<BLOG DO VALENTE: Champions League: Oitavos-de-final

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Champions League: Oitavos-de-final

O Porto empatou esta quarta-feira, com o Chelsea, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Os dragões entraram bem no jogo, e marcaram cedo, mas não conseguiram segurar o resultado.

O Porto entrou melhor que o Chelsea neste jogo, com a equipa de José Mourinho a acusar algum nervosismo e "desorientação" em campo nos primeiros minutos. E teve logo um enorme contratempo. John Terry, capitão da formação inglesa, lesionou-se nos primeiros minutos de jogo, e o golo do Porto surge precisamente num momento em que o Chelsea compensava a saida do capitão e jogava com um jogador a menos. Num mau alivio de Makelele, Raul Meireles dispara de primeira, num belo remate que ainda bateu em Lampard e não deu hipoteses de defesa a Cech. O Porto vencia, cedo no jogo, e parecia ter possibilidades de fazer história.

Mas o Chelsea prontamente respondeu. José Mourinho, ao sofrer o golo, recuou Essien para o lugar do lesionado Terry e colocou Robben na frente de ataque. E o holandês foi logo preponderante, ao fazer uma excelente abertura para o ucraniano Shevchenko, que não perdoou e fez um excelente remate cruzado que não deu hipótese a Helton. O Chelsea empatava, e podia agora controlar o jogo a seu belo prazer, satisfeito com o empate.

Mas o Porto ainda respondeu, e nos minutos finais da primeira parte, esteve perto do golo. Um remate fantástico de Quaresma, de trivela, embateu na barra de Cech, e foi o lance mais perigoso após o golo do empate. Na segunda parte, o jogo foi mais repartido, com o Porto a procurar o golo da vitória, e o Chelsea a controlar o jogo e a defender bem. O campeão nacional não conseguiu criar perigo real, estando algumas vezes perto da baliza, mas raramente incomodou o guardião checo, com a maioria das bolas a serem bombeadas para a área inglesa e cortadas pelos seus defensores.

Com o empate, o Porto parte com expectativas baixas para a segunda mão. O empate não é um bom resultado para os dragões, ainda para mais com um golo sofrido. No entanto, se o Porto praticar o bom futebol que esta temporada já apresentou, poderá surpreender Londres. Outro facto importante é o Chelsea ter perdido apenas uma vez em casa nos últimos três anos, e contra o Barcelona, no jogo polémico que todos recordamos.

Nos restantes jogos, o maior destaque vai para a vitória do Liverpool em Barcelona, por 2-1. No encontro entre os últimos dois campeões europeus, o Barcelona marcou primeiro, por Deco, mas o Liverpool conseguiu virar o resultado, e os catalães têm agora missão quase impossível em Inglaterra. Também o Inter não teve uma boa prestação. Jogando em casa com o Valência, não fez melhor que um empate a duas bolas, resultado que favorece, até ver, a equipa espanhol. No outro jogo, o Lyon também arrancou um bom empate no terreno do Roma, e tem assim hipóteses de resolver a eliminatória no seu terreno.

Resultados:

Porto - Chelsea, 1-1
(Raul Meireles 13'; Shevchenko 16')

Barcelona - Liverpool, 1-2
(Deco 15'; Bellamy 43', Riise 74')

Inter Milão - Valência, 2-2
(Cambiasso 27', Maicon 76'; Villa 64', Silva 88')

Roma - Lyon, 0-0

Etiquetas: ,


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?