<BLOG DO VALENTE: Homenagem aos campeões: Michael Schumacher

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Homenagem aos campeões: Michael Schumacher

Michael Schumacher anunciou no último Grande Prémio de Monza, que a sua carreira iria chegar ao fim no final desta época. Como grande campeão que é, o Blog do Valente não poderia deixar de fazer uma singela homenagem ao piloto que é considerado por muitos o melhor de sempre, enquanto que outros lembram todas as polémicas que o envolveram durante a sua carreira.

Onde tudo começou...

Schumacher começou a sua carreira no desporto motorizado quando tinha apenas quatro anos, na corridas de "karting", onde entrou com um carro construido pelo seu pai, que detinha (e ainda detem) uma pista para o efeito em Kerpen, na Alemanha. Aos 12 anos obteve a sua primeira licença e no periodo entre 1984 e 1987 venceu numerosos campeonatos de kart, alemães e europeus. Em 1988, entrou na Formula Ford e na Formula 3 alemã, onde foi campeão em 1990. Em 1991 ascendeu ainda mais na carreira, participando no programa "Mercedes Junior Racing", do Campeonato do Mundo de Endurance, onde venceu duas corridas. Competiu ainda no Formula 3000 japonesa e no Campeonato alemão de Tourismo, antes de dar o grande salto para a Fórmula 1...

A tão ansiada estreia...

Schumacher estreou-se na F1 ao volante de um Jordan-Ford, no GP da Bélgica de 1991, substituindo o francês Gachot. Surpreendeu ao garantir logo o 7º posto na qualificação, melhor que o seu companheiro, De Cesaris, que tinha, na altura, 11 anos de competição. Na corrida abandonou na primeira volta, com um problema mecânico.

Os primeiros anos dourados...

Após a primeira corrida, a primeira polémica. Schumacher foi para a Benetton após a sua estreia, com Eddie Jordan a afirmar que a escuderia italiana lhe tinha "roubado" o pilto. Schumi não se preocupou com isso e começou o seu fantástico trabalho que culminaria com os primeiros titulos da carreira. Nos primeiros dois anos na Benetton, o piloto alemão surpreendia pela rapidez e consistência da sua condução, vencendo novamente em Spa-Francochamps e terminando o campeonato na 3ª posição, à frente do tri-capeão do mundo Ayrton Senna. Em 1993, Schumi venceu em Portugal, mas o Benetton estava longe de poder competir com os Williams e com o McLaren de Ayrton Senna.

O primeiro título...E a primeira polémica...

Em 1994 tudo foi diferente. Michael Schumacher conseguia finalmente o seu primeiro titulo mundial, numa época que ficou marcada por muita controvérsia e pela morte de Ayrton Senna e Ratzenberger no Grande Prémio de San Marino. Schumacher venceu seis das primeiras sete corridas, mas uma grande polémica, com a utilização de equipamento proibido (não só pela Benetton como por outras equipas) que nunca conseguiu ser descoberta pela FIA. Damon Hill foi o grande opositor de Schumi depois da morte de Senna, e chegaram ao último grande prémio da temporada separados por um ponto. No Grande Prémio da Austrália, Schumacher teve uma atitude controversa, colidindo com Hill, que fez com que ambos desistissem e assim Schumacher era campeão do Mundo. Mas as polémicas não terminaram aqui..

O primeiro título...Sem polémica

No campeonato de 1995, o dominio de Schumacher foi esclarecedor. A Benetton mudou de motores Ford para motores Renault, e Schumacher terminou o campeonato com 33 pontos de avanço sobre o segundo classificado, Damon Hill, com a Benetton a conquistar o titulo de construtores, com Schumacher e Johnny Herbert. Schumi tornava-se assim o piloto mais jovem de sempre a vencer dois campeonatos seguidos e percebia-se que se estava perante um génio da modalidade. Nestes dois anos, o piloto alemão venceu 17 das 31 corridas em que participou, terminando 21 vezes no pódio.

A transferência para a Ferrari...

Em 1996, Michael Schumacher passou para a Ferrari, num momento em que a escuderia italiana não estava bem, já que não vencia um campeonato desde 1979. Muitos não perceberam porque Schumacher se mudou da Benetton, uma das melhores equipas do circo, para a Ferrari que nada vencia há quase vinte anos. Mas Schumi, com o tempo, explicou aos adeptos porque o fez...

