<BLOG DO VALENTE: Sporting de fora; Benfica sonha; Porto tá quase...

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

Sporting de fora; Benfica sonha; Porto tá quase...

Sortes distintas as das equipas portuguesas na Liga dos Campeões. Se o Sporting disse ontem adeus à Liga milionária, depois de perder em Milão, Benfica e Porto ainda têm caminho aberto para os oitavos-de-final. Mas os dragões têm o caminho mais facilitado...

Começamos precisamente pelo Porto. O campeão nacional foi o primeiro a entrar em campo, numa sempre dificil deslocação a Moscovo para defrontar o CSKA, muito motivado pelo recente titulo de campeão russo, conquistado precisamente na última jornada do campeonato russo. Mas o Porto logo arrefeceu os ânimos de inicio. Uma bonita jogada, iniciada nos pés de Lucho, com Postiga a isolar Lisandro que se apercebe muito bem da desmarcação de Quaresma do lado oposto. O extremos português remata de primeira e marca o primeiro golo da noite, no primeiro minuto de jogo. Ainda era cedo mas o Porto tinha agora uma vantagem que só precisava de gerir. Do outro jogo do grupo, chegavam ecos de um golo do Hamburgo em Londres, que colocava os ingleses do Arsenal em maus lençois. Esperava-se uma reacção do CSKA, mas o Porto continuou a dominar o jogo, e poderia ter dilatado a vantagem ainda na primeira parte. Mas o segundo golo, o da tranquilidade, apenas surgiu na segunda parte aos 61 minutos, com um remate de fora da área de Lucho Gonzalez, após mais uma boa jogada de laboratório do tridente Quaresma-Lisandro-Lucho. Com este golo, a equipa russa não mais conseguiu entrar no jogo, e o Porto obteve assim uma vitória que o deixa a apenas um ponto dos oitavos-de-final. O Arsenal venceu o Hamburgo em casa e irá ao Dragão em igualdade pontual com o Porto, o empate poderá servir a ambas as equipas. Mas certamente irão jogar para vencer, até porque o CSKA está à espreita de um deslize...

Ainda na terça-feira, entrou em campo o Benfica. Fragilizado com a pesada derrota em Braga, os encarnados iriam jogar com a equipa mais fraca do grupo, e esperava-se que retomasse as boas exibições, até porque uma vitória era essencial para ainda alimentar esperanças num apuramento para a próxima fase. Mas o Benfica não entrou bem no jogo, algo apático e nervoso, com muito medo de errar. Mas, quando nada o fazia prever, o Benfica marca dois golos de rajada, arrumando com o jogo. Aos 14 minutos, Léo conclui uma bela jogada de ataque que ele próprio começou, marcando o seu primeiro golo em jogos oficiais pelo clube da Luz. Logo aos 16 minutos, Miccoli faz o seu primeiro golo da noite, num bonito remate à meia-volta, após um passe de Nuno Gomes, já no interior da grande área. O Benfica conseguiu então criar espaços e jogar com maior velocidade e agressividade. E aos 37 minutos, o pequeno italiano fez o seu segundo da noite, elevando a contagem para 3-0. Nuno Gomes remata de fora da área e Christianses não agarrou, com a bola a sobrar para Miccoli que não perdoou e fez o terceiro da noite. Tudo mais descansado no Estádio da Luz. Mas na segunda parte, o Benfica apresentou-se em clara gestão de esforço, deixando o Copenhaga tomar conta do jogo. E aos 89 minutos os dinamarqueses conseguiram reduzir, com um belo cabeceamento para o fundo da baliza de Allback, que aproveitou muito bem a falta de reacção de Ricardo Rocha (tal como em Braga) para fazer o primeiro da noite. Mas o pior da noite, para o Benfica, foi a vitória do Celtic perante o Manchester. Com este resultado, o Benfica tem mesmo que vencer em Manchester, dia 6 de Dezembro, para se apurar para a próxima fase, com o Celtic a praticamente garantir o apuramento para os oitavos, fruto da vantagem directa obtida perante o Manchester.

