terça-feira, 24 de outubro de 2006
Alonso campeão na despedida de Schumacher!!
O GP do Brasil foi carregado de emoção. Como se previa, o espanhol Fernando Alonso sagrou-se novamente campeão do Mundo, sendo o mais jovem piloto a vencer dois campeonatos consecutivos. A corrida serviu também para a despedida de Michael Schumacher, para muitos o melhor piloto de sempre, numa despedida que foi muito azarada para o piloto alemão.
Schumacher não teve a sorte necessária para vencer a corrida. Logo nas voltas iniciais, o piloto alemão teve um furo na roda traseira esquerda, e ao ir às boxes, passou para a última posição da corrida. O titulo estava praticamente entregue, com Alonso a não precisar de se preocupar com a posição que ocupava, já que era quase impossível ao alemão vencer a corrida. Massa sentiu-se também mais à vontade para vencer em casa, não tendo a preocupação de aguentar o pelotão para Schumacher.
Mesmo com o azar, o piloto alemão fez uma corrida absolutamente fabulosa, terminando na 4ª posição, e fazendo uma ultrapassagem ao seu sucessor na Ferrari, Raikonnen, digna de figurar nas melhores de sempre da história da F1. A última corrida de Schumi foi digna daquilo que foi a sua carreira, um piloto rápido, agressivo, que nunca baixa a cabeça. O grande campeão sai da "sua" modalidade de cabeça erguida. A grande incógnita é saber como vai sobreviver a F1 na era pós-Schumacher, com Alonso na próxima época a rumar à McLaren e Raikonnen a ir fazer companhia a Felipe Massa na Ferrari.
Tiago Monteiro fez mais uma corrida ao seu estilo, consegundo rivalizar durante algum tempo com o Red-Bull de Doobrnos, e terminando na 15ª posição, atrás do seu companheiro de equipa, o holandês Albers. A permanência de Monteiro na F1 é ainda uma incógnita, com o próprio a revelar que as negociações estão bem encaminhadas e que nos próximos dias poderão haver novidades. Com a saída de Schumacher, era bom que Monteiro ficasse na F1, para o público português acompanhar com mais interesse a modalidade. E sabe-se que a Spyker já garantiu motores Ferrari para a próxima época, com os quais Monteiro e Albers poderiam mostrar algo mais na modalidade.
Classificação da Corrida:
GP Brasil (305,909 kms)
1.º Felipe Massa (Brasil/Ferrari), 1h31:53.751 (média: 199,732 km/h)
2.º Fernando Alonso (Espanha/Renault), a 18.658
3.º Jenson Button (Grã-Bretanha/Honda), a 19.394
4.º Michael Schumacher (Alemanha/Ferrari), a 24.094
5.º Kimi Raikkonen (Finlândia/McLaren-Mercedes), a 28.503
6.º Giancarlo Fisichella (Itália/Renault), a 30.287
7.º Rubens Barrichello (Brasil/Honda), a 40.294
8.º Pedro de la Rosa (Espanha/McLaren-Mercedes), a 52.068
9.º Robert Kubica (Polónia/BMW Sauber), a 1:07.642
10.º Takuma Sato (Japão/Super Aguri), a 1 volta
11.º Scott Speed (EUA/Toro Rosso), a 1 volta
12.º Robert Doornbos (Holanda/Red Bull-Ferrari), a 1 volta
13.º Vitantonio Liuzzi (Itália/Toro Rosso), a 1 volta
14.º Christijan Albers (Holanda/Midland), a 1 volta
15.º Tiago Monteiro (Portugal/Midland), a 2 voltas
16.º Sakon Yamamoto (Japão/Super Aguri), a 2 voltas
Mundial de Pilotos:
1.º FERNANDO ALONSO (Espanha/Renault), 134
2.º Michael Schumacher (Alemanha/Ferrari), 121
3.º Felipe Massa (Brasil/Ferrari), 80
4.º Giancarlo Fisichella (Itália/Renault), 72
5.º Kimi Raikkonen (Finlândia/McLaren), 65
6.º Jenson Button (Grã-Bretanha/Honda), 56
7.º Rubens Barrichello (Brasil/Honda), 30
8.º Juan Pablo Montoya (Colômbia/McLaren), 26
9.º Nick Heidfeld (Alemanha/BMW Sauber), 23
10.º Ralf Schumacher (Germany/Toyota), 20
11.º Pedro de la Rosa (Espanha/McLaren), 19
12.º Jarno Trulli (Itália/Toyota), 15
13.º David Coulthard (Grã-Bretanha/Red Bull), 14
14.º Mark Webber (Austrália/Williams), 7
15.º Jacques Villeneuve (Canadá/BMW Sauber), 7
16.º Robert Kubica (Polónia/BMW Sauber), 6
17.º Nico Rosberg (Alemanha/Williams), 4
18.º Christian Klien (Áustria/Red Bull), 2
19.º Vitantonio Liuzzi (Itália/Toro Rosso), 1
Mundial de Constructores:
1.º RENAULT, 206
2.º Ferrari, 201
3.º McLaren-Mercedes, 110
4.º Honda, 86
5.º BMW Sauber, 36
6.º Toyota, 35
7.º RedBull - Ferrari, 16
8.º Williams - Cosworth, 11
9.º Toro Rosso - Cosworth, 1
Algumas fotos do GP Brasil
Schumacher não teve a sorte necessária para vencer a corrida. Logo nas voltas iniciais, o piloto alemão teve um furo na roda traseira esquerda, e ao ir às boxes, passou para a última posição da corrida. O titulo estava praticamente entregue, com Alonso a não precisar de se preocupar com a posição que ocupava, já que era quase impossível ao alemão vencer a corrida. Massa sentiu-se também mais à vontade para vencer em casa, não tendo a preocupação de aguentar o pelotão para Schumacher.
