<BLOG DO VALENTE: Resumo da última semana desportiva

segunda-feira, 17 de abril de 2006

Resumo da última semana desportiva

Depois de umas curtas mas relaxantes férias o Blog do Valente está de volta. Importa aqui fazer uma síntese do que mais de relevante se passou nesta última semana.

No ínicio da semana dois assuntos escaldantes, Soares Franco assumiu finalmente a sua (mais que esperada) recandidatura à presidência do Sporting, depois de ter dito categoricamente que não seria candidato. Depois de uma sequência de eventos, Soares Franco diz que não poderia ficar alheio ao apoio que tem dos sportinguistas e assim recandidata-se ao cargo, com Ribeiro Teles e Bettencourt na sua lista, tendo Abrantes Mendes como único opositor até à data.

Lá fora, Sérgio Conceição foi suspenso pela atitude irreflectida que teve perante um árbitro belga, tendo mesmo assim, alguma sorte, já que foi suspenso apenas até Agosto, quando era pedida uma suspensão de 3 anos, máximo aplicado a estas situações. O jogador português mostrou-se arrependido da sua atitude nada digna de um capitão de equipa.

Na nossa vizinha Espanha, o Espanhol de Barcelona sagrou-se a meio da semana, vencedor da Taça do Rei, ao bater o Saragoça na final por uns concluentes 4-1. Assim a equipa catalã, que ainda está na luta por um lugar na Primeira Liga da próxima época, garantiu um lugar na edição da Taça UEFA da próxima época.

Como estamos a chegar perto da altura mais especulativa do futebol português e mundial, falemos de algumas possíveis tranferências envolvendo clubes portugueses que se falaram esta semana. Diego, o incompreendido do Dragão, parece estar a caminho do Deportivo da Corunha, com o Porto a pedir 8 milhões de Euros pelo jovem brasileiro, já considerado como uma das grandes promessas daquele país. E também Simão parece estar de saída do Benfica, tendo o "Correio da Manhã" noticiado que já haveria acordo com o Chelsea para a tranferência do internacional português que, como se sabe, está muito bem visto em Ingaterra, fruto das exibições em Manchester e Liverpool pelo Benfica. E o certo é que Mourinho veio dizer que pretende contratar três jogadores para a próxima época, um defesa, um médio e um avançado. Ora, com Ballack (médio) quase certo, bem que o avançado poderá ser Simão Sabrosa...

No fim de semana, cumpriu-se a 31ª jornada da Liga Betandwin.com. O Porto venceu em casa o Leiria por 1-0, numa semana negra para o treinador portista, que em poucos dias perdeu o pai e a mãe, mas mesmo assim esteve sentado no banco e contou com o imenso apoio quer dos adeptos, quer dos jogadores neste momento muito dificil. Para Co Adriaanse e sua família, o Blog do Valente envia as mais sinceras condolências. O Sporting tropeçou na Reboleira, naquele que foi um dos piores jogos da equipa leonina neste campeonato. Assim o Sporting entregou o campeonato ao Porto, que pode festejar o título já na próxima semana, bastando vencer o Penafiel, último classificado da Liga. Quem aproveitou foi o Benfica, que venceu no Bessa por 2-0, golos de Tiago (na própria baliza) e Mantorras. O (ainda) campeão nacional conseguiu assim encurtar a distância para o Sporting na luta pelo 2º lugar, que dá o acesso directo à Liga dos Campeões.

No futebol internacional deste fim de semana, destaque para o Lyon de Tiago, pentacampeão francês, que celebrou o título no hotel, devido ao resultado do segundo classificado, Bordéus. Também o Olympiakos, da Grécia, festejou mais um título nacional este fim de semana, com o AEK de Fernando Santos a aguentar-se na segunda posição da tabela. Em Espanha, o Real Madrid desceu ao terceiro lugar, depois de empatar no terreno do Getafe a uma bola, enquanto que o Barça venceu em casa o Villarreal, num jogo onde ambas as equipas estavam mais preocupadas com o jogo das meias finais da Champions. Assim os Blaugrana estão prestes a revalidar o título de campeão espanhol. Em Inglaterra, o Chelsea aumentou também a vantagem para o Manchester, depois de este último ter empatado com o Sunderland. A equipa de José Mourinho venceu o Bolton por 2-0 e está a quatro pontos do título, podendo já celebrar esta segunda feira, caso o Manchester não vença em Tottenham e o Chelsea vença o seu jogo em casa contra o Everton. Em Itália, o Milan de Rui Costa aproximou-se da Juventus, depois de vencer o rival Inter por 1-0. Figo foi titular e teve na cabeça a melhor oportunidade de golo da sua equipa. Rui Costa entrou na segunda parte, e o golo do Milan foi aopntado pelo georgiano Kaladze. O Milan está agora a 5 pontos da Juve, com 4 jogos por disputar. A Juve somou o seu quarto empate consecutivo, mostrado que está a atravessar um mau momento...

Destaque ainda para a medalha de ouro conquistada por João Neto nos mundias de Judo a decorrer em Lisboa, depois de vencer na final o ucraniano Grigori Mamrikishvil. Portugal já conseguiu ganhar mais três medalhas, com as medalhas de bronze de João Cardaso, na categoria –60 kg e de João Pina, na categoria –73 kg e a prata de Pedro Dias, na categoria –66 kg, que não conseguiu vencer a final frente ao espanhol Óscar Penas.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?