domingo, 24 de setembro de 2006
Vanessa Fernandes: 12ª Vitória consecutiva e titulo garantido
A portuguesa Vanessa Fernandes, vice-campeã mundial de triatlo, igualou hoje o recorde de 12 vitórias consecutivas ao vencer a etapa chinesa da Taça do Mundo, assegurando um triunfo quase certo no circuito mundial.
Vanessa Fernandes foi a atleta mais forte no percurso de Pequim, semelhante ao que será utilizado nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, terminando em 2.03,16 horas os 1500 metros de natação, 40 quilómetros de ciclismo e os 10 quilómetros de corrida da 14.ª etapa do calendário de 2006.
Apesar da vitória, Vanessa Fernandes mostrou-se modesta no final da prova, considerando, em declarações à agência Lusa, que " o que fica na história é ser campeã do mundo e campeã olímpica".
Vanessa Fernandes deixou em segundo lugar a campeã mundial da modalidade, a australiana Emma Snowsill, com mais 1,07 minutos, enquanto a atleta do Luxemburgo, Elizabeth May chegou em terceiro lugar, com mais 01,56 minutos que a portuguesa.
"Estou contente com a época que estou a ter, principalmente por ter conseguido ganhar, apesar de não estar em grandes condições", considerou Vanessa Fernandes, que continua a recuperar de problemas no tendão de Aquiles.
Com o triunfo de Pequim, Vanessa Fernandes é a virtual vencedora do circuito mundial, mesmo sem sequer participar nas duas últimas etapas, nas quais Emma Snowsill também já anunciou que não vai participar.
O recorde de 12 vitórias seguidas foi estabelecido por Emma Carney entre 1993 e 1995, quando apenas cerca de três dezenas de atletas femininas disputavam a Taça do Mundo.
A série de 12 vitórias de Vanessa Fernandes teve início em Madrid em 2004 até culminar na prova de Pequim.
"O circuito obriga os atletas a ser fortes e inteligentes", disse a atleta portuguesa, comentando o percurso da prova de hoje, que serviu de primeiro ensaio geral para o circuito dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
"Para vencer neste percurso é preciso ser bom ciclista, bom nadador e bom corredor", adiantou.
Sérgio Santos, Director Técnico da equipa portuguesa, considerou que a vitória de Vanessa Fernandes foi "gratificante" porque, disse, "a Vanessa vinha para esta prova sabendo que estava cá a campeã do mundo em título e foi mais forte".
"Mais dos que as 12 vitórias seguidas, que eu coloco claramente em segundo ou terceiro plano, é o facto da Vanessa ter conseguido chegar aqui e conseguir ganhar à campeã do mundo em título no terreno dela, que é a corrida", afirmou Sérgio Santos.
Vanessa Fernandes assumiu desde o início da prova um ritmo forte e atacante para desgastar as adversárias, tendo em especial cansado Emma Snowsill na prova de bicicleta, o que veio depois a ser vital nos 10 quilómetros finais de corrida.
"Vencer no percurso chinês é um bom indício para os Jogos Olímpicos, e sobretudo deixa-nos seguro que podemos vir para aqui lutar", considerou o Director Técnico português, que classificou o traçado de Pequim como "duro mas interessante, um dos mais bonitos do circuito mundial e com um ambiente sem igual para o público".
Sérgio Santos disse ainda que Vanessa Fernandes "competirá muito pouco na temporada de 2008" e adiantou que o objectivo para 2006 e 2007 é assegurar a qualificação olímpica da atleta portuguesa.
"Queremos sujeitar a Vanessa ao maior número de situações desportivas possíveis, para que ela esteja psicologicamente e desportivamente preparada para enfrentar os Jogos Olímpicos", afirmou o responsável português.
Texto: Record Online