<BLOG DO VALENTE: Em campo nos entendemos!

domingo, 25 de março de 2007

Em campo nos entendemos!

A polémica foi muita fora de campo. Mas lá dentro, onde interessa, Portugal provou ser bastante superior à selecção belga. Em Alvalade, a equipa lusa venceu e convenceu por 4-0!

Ainda no que diz respeito à polémica, uma nota de reprovação. O público português que ontem encheu o Alvalade XXI, esteve muito mal ao assobiar o hino belga. Foi uma atitude tão reprovável como todas as que envolveram o jogo.


Mas assim que o jogo teve inicio, tudo ficou esquecido, e só se ouviam assobiadelas monumentais quando o guardião Stijen tocava na bola. A primeira parte teve muito pouco futebol. A equipa das quinas sentiu muito a falta de Simão e Deco no inicio da partida, parecendo que algumas ligações falhavam. Quaresma e Ronaldo eram os mais perigosos e iam mostrando aquilo que foi apenas um "aquecimento" para a segunda parte.

Nessa segunda metade, a equipa tranformou-se. O futebol ofensivo português teve muito mais velocidade, e o meio-campo começou a funcionar melhor, com Moutinho a fazer uma exibição muito boa na transposição de bola. E o primeiro golo surgiu naturalmente. Nuno Gomes, depois de falhar um golo quase feito, redimiu-se e marcou a passe de João Moutinho, aos 52 minutos. E bastaram apenas dois minutos para nova explosão de alegria em Alvalade. Excelente trabalho de Quaresma na direita, a tirar um cruzamento-remate que encontrou Ronaldo sozinho quase na linha de golo. 2-0 e a tranquilidade permitia agora encarar o jogo de outra forma.

A Bélgica apareceu aos 65 minutos, quando teve a única (e grande) ocasião de golo. Sterchele, depois de um bom trabalho de um companheiro, falhou o golo com a baliza à sua mercê e com Ricardo já fora do lance. Mas a nossa selecção não se assustou, e o génio apareceu novamente. Com os mesmo protagonistas. Primeiro, Ricardo Quaresma aos 68 minutos, a fazer o terceiro golo num lance simplesmente genial, onde faz a sua conhecida "trivela" que só parou no fundo da baliza, para gáudio da plateia portuguesa. Depois, de novo Ronaldo, aos 75, também numa boa jogada individual, concluida com um remate de pé esquerdo onde Stijen foi um pouco mal batido.

Nos minutos finais, já sem Quaresma e Ronaldo em campo, Portugal ainda atacou e pressionou, com mais um jovem em destaque. Nani, que entrou para o lugar de Quaresma, também quis deixar a sua marca, e por três vezes esteve perto de o fazer, mas a história do jogo estava feita. Portugal venceu e agora terá uma dificil deslocação à Sérvia.

No final os números não mentem. E Portugal continua a ter apenas vitória em Alvalade. Foi a primeira vitória oficial em jogos contra a Bélgica, depois de dois empates, e a 13º vitória consecutiva na condição de anfitrião. E, acima de tudo, mais três pontos conquistados, rumo ao Euro-2008.


Nos restantes jogos, alguns destaque positivos e negativos. Pela positiva, temos de destacar a vitória do Cazaquistão sobre a Sérvia, no grupo de Portugal. O Cazaquistão garantiu a primeira vitória da sua história, em jogos oficiais reconhecidos pela UEFA. Também as vitórias de Alemanha e Espanha são destaques positivos. O anfitrião do último Mundial derrotou a Rep. Checa e está isolada no primeiro lugar do grupo D. No Grupo F, a equipa de "nuestros hermanos" derrotou em casa a Dinamarca e consegue agora respirar um pouco melhor na classificação, estando ainda assim numa posição um pouco delicada.

Pela negativa, o principal destaque vai para o campeão europeu. A Grécia foi totalmente humilhada no seu terreno, perdendo por 1-4 com os grandes rivais turcos. No grupo C, a Grécia está agora na segunda posição, a três pontos da Turquia. Na senda dos maus resultados continua também a Inglaterra. Os pupilos de Steve McLaren empataram no terreno de Israel, e estão já a cinco pontos da Croácia, líder do grupo E, e a três da Rússia, segundo classificado.