Na sua primeira época na Ferrari, Schumacher terminou em terceiro no campeonato de pilotos, atrás dos dois Williams. Venceu os GP de Espanha, Bélgica e Itália, e em França, depois da pole-position, rebentou o motor na volta de formação. Na época seguinte, em 1997, a Ferrari viu-se novamente na luta pelo título, com Schumi a lutar pelo campeonato até ao fim, com o canadiano Jacques Villeneuve. Na última corrida, e novamente na Austrália, Schumacher fez o mesmo que tinha feito com Damon Hill, e colidiu com o piloto canadiano para o atirar fora da pista. Desta feita não resultou, Schumi teve de desistir, Villneuve conseguiu continuar e terminou a corrida em terceiro, garantindo o titulo mundial. Numa decisão também controversa, a FIA resolveu desclassificar o alemão deste campeonato, mas com as vitórias, pontos e poles a figurarem no historial de Schumacher.

Em 1998, começou a guerra dos pneus, com a Bridgestone a ameaçar a hegemonia da Goodyear na modalidade. A McLaren, equipada com a nova marca de pneus, tinha o carro mais rápido, e Schumacher tinha de rivalizar com isso. Tornou-se o primeiro piloto a vencer uma corrida depois de partir das boxes, no GP de Inglaterra, e mais uma vez um episódio controverso a marcar a época do alemão. Embora desta vez tenha sido ao contrário. No GP da Bélgica, David Coulthard embateu na traseira do piloto alemão, fazendo-o desistir, alegadamente para ajudar o seu companheiro de equipa, Mika Hakkinen, a conquistar o titulo dessa temporada. Schumi entrou de rompante pela box da McLaren, acusando Coulthard de o tentar matar. No final, Hakkinen foi campeão na última corrida, o GP do Japão, depois de Schumi desistir nessa corrida.

A pior época do alemão...

Em 1999, a Ferrari festejaria o primeiro titulo de construtores, desde que o alemão chegou. O titulo de pilotos fugiu a Schumacher, depois de um grave acidente no GP da Inglaterra o ter afastado de várias corridas, após ter partido uma perna, numa saida de pista bastante aparatosa onde embateu nos pneus a mais de 200 quilómetros horarios. Voltou seis semanas depois para tentar ajudar o seu companheiro de equipa, Eddie Irvine a conquistar o titulo, mas mais uma vez Mika Hakkinen venceu o último grande prémio em Suzuka, e tornou-se de novo campeão mundial.

Finalmente campeão na Ferrari...

O ano de 2000 foi marcante, não só para Michael Schumacher como também, e principalmente, para a Ferrari. Schumi deu o primeiro campeonato de pilotos à escuderia italiana desde 1979, quando Jody Schekter venceu o mundial. Em mais um ano de muita luta com o finlandês Mika Hakkinen, Schumacher venceu as primeiras 3 corridas da temporada, e cinco nas oito primeiras. Com algumas desistências a meio da temporada, Hakkinen conseguiu ultrapassar o piloto alemão, que ao vencer em Monza nesse ano, colocou-se novamente na rota do titulo. Nessa corrida, Schumacher bateu o recorde de vitórias pessoal de Ayrton Senna, e pela primeira vez viu-se que o piloto alemão não era apenas uma máquina, como afirmou Jean Todt. Confrontado com esse feito na conferência de imprensa no final do grande prémio, Schumi não conseguiu conter a emoção de bater o recorde, o primeiro de muitos na sua carreira. O campeonato ficou resolvido na penúltima corrida, em Suzuka, quando Schumi venceu Hakkinen, conquistando o terceiro titulo pessoal.

Caminho para o penta-campeonato!!

A partir desta época, a Fórmula 1 encarou Michael Schumacher com outros olhos. Schumi venceu o primeiro de cinco titulos consecutivos, que só terminaram em 2005, quando o piloto alemão foi derrotado pelo jovem espanhol Fernando Alonso, o mais jovem campeão de sempre. Em 2001, o piloto alemão não teve qualquer concorrência à altura, com Coulthard, Hakkinen e o seu irmão, Ralf Schumacher, a conseguirem obter vitórias, mas sem nunca ameaçarem a hegemonia de Schumi. Venceu assim o seu quarto titulo e bateu o recorde de vitórias totais em grandes prémios, ultrapassando o recorde que pertencia ao francês Alain Prost, de 52 vitórias. Em 2002, viria a igualar aquele recorde que todos julgavam ser inantigivel. Cinco titulos mundiais, igualando o recorde do mitico Juan Manuel Fangio. Bateu mais um recorde, ao vencer 11 corridas na mesma época, mais duas que o recorde de Nigel Mansell. A Ferrari dominou totalmente a época, com 15 vitórias em 17 corridas, e Michael terminou todas as corridas no pódio, também um recorde.