Ontem foi a vez do Sporting entrar em campo. O jogo em Milão era muito dificil para o Sporting, mas também decisivo. Se o Sporting perdesse era o adeus à competição. E foi isso que aconteceu. O Sporting não entrou bem no jogo, com o Inter a marcar um golo logo nos primeiros minutos de jogo. Felizmente uma situação irregular fez o árbitro anular o golo. Mas pouco depois, Paulo Bento sofreu duas grandes contrariedades, com Caneira a lesionar-se, sendo substituido por Abel, que também se lesionou pouco depois de entrar. Toda a estratégia teve de ser alterada, e o Sporting sofreu com isso. Aos 35 minutos, um excelente passe de Stankovic lançou o argentino Crespo, que apanhou Miguel Veloso desprevenido e fez o primeiro e unico golo da noite, isolado perante Ricardo. Na segunda parte, o Inter fez então um jogo à italiana, mantendo a posse de bola, controlando o Sporting e criando, aqui e ali, algumas situações de golo. O Sporting poderia ter chegado ao empate, com um bom cabeceamento de Alecsandro perto do final, mas que passou ainda longe da baliza de Júlio César. O Sporting diz assim adeus à Liga milionária, e ainda não tem o acesso à UEFA garantido, devido ao empate do Spartak com o Bayern. O Sporting recebe o Spartak na última jornada, e o empate chega para seguir para a UEFA. Inter e Bayern vão discutir, na Alemanha, o primeiro lugar do grupo.

Declarações:

Quaresma (FCP):

«Estamos todos de parabéns. O golo que marquei foi muito importante, pois surgiu logo aos dois minutos. Sabíamos que iria ser um jogo difícil, mas conseguimos controlá-lo. Temos uma grande equipa e justificámos a conquista dos três pontos», afirmou Quaresma, projectando o decisivo encontro com o Arsenal: «Vamos fazer tudo por tudo para sair do Dragão com um resultado positivo, pois o nosso objectivo é continuar na Liga dos Campeões».

Arsene Wenger (Arsenal):

«Henry está desiludido. A sua suspensão é um rude golpe para nós. Mas vamos conseguir sem ele. Acredito que as duas equipas vão jogar para ganhar, mas se terminar empatado julgo que ninguém ficará triste.

Simão (SLB):

O extremo disse que quanto a Manchester, «Nada é impossível. Depois do que fizemos ano passado e mesmo na presente época acreditamos que é possível», realçou Simão.

O extremo benfiquista revelou ainda que o jogo com o Braga é passado e que hoje fizeram um bom desafio: «Compreendemos a sua mensagem e foi um jogo para esquecer. Hoje, fizemos uma boa primeira parte, marcamos três golos e depois gerimos a vantagem, porque estamos um pouco cansados.»

Fernando Santos (SLB):
«Vamos a Manchester e mesmo sabendo que é muito difícil está tudo em aberto», explicou Fernando Santos, que sabe perfeitamente as razões da oscilação da sua equipa.

«Sabemos qual o problema mas vai ficar entre nós, porque não queremos dar trunfos aos adversários. A questão está identificada e agora estamos a rectificar a situação. A equipa tem um sistema diferente e às vezes apresenta problemas. É preciso mais algum tempo. Hoje, na primeira parte fizemos tudo bem e na segunda parte naturalmente gerimos um pouco o jogo. Jogamos no sábado e não compreendo a atitude dos adeptos no fim, porque os jogadores a maioria destes jogadores jogaram com intervalos de menos de 72 horas», disse o técnico do Benfica.

Carlos Queirós (Man. Utd.):

«Não pensávamos que depois de termos conseguido nove pontos nos três primeiros desafios, que a partida com o Benfica fosse uma final. Nós não podemos perder e o Benfica tem de ganhar para passar em frente na Liga dos Campeões», reconhece, em entrevista à Renascença, Carlos Queirós.

«Temos a desvantagem de ser uma semana muito complicada porque estamos no meio de dois jogos fundamentais do campeonato por isso temos de ter cautelas redobradas e uma preparação especial», sustenta Queirós.

Soares Franco (SCP):

«O nosso objectivo mínimo é irmos à UEFA. O jogo não nos correu à feição, podia ter corrido melhor, tivemos bastantes azares e ao fim de 15 minutos já tínhamos dois jogadores lesionados. Atendendo os condicionalismo o jogo até nem foi mau. O Sporting não foi feliz e acho que estes jogadores deram uma prova de grande unidade e capacidade de luta», afirmou Soares Franco, em declarações à Sporttv.

Nani (SCP):

«É bom saber que tenho clubes interessados em mim, mas neste momento estou bem no Sporting. Agora, agradava-me jogar num clube como Inter. É o sonho de qualquer um», afirmou Nani, em declarações à Sportvv.

O internacional português analisou igualmente o jogo com Inter e concorda que os italianos estiveram melhor: «Sabíamos que era um jogo difícil e assim foi. O Inter entrou muito bem e a nossa equipa não conseguiu impor o nosso futebol.»

Roberto Mancini (Inter):

«A equipa esteve bem e os jogadores foram igualmente muito bons. Apenas marcamos um golo, mas o importante era garantir a qualificação esta noite. Agora que estamos qualificados vamos tentar terminar em primeiro no grupo. É possível ganhar no terreno do Bayern», disse Mancini.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?