan Albers e o seu engenheiro de pista decidiram, ao contrário do previsto, manter o mesmo tipo de pneus utilizados de manhã, em vez de testar o outro composto, como aconteceu com Tiago Monteiro. Deste modo, o holandês melhorou o seu tempo da manhã e embora Monteiro também fosse mais rápido, ficou a uma diferença de 0,761 segundos do seu colega, além de mais trabalho para o treino livre matinal de hoje, no qual procurará melhorar o comportamento do carro para a qualificação.

“Tanto eu como o meu engenheiro estamos bastante aborrecidos, porque o Albers e o seu engenheiro optaram, em vez de utilizar o mesmo tipo de pneus com que eu andei de manhã, por continuar com os outros e foi isso que nos deixou distantes na tabela de tempos. É muita falta de ‘fair play’…”, desabafava Tiago Monteiro, aborrecido por não ter rodado o número de voltas desejado com os pneus que se adequam mais não só às características da pista de Imola, mas também ao calor (20/22 graus) que ontem se fez sentir e promete continuar. E este “cena” acaba, de algum modo, por reflectir alguma desorganização e, até, falta de liderança e de estratégia no seio da equipa Midland.

De manhã, no primeiro treino livre, e como a Bridgestone disponibilizou dois diferentes tipos de pneus – para temperaturas mais altas e mais baixas –, Tiago e Albers saíram para a pista com compostos distintos e de tarde fariam o inverso, mas ao fim de alguns voltas o primeiro sentiu logo falta de aderência e… de confiança, porque o carro ora escorregava de frente ora de traseira. E Albers ganhava-lhe cerca de segundo e meio, pelo que o português ficou na expectativa de na parte final do treino da tarde experimentar os pneus indicados para temperaturas menos elevadas. “Que diferença! Melhorei logo mais de dois segundos, mas faltou-me tempo para alterar as afinações do carro, adequando-o a estes pneus. É o que vou fazer no treino livre de amanhã”.

Noticia de : O Jogo

quinta-feira, 20 de abril de 2006

Taça Uefa : Resultados das meias-finais


Jogou-se esta quinta-feira a primeira mão das meias-finais da Taça Uefa. Schalke e Sevilha, confronto em jeito de final atencipada, empataram sem golos, desfraudando um pouco as espectativas em torno deste jogo.

Já o Steua, do português Carlos, ganhou vantagem sobre os ingleses do Middlesbrough, vencendo o jogo em Bucareste por 1-0, golo de Dica aos 30 minutos.

A segunda mão desta eliminatória está marcada para a próxima semana.

Masters Series Monte-Carlo: Resultados

Jogaram-se hoje os oitavos de final do Masters Series de Monte Carlo. A grande surpresa do dia foi a derrota de David Nabaldian(3º favorito), eliminado do torneio pelo espanhol Tommy Robredo, 15º favorito do torneio.

Os dois favoritos, Nadal e Federer venceram facilmente os seus jogos, com o espanhol a derrotar o belga Kristof Vliegen por um duplo 6-3, enquanto que o suiço lider do ranking mundial levou a melhor sobre o jogador "caseiro", o monegasco Benjamin Balleret por 6-3 e 6-2.

Assim, já estão revelados dois jogos dos quartos de final, com Federer a defrontar o espanhol Ferrer e Gaudio irá medir forças com o também espanhol Tommy Robredo.

Resultados dos Oitavos-de-final:

Rafael Nadal(2) - Kristof Vliegen, 6-3 e 6-3
David Ferrer (8) - Juan Carlos Ferrero (11), 6-1, 6-7 (5/7) e 6-3
Roger Federer (1) - Benjamin Balleret, 6-3 e 6-2
Tommy Robredo (15) - David Nalbandian (3), 5-7, 6-1 e 7-5
Ivan Ljubicic (4) - Gilles Simon, 6-3 e 6-2
Gaston Gaudio (7) - Alessio Di Mauro, 6-2 e 6-4
Guilermo Coria (6) - Nicolas Kiefer (9), 6-7 (7/5), 6-4 e 6-3
Gonzalez (12) - Soderling, 6-3, 3-1(abandono)

Para amanhã estão marcados os seguintes jogos dos quartos de final:

Federer(1) - Ferrer(8)
Gaston Gaudio(7) - Tommy Robredo(15)
Ivan Ljubicic(4) - Gonzalez(12)
Guillermo Coria(6) - Rafael Nadal(2)

Torneio de Toulon: FC Porto é o clube que dá mais jogadores aos sub-20

O FC Porto com quatro futebolistas é o clube que mais futebolistas fornece à selecção nacional de sub-20, que vai participar no Torneio de Toulon (França). A preparação inicia-se com um estágio em Rio Maior, a realizar nas próximas segunda e terça-feira.