2003 seria então o ano da confirmação desse recorde que parecia inatingivel. Schumacher venceu o sexto titulo mundial, quebrando o recorde de Fangio. Numa época onde o sistema de pontuação foi alterado, o alemão contou com a excelente temporada de Kimi Raikkonen para lhe fazer frente, garantindo apenas o titulo na última corrida e apenas por dois pontos. Montoya cedo ficou pelo caminho do titulo, e Schumi batia o maior recorde de todos. Em 2004 o sétimo título, e quinto consecutivo. E mais dois recordes. O piloto alemão venceu 12 das primeiras 13 corridas da época, só falhando o GP do Mónaco, após um controverso acidente com Montoya. Estabeleceu também o novo recorde de 13 vitórias numa época (depois das 11 em 2002) e um novo recorde de pontos, terminando a época com 148 pontos.

Época negra...

Em 2005 a Ferrari apresentou-se muito abaixo daquilo a que todos estavam habituados. Tanto o carro como os pneus Bridgestone, que formaram parceria brilhante durante os anos anteriores, falharam no planeamento e desenvolvimento da época, e Michael Schumacher não conseguiu lutar de igual com o Renault de Fernando Alonso. Schumi terminou em terceiro a época, deixando fugir o título de piloto para o espanhol e o de construtores para a Renault. Apenas venceu uma corrida nessa época, no GP dos Estados Unidos, que ficou famoso pelo facto de terem participado apenas seis carros, devido aos problemas de segurança dos carros que equipavam pneus Michelin (Tiago Monteiro garantiu o primeiro pódio português nessa corrida). Foi um ano negro, com o piloto alemão a ter muitos problemas em corrida e algumas colisões que o fizeram desistir de muitos GP.

Rumo ao oitavo???

A época nem começou mal para Schumacher este ano. Na primeira corrida, no Bahrain, Schumi igualou mais um recorde, desta feita o de total de pole positions, que pertencia a Ayrton Senna e estava nas 65 pole positions. Garantiu na corrida o segundo lugar atrás do campeão em titulo, Alonso. Na terceira corrida, em San Marino, Schumi garantiu então esse recorde, conseguindo a sua 66ª pole position da carreira. Num intenso duelo com Alonso, Schumi levou a melhor e venceu a primeira corrida desde o GP do Japão de 2004 (se não tivermos em conta o GP dos EUA de 2005). No Mónaco, a primeira grande polémica desta época. Schumi garantiu a pole, mas depois de ter parado o seu Ferrari no meio da pista nos últimos segundos de qualificação, quando Alonso ainda estava numa volta rápida e com um melhor tempo. Se foi propositado ou não nunca se saberá, mas Schumacher foi penalizado, partiu do 22º e ultimo posto para terminar a corrida no 5º lugar, após mais uma brilhante recuperação num circuito onde é muito complicado ultrapassar. Em Monza aconteceu então aquilo que todos esperavam. Michael Schumacher anunciou o seu abandono no final da época, depois de mais uma brilhante vitória no circuito italiano, casa da Ferrari. Venceu à frente de Kimi Raikkonen, seu sucessor na Ferrari, e tem agora o resto da época para tentar acrescentar mais um titulo ao seu vasto curriculo.

Restam três corridas para o final da temporada. Schumacher está a dois pontos do actual campeão, Fernando Alonso. Depois de anunciar o abandono, muito desejam que o alemão se despeça com o oitavo titulo da sua carreira. Outros desejam que falhe nesta etapa final. Inveja? Sim, muita. Sem dúvida, que Schumacher se deve despedir como sempre foi, como grande campeão da modalidade...

Dados Gerais e curriculo do piloto alemão:

Alcunha: Schumi
Data de Nascimento: 3 de Janeiro de 1969
Natural de: Hurth-Hermulheim, Alemanha
Altura: 1,74m
Peso: 68kg
Residência: Suiça
Familia: Casado (Corrina Betsch) e com dois filhos (Gina-Maria, 9 anos e Mick, de sete)
Hobbies: Futebol, Tenis, Ski.

Total de corridas: 247

Estreia na F1: GP de Spa-Francochamps, 1991 com a Jordan

Primeira vitória: Spa-Francochamps, 1992 com a Benetton

Total de pódios: 153

Total de vitórias: 90

Total de pontos: 1354

Total de Pole-positions: 68

O único piloto a ter terminado uma temporada inteira no pódio, em 2002.

Corridas seguidas com pontos: 24 (2001-2003)

22 vezes venceu, fez a pole e a melhor volta


Vitória largando da pole position: 40

Vitórias no mesmo grande prêmio: 8 (França)

Temporadas seguidas com vitória: 15

Melhores voltas: 75

Pontos na mesma temporada: 148 (2004)

Vitórias na mesma temporada: 13 (2004)

Vitórias seguidas numa temporada: 7 (2004)

Segundos lugares: 43

Voltas na liderança: 5013

247,585 km/h maior média de velocidade em uma corrida

Maior período como campeão: Quatro anos, 11 meses e 17 dias (8 de outubro de 2000 a 25 de setembro de 2005)


Título mais rápido: 2002 (foi campeão em julho com seis corridas de antecedência)