Mesmo com o azar, o piloto alemão fez uma corrida absolutamente fabulosa, terminando na 4ª posição, e fazendo uma ultrapassagem ao seu sucessor na Ferrari, Raikonnen, digna de figurar nas melhores de sempre da história da F1. A última corrida de Schumi foi digna daquilo que foi a sua carreira, um piloto rápido, agressivo, que nunca baixa a cabeça. O grande campeão sai da "sua" modalidade de cabeça erguida. A grande incógnita é saber como vai sobreviver a F1 na era pós-Schumacher, com Alonso na próxima época a rumar à McLaren e Raikonnen a ir fazer companhia a Felipe Massa na Ferrari.
Tiago Monteiro fez mais uma corrida ao seu estilo, consegundo rivalizar durante algum tempo com o Red-Bull de Doobrnos, e terminando na 15ª posição, atrás do seu companheiro de equipa, o holandês Albers. A permanência de Monteiro na F1 é ainda uma incógnita, com o próprio a revelar que as negociações estão bem encaminhadas e que nos próximos dias poderão haver novidades. Com a saída de Schumacher, era bom que Monteiro ficasse na F1, para o público português acompanhar com mais interesse a modalidade. E sabe-se que a Spyker já garantiu motores Ferrari para a próxima época, com os quais Monteiro e Albers poderiam mostrar algo mais na modalidade.
Classificação da Corrida:
GP Brasil (305,909 kms)
1.º Felipe Massa (Brasil/Ferrari), 1h31:53.751 (média: 199,732 km/h)
2.º Fernando Alonso (Espanha/Renault), a 18.658
3.º Jenson Button (Grã-Bretanha/Honda), a 19.394
4.º Michael Schumacher (Alemanha/Ferrari), a 24.094
5.º Kimi Raikkonen (Finlândia/McLaren-Mercedes), a 28.503
6.º Giancarlo Fisichella (Itália/Renault), a 30.287
7.º Rubens Barrichello (Brasil/Honda), a 40.294
8.º Pedro de la Rosa (Espanha/McLaren-Mercedes), a 52.068
9.º Robert Kubica (Polónia/BMW Sauber), a 1:07.642
10.º Takuma Sato (Japão/Super Aguri), a 1 volta
11.º Scott Speed (EUA/Toro Rosso), a 1 volta
12.º Robert Doornbos (Holanda/Red Bull-Ferrari), a 1 volta
13.º Vitantonio Liuzzi (Itália/Toro Rosso), a 1 volta
14.º Christijan Albers (Holanda/Midland), a 1 volta
15.º Tiago Monteiro (Portugal/Midland), a 2 voltas
16.º Sakon Yamamoto (Japão/Super Aguri), a 2 voltas
Mundial de Pilotos:
1.º FERNANDO ALONSO (Espanha/Renault), 134
2.º Michael Schumacher (Alemanha/Ferrari), 121
3.º Felipe Massa (Brasil/Ferrari), 80
4.º Giancarlo Fisichella (Itália/Renault), 72
5.º Kimi Raikkonen (Finlândia/McLaren), 65
6.º Jenson Button (Grã-Bretanha/Honda), 56
7.º Rubens Barrichello (Brasil/Honda), 30
8.º Juan Pablo Montoya (Colômbia/McLaren), 26
9.º Nick Heidfeld (Alemanha/BMW Sauber), 23
10.º Ralf Schumacher (Germany/Toyota), 20
11.º Pedro de la Rosa (Espanha/McLaren), 19
12.º Jarno Trulli (Itália/Toyota), 15
13.º David Coulthard (Grã-Bretanha/Red Bull), 14
14.º Mark Webber (Austrália/Williams), 7
15.º Jacques Villeneuve (Canadá/BMW Sauber), 7
16.º Robert Kubica (Polónia/BMW Sauber), 6
17.º Nico Rosberg (Alemanha/Williams), 4
18.º Christian Klien (Áustria/Red Bull), 2
19.º Vitantonio Liuzzi (Itália/Toro Rosso), 1
Mundial de Constructores:
1.º RENAULT, 206
2.º Ferrari, 201
3.º McLaren-Mercedes, 110
4.º Honda, 86
5.º BMW Sauber, 36
6.º Toyota, 35
7.º RedBull - Ferrari, 16
8.º Williams - Cosworth, 11
9.º Toro Rosso - Cosworth, 1
Algumas fotos do GP Brasil