Rui Caçador escolheu 25 jogadores para o início da “Operação Toulon”.

CONVOCADOS

Fafe: Henrique;
Ovarense: André Serrão;
Boavista: Hugo Monteiro;
Casa Pia: Yannick Djaló;
Olivais e Moscavide: Miguel Veloso;
Estrela da Amadora: Paulo Machado;
Marítimo: Christopher e Paulinho;
Maia: Nuno André;
Penafiel: Pedro Araújo;
FC Porto: André Leão, João Dias, Vieirinha e Vítor Alves;
Chaves: André Veras;
Tourizense: Gonçalo;
Gil Vicente: Paulo Ricardo e Vilela;
Gondomar: Tiago Valente;
Espinho: Mário Felgueiras;
Vila Real: Ivo Bastos;
Benfica: João Coimbra e Tiago Gomes;
Santana: José Pedro;
Vitória de Guimarães: Targino

Ancelotti no Real Madrid

O actual técnico do AC Milan, Carlo Ancelotti, deverá ser apresentado na próxima quinta-feira como novo treinador do Real Madrid, segundo anunciou hoje a rádio espanhola Cadena Ser.

Mesmo tendo em conta que o técnico italiano renovou recentemente o contrato com o AC Milan, a imprensa espanhola assegura que Ancelotti já tem acordo com o Real Madrid e será o seu próximo treinador.

Os responsáveis do colosso espanhol estão apenas à espera do desfecho da Liga dos Campeões, onde o AC Milan corre risco de ser eliminado, após derrota na primeira-mão frente ao Barcelona (1-0), para anunciarem o técnico italiano. Caso não sejam afastados o anúncio será adiado.

Marselha na final da Taça de França

O Marselha, sem o médio português Delfim, foi a primeira equipa a garantir um lugar na final da Taça de França, depois de derrotar esta tarde o Rennes, de Laszlo Boloni, por 3-0. A vitória foi construída durante a primeira parte, com golos de Ribery, logo no primeiro minuto, de Taiwo, aos 19, e de Niang, a fechar a etapa inaugural.

O Marselha aguarda agora pelo desfecho do jogo desta noite entre Nantes e Paris Saint-Germain, que não poderá contar com o contributo de Pauleta, por lesão.

Snooker Word Championship

Começou no Crucible Teather de Sheffield o Campeonato do Mundo de Snooker, torneio mais apetecido do ano para os praticantes desta modalidade.

Nos primeiros jogos, a grande surpresa vai para a eliminação do veterano Stephen Hendry, que perdeu 10-9 com o inglês Nigel Bond. Noutros jogos, Peter Ebdon venceu Michael Holt por 10-8, e o sempre favorito e número um do Mundo Ronnie O'Sullivan venceu por 10-4 Dave Harold.

Surpreendente foi também a derrota de John Higgins, que perdeu com Mark Selby por 10-4.

O campeonato continua até dia 1 de Maio, com tranmissões directas na Eurosport ao longo do dia.

Taça Uefa : Meias Finais


Jogam-se hoje as primeiras mãos dos dois jogos das meias finais da Taça Uefa, que este ano conta com equipas de menor gabarito e praticamente estreantes numa fase tão avançada de uma prova europeia. Apenas o Schalke tem experiência nesta prova, já que a venceu em 1997.

Continua, ainda assim, um português em campo, Carlos, antigo guarda redes do Boavista que em Dezembro saiu para o Steua Bucareste, aposta acertada, como comprova esta presença nas meias finais da segunda prova da UEFA. O Steua vai defrontar, em casa, o Middlesbrough, que no ano passado foi eliminado desta prova pelo Sporting.

Na outra meia final, Sevilha e Schalke defrontam-se, naquele que promete ser o confronto mais equilibrado desta fase. Hoje jogam em Genselkirchen, para na próxima semana se defrontarem no Sanchez Pijuan.

