<BLOG DO VALENTE: Liga Sagres: Antevisão da 20ª Jornada

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Liga Sagres: Antevisão da 20ª Jornada

A 20ª jornada da Liga Sagres abre já hoje, às 21h00, com o Benfica-Leixões. Mais uma vez, um horário incompreensível para um jogo que, a seguir ao clássico FC Porto-Sporting, é o jogo mais importante da jornada, onde se defrontam o segundo e quarto classificados. Ambas as equipas estão apenas a competir na Liga Sagres, e não se compreende que um jogo entre o Benfica e uma das equipas em melhor forma do nosso campeonato seja "atirado" para uma sexta-feira às 21h00. As cadeiras vazias irão falar por mim, certamente (embora espero que tal não aconteça, para o bem do espetáculo).

Depois deste desabafo (que espero que considerem aceitável), passaremos então à análise da jornada, propriamente dita. O Benfica vem de uma derrota com o Sporting, onde fez 45 minutos de muito baixo nível, dos piores que vimos a equipa de Quique Flores fazer neste campeonato. O Leixões vem de um empate caseiro com o Belenenses, mas tem a motivação de jogar o segundo lugar e de conseguir ser a única equipa a continuar a não perder qualquer jogo com os "grandes" e de ter até vencido no Dragão e em Alvalade.

Sábado é dia de clássico. FC Porto e Sporting defrontam-se com estados de espíritos bem distintos, fruto da semana europeia. O FC Porto foi arrancar um empate e uma boa exibição a Madrid, enquanto o Sporting recebeu o Bayern Munique e não podia ter feito pior: 0-5 e uma exibição muito pouco conseguida, ainda para mais depois da boa indicação deixada no "derby" na última jornada. O Sporting não poderá perder se quiser ter ainda algumas aspirações ao título, em caso de derrota fica a sete pontos dos dragões, algo que pode ser já irrecuperável. No Estádio do Dragão, a partir das 20h30.

Antes, Paços de Ferreira e Rio Ave defrontam-se às 16h00 e o Nacional recebe a Académica às 17h30. Depois da derrota na Reboleira, veremos se a equipa de Manuel Machado continua a senda de bons resultados que vinha apresentando ou se estará mais preocupada com os encontros da Taça de Portugal que aí vêm e que podem, em caso de acesso à final, garantir o lugar na Taça UEFA, acesso mais complicado via campeonato.

Domingo ocorrem mais três encontros. O Trofense, a fugir dos últimos lugares, recebe o surpreendente Estrela da Amadora, que mesmo com o "Euromilhões" da Taça continua sem receber mas a conseguir excelentes resultados. O Belenenses, a atravessar uma crise de resultados mas vindo de uma boa exibição em Matosinhos, recebe a Naval, enquanto o Marítimo, depois da saída de Lori Sandri, recebe o lanterna vermelha (com os mesmos pontos do Belenenses) Vitória de Setúbal, na estreia de Carlos Carvalhal, curiosamente um treinador que foi muito feliz na terra do Sado.

Para Segunda-Feira, vem o último grande encontro da jornada. O Sporting de Braga, na ressaca de mais um sucesso europeu, recebe o cada vez mais desgastado Vitória de Guimarães, em mais um "derby" minhoto.

Previsões:
Benfica - Leixões, 1
P. Ferreira - Rio Ave, 2
Nacional - Académica, 1
FC Porto - Sporting, X
Trofense - Estrela da Amadora, X
Belenenses - Naval, 1
Marítimo - V. Setúbal, 1
Sp. Braga - V. Guimarães, 1

P.S. : Para não carregar mais o texto, escrevo aqui o resto do "desabafo" de cima. Além do Benfica-Leixões, mais um jogo que é "atirado" para um horário escandaloso, para prejuízo dos adeptos, principalmente e do espetáculo em si. O "derby" minhoto será apenas na Segunda-feira ao início da noite (pelo menos é mais cedo), num jogo que desperta sempre muitas paixões e que também merecia um horário perto das 16h00 de domingo. Mas já sabemos, manda a TV...
P.S. 2 : A nomeação de João Ferreira para o clássico não me deixa indiferente. Acho impressionante que o nomeado seja um árbitro que não atuou na primeira metade da época e que ainda não fez qualquer jogo da Primeira Liga, o que ia fazer, há umas semanas, lesionou-se no aquecimento. Não quero aqui rebaixar o trabalho de João Ferreira, quer enquanto árbitro, quer enquanto militar, mas acho inacreditável que se nomeie um árbitro que ainda não fez qualquer jogo esta época. Só espero que faça um bom trabalho, pelo menos diferente de Pedros Proenças, Pedros Henriques, Brunos Paixões e afins, que mesmo com treinos e jogos esta época é o que se vê.

Etiquetas: , , , ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?