GRUPO A:

Cazaquistão - Sérvia, 2-1
Polónia - Azerbaijão, 5-0
Portugal - Bélgica, 4-0

Classificação:
1. Polónia, 6 jogos/13 pontos
2. Finlândia, 5/11
3. Portugal, 6/11
4. Sérvia, 5/8
5. Bélgica, 6/8
6. Cazaquistão, 6/5
7. Arménia, 4/1
8. Azerbaijão, 5/1

GRUPO B:

Escócia - Georgia, 2-1
Ilhas Faroé - Ucrânia, 0-2
Lituânia - França, 0-1

Classificação:
1. Escócia, 5 jogos/12 pontos
2. França, 5/12
3. Ucrânia, 4/9
4. Itália, 4/7
5. Lituânia, 4/4
6. Geórgia, 5/3
7. Ilhas Féroe, 5/0

GRUPO C:

Moldávia - Malta, 1-1
Noruega - Bósnia, 1-2
Grécia - Turquia, 1-4

Classificação:
1.º Turquia, 4/12
2.º Grécia, 4/9
3.º Bósnia Herzegovina, 5/7
4.º Noruega, 4/6
5.º Malta, 4/4
6.º Hungria, 4/3
7.º Moldávia, 5/2

GRUPO D:

Irlanda - País de Gales, 1-0
Chipre - Eslováquia, 1-3
Rep. Checa - Alemanha, 1-2

Classificação:
1. Alemanha, 5 jogos/13 pontos
2. Rep. Checa, 5/10
3. Rep. Irlanda, 6/10
4. Eslováquia, 5/9
5. Chipre, 5/4
6. País de Gales, 4/3
7. São Marino, 4/0

GRUPO E

Israel - Inglaterra, 0-0
Estónia - Russia, 0-2
Croacia - Macedonia, 2-1

Classificação:
1.º Croácia, 5 jogos/13 pontos
2.º Rússia, 5/11
3.º Inglaterra, 5/8
4.º Macedónia, 6/8
5.º Israel, 5/8
6.º Estónia, 4/0
7.º Andorra, 4/0

GRUPO F:

Liechenstein - Irlanda do Norte, 1-4
Espanha - Dinamarca, 2-1

Classificação:
1. Suécia, 4 jogos/12 pontos
2. Irlanda do Norte, 5/10
3. Dinamarca, 5/8
4. Espanha, 5/7
5. Letónia, 3/3
6. Islândia, 4/3
7. Liechtenstein, 4/0

GRUPO G:

Luxemburgo - Bielorrússia, 1-2
Albania - Eslovénia, 0-0
Holanda - Roménia, 0-0

Classificação:
1. Holanda, 5 jogos/11 pontos
2. Bulgária, 4/8
3. Roménia, 4/8
4. Bielorrússia, 5/7
5. Eslovénia, 4/4
6. Albânia, 4/2
7. Luxemburgo, 4/0

Outros amigáveis:

China - Austrália, 0-2
Japão - Perú, 2-0
Brasil - Chile, 4-0
Montenegro - Hungria, 2-1
Austria - Gana, 1-1


Etiquetas: ,


Comments:
Poderei estar a ser um pouco "suspeita" ao fazer-te este comentário, mas como no geral gostei dos teus textos e como ambos caminhamos com o mesmo objectivo, ou seja, ser jornalista, não resisto a fazê-lo:
tens uma escrita apelativa, mas como todos nós que escrevemos cometes alguns erros. Como por exemplo o uso excessivo do gerúndio...torna a leitura cansativa e muito repetitiva.também o uso desenfreado de combinações verbais. As combinações verbais fatigantes em jornalismo são as que precisam de três a cinco vocábulos agrupados para expressar exactamente o que se pode dizer ao leitor com um verbo simples.duas pequenas dicas que podem ajudar...continuação de bom trabalho e estarei atenta ao teu blog!
 
Catia, muito obrigado pelas dicas. Todas as opiniões são bem vindas, e quando as criticas são constructivas so ajudam a melhorar.

Obrigado mais uma vez pela visita, e boa sorte na procura desse objectivo que nos é comum.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?