ATP Masters Series de Monte Carlo


Perante a belíssima paisagem monegasca, foi concluída ontem a segunda ronda do ATP Masters de Monte Carlo, com os principais favoritos a seguirem todos rumo aos oitavos de final da prova.

Nabaldian, que irá marcar presença no Estoril Open, derrotou o italiano Seppi por duplo 7-5, Federer teve um autêntico passeio perante o espanhol Martin, ao vencer por 6-0 e 6-1 e Rafael Nadal venceu o encontro com o francês Lisnard por 6-4 e 6-1.

Resultados da 2ª ronda:

Guillermo Coria (Argentina/6)-Paul-Henri Mathieu (França), 1-6, 7-6 (8/6) e 6-4
Nicolas Kiefer (Alemanha/9)-Michael Llodra (França), 7-6 (7/4) e 6-4
Alessio Di Mauro (Itália)-Radek Stepanek (Rep. Checa/10), 6-2, 2-6 e 7-6 (7/4)
Benjamin Balleret (Mónaco)-Sébastien Grosjean (França/13) 4-6, 7-5 e 3-2 abandono
Roger Federer (Suíça/1)-Alberto Martin (Espanha), 6-0 e 6-1
Ivan Ljubicic (Croácia/4)-Florent Serra (França), 4-6, 6-3 e 7-5
Tommy Robredo (Espanha/15)-Olivier Rochus (Bélgica), 7-5 e 6-4
David Nalbandian (Argentina/3)-Andreas Seppi (Itália), 7-5 e 7-5
Juan Carlos Ferrero (Espanha/11)-Juan Ignacio Chela (Argentina), 6-1 e 6-2
David Ferrer (Espanha/8)-Dominik Hrbaty (Eslováquia), 6-4, 3-6 e 6-4
Gilles Simon (França)-Tomas Berdych (Rep. Checa/16), 7-6 (7/2), 6-7 (5/7) e 6-4
Rafael Nadal (Espanha/2)-Jean-René Lisnard (França), 6-4 e 6-1
Gaston Gaudio (Argentina/7)-Jose Acasuso (Argentina), 6-3, 3-6 e 6-4
Robin Soderling (Suécia)Potito Starace (Itália), 6-4 e 6-4
Kristof Vliegen (Bélgica)-Jan Hernych (Rep. Checa), 7-5 e 6-1
Fernando Gonzalez (Chile/12)-Feliciano Lopez (Espanha), 6-7 (4/7), 6-2 e 7-5

Jogos para os oitavos de final :

Federer(1)-Balleret;
Ferrero (11) - Ferrer(8);
Ljubicic(4) - Simon;
Gonzalez(12) - Soderling;
Coria(6) - Kiefer(9);
Vliegen - Nadal(2)
Gaudio(7) - Di Mauro;
Robredo(15) - Nabaldian(3).

Barcelona e Arsenal ganham vantagem

Depois de terminada a primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões, o Barcelona e o Arsenal estão em boa posição para se defrontarem em Paris na final da competição.

Depois de o Barcelona ter vencido na terça-feira os italianos do Milan em San Siro por 1-0, golo de Giuly após passe brilhante de Roanldinho, ontem foi a vez de o Arsenal levar a melhor sobre a outra equipa espanhola em prova, o Villarreal, pelo mesmo resultado.



Os ingleses ganharam vantagem ainda na primeira parte com um golo do central Touré, após bela combinação entre Henry e Hleb com este último a cruzar para o golo dos "gunners".A segunda mão será jogada na próxima semana, nos dias 25 e 26 de Abril.


Kuyt eleito melhor jogador do campeonato holandês

O avançado do Feyenoord, Dirk Kuyt, foi eleito como o melhor jogador do campeonato holandês de 2005-2006.

Dirk Kuyt, autor de 22 golos no campeonato holandês, conseguiu bater a concorrência do médio Philip Cocu, do PSV, e da revelação holandesa Tim de Cler, que joga como defesa esquerdo no AZ Aklmaar.

Adriano e Gerrard na mira do Real Madrid


O responsável pelo futebol do Real Madrid, Benito Floro, admitiu hoje que os «merengues» estão interessados na contratação de Adriano (Inter de Milão) e Steven Gerrard (Liverpool), este último para colmatar a saída de Zidane.

