<BLOG DO VALENTE: ESTAMOS NO EURO!

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

ESTAMOS NO EURO!

Não foi bonito de ver, mas a nossa selecção está apurada para o Campeonato da Europa de Futebol de 2008, que irá decorrer na Áustria e na Suiça no próximo ano. Depois de uma curta vitória sobre a Arménia (1-0) no último fim-de-semana, Portugal teve mais uma pobre exibição esta quarta-feira, contra a Finlândia, mas o objectivo do apuramento foi atingido.

Portugal não fez uma exibição nada convincente no Estádio do Dragão, e passou até por alguns sustos contra a selecção finlandesa, que também lutava pelo apuramento. Portugal precisava apenas do empate e Scolari não quis correr riscos, jogando com um meio-campo composto por Miguel Veloso, Fernando Meira e Maniche, jogadores mais propensos a atacar que a defender. Pepe fez a sua estreia pela selecção ao lado de Bruno Alves, e Quaresma e Ronaldo foram os extremos que tentaram servir Nuno Gomes, sempre muito sozinho na área adversária. Na primeira parte, Portugal criou algumas boas oportunidades de golo, mas faltou sempre o tão ansiado golo que acalmasse a nossa selecção e o público que praticamente encheu o Estádio do Dragão. Na segunda parte, a Finlândia operou substituições que complicaram um pouco a vida a Portugal, mas Scolari reforçou ainda mais o meio-campo colocando Raul Meireles no lugar de Maniche. Perto do final do jogo, a Finlândia ainda assustou Ricardo, que viu por duas vezes a bola passar muito perto do poste. Seria injusto para Portugal perder este jogo, e mesmo com a falta de ousadia de Scolari, sempre muito a pensar apenas no objectivo, a derrota e não apuramento era um pesado castigo para a nossa selecção.

No final do jogo, a festa foi portuguesa, apesar do empate. Estamos novamente no Campeonato da Europa, continuando um legado que começou no Euro de 2000, a partir do qual Portugal nunca mais falhou uma grande competição internacional. E para aqueles mais supersticiosos há um dado a não esquecer. Se em 1996, na Inglaterra, chegámos aos quartos de final, em 2000 perdemos nas meias-finais, com a França. Em 2004, no Estádio da Luz, Figo e companhia foram finalistas vencidos, contra a Grécia. Seguindo a lógica, 2008 será o ano de Portugal. No "mata-mata" sabemos que é possível. Outra estatistica para os curiosos, Portugal é o segundo país com melhor aproveitamento em Europeus, com 59,6% de vitórias, apenas atrás da França, o nosso "carrasco" em duas ocasiões, 1984 e 2000. Em quatro participações, Portugal atingiu duas vezes as meias-finais (1984 e 2000) e uma a final (2004). O pior resultado foi mesmo os quartos de final do Europeu de 1996.

Inglaterra a grande surpresa!

A Inglaterra foi a grande surpresa do último dia de qualificação para o Europeu. A equipa treinada por Steve Mclaren precisava apenas de um empate diante da Croácia para se apurar para o Europeu. A Rússia necessitava de ganhar e esperar que os ingleses perdessem o seu jogo. E houve "escândalo" em Wembley. No mítico e renovado estádio londrino, a selecção inglesa sucumbiu perante a Croácia e ao intervalo perdia por 0-2, sabendo que a Rússia já vencia no terreno da frágil Andorra. Na segunda parte, os ingleses conseguiram empatar o jogo, com golos de Lampard e Crouch, e a selecção inglesa parecia de novo embalada para o apuramento. Mas Slaven Bilic colocou Mladen Petric em campo, e o avançado croata marcou o terceiro golo croata, contra todas as expectativas. Wembley gelava totalmente, e no final a desilusão foi total em Terras de Sua Majestade. Os croatas conseguem o seu segundo apuramento consecutivo, assim como os russos. Um magnata russo, presidente de um clube local, prometeu oferecer quatro Mercedes aos melhores jogadores croatas se vencessem a Inglaterra. Veremos se cumpre com a sua palavra.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES FINAIS:

Grupo A:

Resultados:

Arménia – Cazaquistão, 0 - 1
Portugal – Finlândia, 0 - 0
Sérvia – Polónia, 2 - 2
Azerbaijão – Bélgica, 0 - 1

Classificação:

1. Polónia, 28 (QUALIFICADA)
2. Portugal, 27 (QUALIFICADA)
------------------------------
3. Finlândia, 24
4. Sérvia, 21
5. Bélgica, 18
6. Cazaquistão, 10
7. Arménia, 9
8. Azerbaijão, 5

Grupo B

Resultados:

Geórgia – Lituânia, 0 - 2
Itália - Ilhas Faroe, 3 - 1
Ucrânia – França, 2 - 2

Classificação:
1. Itália, 29 (QUALIFICADA)
2. França, 26 (QUALIFICADA)
----------------------------
3. Escócia, 24
4. Ucrânia, 17
5. Lituânia, 16
6. Geórgia, 10
7. Ilhas Faroe, 0

Grupo C:

Resultados:
Malta – Noruega, 1 - 4
Hungria – Grécia, 1 - 2
Turquia – Bósnia, 1 – 0

Classificação:

1. Grécia, 31 (QUALIFICADA)
2. Turquia, 24 (QUALIFICADA)
------------------------------
3. Noruega, 23
4. Bósnia, 13
5. Moldávia, 12
6. Hungria, 12
7. Malta, 5

Grupo D:

Classificação:
Chipre – Republica Checa, 0 - 2
San Marino – Eslováquia, 0 - 5
Alemanha – País de Gales, 0 - 0

Classificação:
1. República Checa, 29 (QUALIFICADA)
2. Alemanha, 27 (QUALIFICADA)
----------------------------------
3. Irlanda, 17
4. Eslováquia, 16
5. País de Gales, 15
6. Chipre, 14
7. San Marino, 0

Grupo E:

Israel – Macedónia, 1 - 0
Inglaterra – Croácia, 2 - 3
Andorra – Rússia, 0 – 1

Classificação:

1. Croacia, 29 (QUALIFICADA)
2. Rússia, 24 (QUALIFICADA)
----------------------------
3. Inglaterra, 23
4. Israel, 23
5. Macedónia, 14
6. Estónia, 7
7. Andorra, 0

Grupo F:

Resultados:
Espanha - Irlanda do Norte, 1 - 0
Suécia – Letónia, 2 - 1
Dinamarca – Islândia, 3 – 0

Classificação:

1. Espanha, 28 (QUALIFICADA)
2. Suécia, 26 (QUALIFICADA)

----------------------------
3. Irlanda do Norte, 20
4. Dinamarca, 20
5. Letónia, 12
6. Islândia, 8
7. Liechtenstein, 7


Grupo G:

Resultados:
Eslovénia – Bulgária, 0 - 2
Roménia – Albânia, 6 - 1
Bielorrússia – Holanda, 2 - 1

Classificação:

1. Roménia, 29 (QUALIFICADA) 2. Holanda, 26 (QUALIFICADA)
-----------------------------
3. Bulgária, 25
4. Bielorrússia, 13
5. Albânia, 11
6. Eslovénia, 11
7. Luxemburgo, 3

Resultados e Classificações: A Bola
Fotos: uefa.com e Record
Estatisticas: Wikipedia e uefa.com

Etiquetas: , ,


Comments:
Pelo valor individual, espero agora que os índices colectivos de Portugal subam significativamente em Junho próximo. Apesar de tudo, parabéns Portugal!

altobola.blogspot.com
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?