<BLOG DO VALENTE: Liga Sagres: Resumo da 18ª Jornada

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Liga Sagres: Resumo da 18ª Jornada

Coisa rara no futebol português dos últimos tempos, os três "grandes" do campeonato saíram vitoriosos desta 18ª jornada. Nos outros jogos, a surpresa continua a ser o Leixões, que foi vencer ao Municipal de Braga por 1-0, cimentando a terceira posição, com os mesmos pontos do Sporting.

Foram os leões, precisamente, os primeiros a entrar em campo entre os "grandes". No Restelo, o Belenenses esteve a vencer, com um golo de Marcelo, e a missão parecia difícil para a equipa de Alvalade. Mas Paulo Bento olhou para o banco e lançou dois jogadores que foram decisivos: Yannick e Postiga. No golo do empate, o jovem avançado das escolas do Sporting trabalhou bem a jogada e deu a Postiga, que cruzou para o golo de Vukcevic. O golo da vitória foi da autoria de Postiga, num belo gesto técnico. Algo vai mal, de resto, no reino do leão. Derlei saiu do campo diretamente para o balneário, o mesmo sucedendo com Rochemback. Ambos apresentavam caras de poucos amigos. Mas aqui, o que interessava, eram os três pontos, antes da receção ao Benfica.

O líder do campeonato, o FC Porto, também apanhou um pequeno susto em casa. Esteve na frente do marcador, através de um golo de Lucho, de grande penalidade, mas viu Fábio Coentrão (mais uma vez, depois de dois golos marcados no Dragão no ano passado) empatar, num dos golos mais belos desta jornada (e até mesmo do campeonato). Jesualdo, que já tinha lançado Rodriguez na segunda parte, decidiu então colocar Lisandro em campo, também poupado, e o campeão nacional atingiu a vitória, com dois golos de Ernesto Farías já bem perto do final.

O Benfica voltou a sofrer desnecessariamente. Após uma primeira parte de muito mau futebol de ambas as partes, o Benfica arrancou decidido para a segunda metade, e chegou ao 2-0 com golos de Cardozo, após falha clamorosa de Cássio, e de Ruben Amorim, num grande golo. O Paços não desistiu e reduziu, por Ferreira. A três minutos do fim, apareceu Di Maria, que marcou mais um grande golo. O génio do argentino de vez em quando lá aparece, e ontem fez mais um golo de bonito efeito. Quando já parecia que a vitória estava certa, o Paços reduz novamente, por Chico Silva, aos 93 minutos. Não havia tempo para mais, mas mesmo assim, o jogo terminou com uma bola ao poste da equipa da Capital do Móvel, por Kelly. Três pontos muito importantes, que permitem continuar bem perto do FC Porto, antes da dupla jornada decisiva, onde vai haver um Sporting-Benfica e um FC Porto-Sporting.

Nos restantes jogos, destaque para a vitória do "pequeno" Leixões. Em Braga, a equipa de Jorge Jesus até podia ter alcançado uma margem confortável, mas viu em Beto, mais uma vez, uma figura intransponível. Os "bebés" ficam assim na terceira posição, com os mesmos pontos do Sporting e mais dois que o Nacional, que recebeu e venceu por 3-0, em mais uma bela exibição, o V. Guimarães, com dois golos do inevitável Nenê, um caso sério no nosso campeonato.

A jornada fecha hoje, com um V. Setúbal-Académica.

Resultados da jornada (previsão 1X2 de quinta-feira):
Nacional-V. Guimarães, 3-0 (1)
Marítimo-Estrela da Amadora, 1-0 (1)
Sp. Braga-Leixões, 0-1 (X)
Belenenses-Sporting, 1-2 (X)
Trofense-Naval, 2-2 (2)
FC Porto-Rio Ave, 3-1 (1)
Benfica-Paços de Ferreira, 3-2 (1)
V. Setúbal-Académica, X

Fotos: LPFP

Etiquetas: , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?