Depois de mais uma época em branco (a terceira), os responsáveis do Real Madrid apontam já baterias para a próxima época. Dada como certa a saída de Zidane, Benito Floro admitiu hoje na Cadena Ser que tem nomes em agenda para reforçar o clube «merengue».

Um deles é Steven Gerrard, que em Maio passado ajudou o Liverpool a conquistar a Liga dos Campeões. Mas o director desportivo do Real Madrid foi mais longe e adiantou também o nome do goleador Adriano como prioritário para a próxima época.

Real Madrid, em tempo de renovação, joga alto no mercado de transferências... Quem pode... pode!

Renault descarta contratação de Schumacher

A Renault, através do seu director-desportivo, Flavio Briatore, descartou esta quarta-feira a possibilidade de avançar para a contratação do alemão Michael Schumacher. O representante do heptacampeão mundial, Willi Weber, afirmou recentemente que Briatore mostrou interesse em Schumacher para 2007, a fim de colmatar a saída do espanhol Fernando Alonso no final da presente época.

«Esqueçam essa possibilidade. É como se alguém me perguntasse se queria sair com uma nonagenária», comentou, ironicamente, Briatore, em entrevista à Autosprint.

Telma Monteiro líder do ranking!!

A judoca portuguesa Telma Monteiro, vencedora do recente torneio de Moscovo, ascendeu ao primeiro lugar do ranking internacional da sua categoria (-52 kg), na lista hoje divulgada pela União Europeia de Judo (EJU).

Ao ganhar a Super Taça do Mundo de Moscovo, Telma somou 90 pontos, a mais alta classificação jamais obtida por uma judoca portuguesa, passando a ter 180 pontos no ranking da EJU, que lhe permitiu subir do 12º para o primeiro lugar.

Na lista hoje tornada pública a portuguesa aparece com os mesmos pontos que a japonesa Yuki Yokosawa, mas ganha-lhe pelo critério de desempate do melhor resultado.

Devido aos bons resultados em Lisboa, João Neto também entrou no top ten mundial, subindo para a 6ª posição.

Valverde vence Fléche-Wallonne; Azevedo em 47º.



Alejandro Valverde, ciclista espanhol da Caisse D'Epargne-Illes Balears, venceu ontem a clássica de Fléche-Wallonne, primeira vitória em clássicas da sua carreira.

O ciclista espanhol terminou à frente do seu compatriota Samuel Sanchez da Euskatel-Euskadi e de Karsten Kroon, holandês da CSC.

Quanto aos portugueses, José Azevedo terminou em 47º a 1 minuto e 55 segundos do vencedor, enquanto que Hugo Sabido terminou na 60ª posição, a 2'10'' de Valverde.

terça-feira, 18 de abril de 2006

Italiano junta-se a Monteiro na Midland

O italiano Fabrizio del Monte, de 25 anos, é o novo piloto de testes e de reserva da Midland, escuderia representada pelo português Tiago Monteiro.

Del Monte, que em 2004 foi piloto de testes da Minardi, efectuou, com sucesso, os ensaios da Midland no circuito de Jerez de la Frontera, em Dezembro último, convencendo os responsáveis a apostar na sua contratação.


O holandês Christijan Albers e Tiago Monteiro são os pilotos principais da Midland.

Liga dos Campeões: AC Milan recebe Barcelona

Está marcado para hoje, às 19h45, a aguardada primeira-mão das meias-finais da Liga dos Campeões entre os italianos do AC Milan e os espanhóis do Barcelona, naquele que é considerado como a final antecipada da competição.

No conjunto italiano, onde marca presença Rui Costa, a principal ausência é o avançado Fillipo Inzaghi, enquanto os campeões espanhóis apresentam várias «baixas» importantes como são os casos de Deco, castigado, e os lesionados Messi e Larsson.

Com arbitragem de Alain Sars (França) as equipas prováveis são as seguintes:

AC Milan – Dida; Cafu, Nesta, Kaladze e Serginho; Pirlo; Gattuso, Kaká e Seedorf; Shevchenko e Gilardino.

Barcelona – Valdés; Oleguer, Puyol, Marquéz e Van Bronckhorst; Van Bommel, Edmilson e Iniesta; Giuly, Etoo e Ronaldinho.

Real Madrid quer Boa Morte

Luís Boa Morte está na lista do Real Madrid para a próxima temporada.

Segundo o jornal A Bola, os espanhós já fizeram saber do interesse no atleta português e a todo o momento, talvez ainda esta semana, devem formular uma proposta ao Fulham, que detém o passe do jogador até 2010.

Os valores que envolvem a transferência nunca deverão ser inferiores a oito milhões de euros, já que este foi o valor pedido pelo Fulham ao Newcastle quando, em Dezembro último, estes mostraram interesse na contratação do internacional português.

Paços de Ferreira vence em Braga

Paços de Ferreira vence pela primeira vez em Braga (3-2) e conquista três pontos importantes na luta pela manutenção. Bracarenses sofreram um golo claramente irregular, naquela que terá sido a jogada mais caricata da Liga portuguesa desta época. Ao cuidado dos senhores da comissão de arbitragem.

Os bracarenses tudo fizeram para dar a volta ao marcador, com João Tomás a enviar uma bola à barra já nos minutos de compensação. Assim o Braga perdeu praticamente todas as hipóteses de se qualificar para a Liga dos Campeões, estando a 9 pontos do Benfica, terceiro classificado.

segunda-feira, 17 de abril de 2006

Falta um ponto ao Chelsea...

Ainda não foi hoje que o Chelsea de José Mourinho celebrou o seu bi-campeonato inglês. Além da vitória o Chelsea precisava que o Manchester United não vencesse em Tottenham, mas os "Red Devils" venceram o jogo.

Assim, o Manchester venceu em White Hart Lane por 2-1, golos de Jenas para os Spurs e um bis de Rooney para o United. Já o campeão inglês venceu o Everton, em casa, por uns claros 3-0, golos de Lampard (ainda na primeira parte) e Drogba e Essien (na segunda parte, depois da expulsão de Carsley, jogador do Everton). No Manchester, Ronaldo foi titular e saiu ja perto do final do jogo para a entrada de Brown, enquanto que em Stamford Bridge Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Nuno Valente (o jogador do Everton está lesionado) não marcaram presença no relvado.

O Chelsea está assim a um ponto de revalidar o título de campeão inglês, jogando na próxima semana as meias finais da Taça de Inglaterra com o Liverpool, para então jogar dia 29 com o Manchester United no jogo que poderá decidir o título.

Resultados das primeiras sondagens

Finalizaram as primeiras sondagens promovidas pelo Blog do Valente, sondagens essas que pediam a opinião dos cibernautas sobre quem seria o vencedor da Taça de Portugal e do Campeonato.

Na primeira os resultados foram :

Porto - 24%

Setúbal - 64%

Guimarães - 2%

Sporting - 10%

Assim, o favorito dos visitantes do Blog é o Setúbal, com 64 % dos 42 votos registados. Guimarães e Sporting surgem na votação por esta ter tido início antes de se jogarem os quartos de Final.

Quanto ao campeão nacional os resultados foram :

Porto - 44%

Benfica - 30%

Sporting - 26%

No ínicio da sondagem ainda havia alguma esperança, quer de benfiquistas, quer de sportinguistas, mas o Porto, quase campeão, reuniu quase a maioria dos votos, com 44 %.

O Blog do Valente vai a partir de hoje promover novas sondagens para os cibernautas.

Resumo da última semana desportiva

Depois de umas curtas mas relaxantes férias o Blog do Valente está de volta. Importa aqui fazer uma síntese do que mais de relevante se passou nesta última semana.

No ínicio da semana dois assuntos escaldantes, Soares Franco assumiu finalmente a sua (mais que esperada) recandidatura à presidência do Sporting, depois de ter dito categoricamente que não seria candidato. Depois de uma sequência de eventos, Soares Franco diz que não poderia ficar alheio ao apoio que tem dos sportinguistas e assim recandidata-se ao cargo, com Ribeiro Teles e Bettencourt na sua lista, tendo Abrantes Mendes como único opositor até à data.

Lá fora, Sérgio Conceição foi suspenso pela atitude irreflectida que teve perante um árbitro belga, tendo mesmo assim, alguma sorte, já que foi suspenso apenas até Agosto, quando era pedida uma suspensão de 3 anos, máximo aplicado a estas situações. O jogador português mostrou-se arrependido da sua atitude nada digna de um capitão de equipa.

Na nossa vizinha Espanha, o Espanhol de Barcelona sagrou-se a meio da semana, vencedor da Taça do Rei, ao bater o Saragoça na final por uns concluentes 4-1. Assim a equipa catalã, que ainda está na luta por um lugar na Primeira Liga da próxima época, garantiu um lugar na edição da Taça UEFA da próxima época.

Como estamos a chegar perto da altura mais especulativa do futebol português e mundial, falemos de algumas possíveis tranferências envolvendo clubes portugueses que se falaram esta semana. Diego, o incompreendido do Dragão, parece estar a caminho do Deportivo da Corunha, com o Porto a pedir 8 milhões de Euros pelo jovem brasileiro, já considerado como uma das grandes promessas daquele país. E também Simão parece estar de saída do Benfica, tendo o "Correio da Manhã" noticiado que já haveria acordo com o Chelsea para a tranferência do internacional português que, como se sabe, está muito bem visto em Ingaterra, fruto das exibições em Manchester e Liverpool pelo Benfica. E o certo é que Mourinho veio dizer que pretende contratar três jogadores para a próxima época, um defesa, um médio e um avançado. Ora, com Ballack (médio) quase certo, bem que o avançado poderá ser Simão Sabrosa...

No fim de semana, cumpriu-se a 31ª jornada da Liga Betandwin.com. O Porto venceu em casa o Leiria por 1-0, numa semana negra para o treinador portista, que em poucos dias perdeu o pai e a mãe, mas mesmo assim esteve sentado no banco e contou com o imenso apoio quer dos adeptos, quer dos jogadores neste momento muito dificil. Para Co Adriaanse e sua família, o Blog do Valente envia as mais sinceras condolências. O Sporting tropeçou na Reboleira, naquele que foi um dos piores jogos da equipa leonina neste campeonato. Assim o Sporting entregou o campeonato ao Porto, que pode festejar o título já na próxima semana, bastando vencer o Penafiel, último classificado da Liga. Quem aproveitou foi o Benfica, que venceu no Bessa por 2-0, golos de Tiago (na própria baliza) e Mantorras. O (ainda) campeão nacional conseguiu assim encurtar a distância para o Sporting na luta pelo 2º lugar, que dá o acesso directo à Liga dos Campeões.

No futebol internacional deste fim de semana, destaque para o Lyon de Tiago, pentacampeão francês, que celebrou o título no hotel, devido ao resultado do segundo classificado, Bordéus. Também o Olympiakos, da Grécia, festejou mais um título nacional este fim de semana, com o AEK de Fernando Santos a aguentar-se na segunda posição da tabela. Em Espanha, o Real Madrid desceu ao terceiro lugar, depois de empatar no terreno do Getafe a uma bola, enquanto que o Barça venceu em casa o Villarreal, num jogo onde ambas as equipas estavam mais preocupadas com o jogo das meias finais da Champions. Assim os Blaugrana estão prestes a revalidar o título de campeão espanhol. Em Inglaterra, o Chelsea aumentou também a vantagem para o Manchester, depois de este último ter empatado com o Sunderland. A equipa de José Mourinho venceu o Bolton por 2-0 e está a quatro pontos do título, podendo já celebrar esta segunda feira, caso o Manchester não vença em Tottenham e o Chelsea vença o seu jogo em casa contra o Everton. Em Itália, o Milan de Rui Costa aproximou-se da Juventus, depois de vencer o rival Inter por 1-0. Figo foi titular e teve na cabeça a melhor oportunidade de golo da sua equipa. Rui Costa entrou na segunda parte, e o golo do Milan foi aopntado pelo georgiano Kaladze. O Milan está agora a 5 pontos da Juve, com 4 jogos por disputar. A Juve somou o seu quarto empate consecutivo, mostrado que está a atravessar um mau momento...

Destaque ainda para a medalha de ouro conquistada por João Neto nos mundias de Judo a decorrer em Lisboa, depois de vencer na final o ucraniano Grigori Mamrikishvil. Portugal já conseguiu ganhar mais três medalhas, com as medalhas de bronze de João Cardaso, na categoria –60 kg e de João Pina, na categoria –73 kg e a prata de Pedro Dias, na categoria –66 kg, que não conseguiu vencer a final frente ao espanhol Óscar Penas.

terça-feira, 11 de abril de 2006

Ainda o Barcelona-Benfica...

Como foi prometido, e apenas com uns dias de atraso, aqui fica a reportagem detalhada do jogo Barcelona-Benfica. Quatro pessoas próximas do Blog do Valente efectuaram a viagem Lisboa-Barcelona-Lisboa, guardando alguns momentos dessa viagem em Fotografias para ser possível esta reportagem.

Ao ínicio, ainda no Cacém (arredores de Lisboa), a fé era imensa, e os sorrisos ainda ocorriam. A viagem foi longa, feita de noite, com a saída a ser feita por volta das 22 horas.




A chegada a Barcelona ocorreu por volta das oito da manhã, e como havia tempo até ao inicio do jogo, visitaram-se várias zonas desta bela cidade. Aqui podemos ver a vista de uma parte da cidade, fotografia tirada do cimo do Museu Naiconal de Arte da Catalunha.


A cidade olímpica era uma paragem obrigatória , vista de longe devido a este belo monumento arquitectónico à entrada da mesma. O estádio do rival do Barça, o Montjuic, casa do Espanhol, onde joga Armando Sá, antigo jogador do Benfica, tem pormenores belos, como a fachada antiga que se observa à entrada.



Belíssimo é também observar a cidade do teleférico que existe perto da Marina, e que proporciona estes momentos e estas imagens que são belas de ver e ainda mais belas de recordar.



Já perto da hora do jogo, o movimento nas Ramblas começava a ganhar ânimo, com muito portugueses a frequentarem esta zona, quase como um ponto de encontro dos cerca de 5.000 benfiquistas que lá marcaram presença. Podemos ver que até num hotel desta imponente avenida de Barcelona, aparece uma bandeira da claque benfiquista, desta feita, dos No Name Boys de Felgueiras.


Já perto do estádio, a emoção começava a crescer, e via-se mais público à medida que a hora do jogo se ia aproximando. Na FCBotiga, megastore oficial do Barcelona, o movimento era imenso, e como bons portugueses não se podia fazer uma viagem destas sem se trazer um ou outro "souvenir".

Ainda antes de se entrar para o estádio, tempo para refrescar o corpo e a mente, num café perto do estádio, onde logo, também à boa maneira portuguesa, se fez amizades com alguns adeptos do clube blaugrana. Aqui vemos o Pedro (um dos viajantes) com um adepto do Barça, amigo de um jogador de Futsal do Barcelona,que também la estava e que logo trocou endereços do MSN e prometeu uma visita a Lisboa, ao que parece breve com a equipa de Futsal.



No estádio a loucura. Quando se esperava pelo "Vermelhão" com os jogadores do Benfica, surge o autocarro imponente do Barça, com os adeptos benfiquistas a tirarem imensas fotos, até aplausos, para espanto dos jogadores do Barça, que pela janela olhavam desconfiados.


Depois, Porta 51, a porta que carregava o sonho benfiquista, a porta que podia levar ao sonho, a uma noite épica. No 5º anel(!!!) do imponente Nou Camp, os portugueses cedo chegaram, e logo o ocuparam em grande número, gritando e puxando pela equipa, como só eles sabem fazer. O placard do estádio dizia tudo, Barcelona-Benfica, duas das maiores equipas da Europa, iriam-se defrontar, com as diferenças entre elas que hoje existem.



A entrada em campo das equipas foi um momento belo, com o Nou Camp a acordar pela primeira vez na noite, um barulho ensurdecedor de quase 90 mil gargantas, entre elas 5 mil portuguesas que iam também, fazendo a sua festa.


Do jogo já tudo foi dito, 90 minutos bastaram para se passar do sonho para a realidade, o Benfica perdia com o Barcelona, com o placard electrónico a ser claro e seco, 2-0, ronaldinho e Eto'o..
Fez-se então o regresso a Lisboa, já sem a alegria da viagem de ida, além da derrota, o cansaço era muito, de duas longas viagens em pouco mais de 30 horas. Mas à chegada o sentimento mais forte de todos continuava presente. O orgulho de ser benfiquista, e que para o ano lá estaremos outra vez, seja onde for preciso....

Um agradecimento especial ao Pedro, ao Vasco, ao Nuno e ao João, por estas fotos e pelas memórias que trazem e contam aos que como eu não poderam lá marcar presença.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?