Título com maior vantagem de pontos: 67 (2002)

Schumacher e o brasileiro Rubens Barrichello também têm o recorde de dobradinhas na história da Fórmula 1: 24 (2000-2005)

Títulos:
7 vezes campeão do Mundo de Fórmula 1, em 1994 e 1995 (Benetton) e 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004 (Ferrari)

Equipas:
1991 - Jordan (apenas uma corrida)
1991-1995 - Benetton
1996-2006 - Ferrari

Todas as épocas da F1:
1991 - Jordan, 0 pontos
1992 - Benetton, 53 pontos (3º), 1 vitória
1993 - Benetton, 52 pontos (4º), 1 vitória
1994 - Benetton, 92 pontos (1º) 8 vitórias
1995 - Benetton, 102 pontos (1º) 9 vitórias
1996 - Ferrari, 59 pontos (3º), 3 vitórias
1997 - Ferrari, 0 pontos (Desclassificado), 5 vitórias
1998 - Ferrari, 86 pontos (2º), 6 vitórias
1999 - Ferrari, 44 pontos (5º), 2 vitórias
2000 - Ferrari, 108 pontos (1º), 9 vitórias
2001 - Ferrari, 123 pontos (1º), 9 vitórias
2002 - Ferrari, 144 pontos (1º), 11 vitórias
2003 - Ferrari, 93 pontos (1º), 6 vitórias
2004 - Ferrari, 148 pontos (1º), 13 vitórias
2005 - Ferrari, 62 pontos (3º), 1 vitória
2006 - Ferrari, 106 pontos (2º), 6 vitórias (faltam 3GP para terminar a época)

Fonte:
www.mschumacher.com
Wikipedia
www.michael-schumacher.de
www.news.bbc.co.uk


Comments:
Mto bom texto. continua com o excelente trabalho que tens feito, mesmo que os comentários escasseiem de vez em quando.Força!
 
o schumacher é um campeao e a formula 1 vai ficar mais pobre

http://futeboldoburgo.blogspot.com/
 
Para mim k me lembro perfeitamente da 1ª corrida deste alemão no circuito de SPA, é com alguma mágoa que me vejo orfão de piloto para o róximo campeonato. Antes de Schumacher era por Alan Prost que eu torcia e lembro-me bem do dia em que decidi que iria apoiar Michael Schumacher. Foi nesse grande prémio de SPA que percebi logo k havia ali mais do k um simples rokkie a desbotar. Nem sempre consensual deixa a sua marca na história do desporto e da modalidade. Goste-se ou não é um campeão!! Não lhe pagam para ser simpático e sempre pagou em pista os excessos que cometeu fruto do seu feitio temperamental. Muitos ainda hoje não eskeçem akela tarde de 1 de Maio de 2004 quando festejou efusivamente a vitória no circuito de San Marino quando 2 horas antes Ayrton Senna da Silva havia sofrido um grave acidente. Durante toda a carreira carregou essa vitória sobre ele. Mas lembro aqui que ele é alemão e só quem nunca convivei com alemães é incapaz de perceber o temperamento de um. Bem haja Schumacher. Vou sentir saudades na partida. Aguardo por um piloto que me convença. Tou orfão no momento. Mas tenho um fealing... Janssen Button
 
Tenho pena que Schumacher vá embora... mas lá vai ter de ser.

Tive a pesquisar e descobri o teu blog, e dou.te os parabéns... gostei imenso.

Cumps e prometo visitar, sempre que puder... vou adicionar no meu...

www.primeiraliga.blog.com
 
Desde de 1993, estava no 6ºano, que me lembro de seguir com atenção a F1. Desde de logo o Schumi foi um idolo para mim, a frieza e sangue frio nas corridas sempre foi o que mais admirei.
Lembro-me, como se fosse on tem, da enorme alegria que tive quando em 1993 ganhou o GP de Portugal. Nesse GP com um carro incapaz de lutar pelos titulos mundiais, Schumi venceu implacavelmente Prost, Senna, Mansell e outros.
Porém, lembro ainda melhor do GP do Japão em 1994. Foi uma alegria imensa ver o Schumi campeao!! Fala-se de varias polemicas ao longo dessa epoca, relembro no entanto que o grande Schumi foi impedido de participar em dois grandes premios por uma penalização injusta no GP de Espanha. Neste mesmo GP, no 1º terço da corrida a caixa de velocidades encravou na 5ª velocidade e o Schumi que ia em primeiro acabou em 2ª lugar, numa das mais brilhantes corridas de sempre que fez.
O 2º titulo foi um passeio. Mas como fã do garnde Schumi havia uma coisa que me incomodava: ver a minha querida Ferrari nas ruas da amargura e apoiar uma escuderia com motores franceses. Quando soube que Schumi assinara pela Ferrari foi outra enorme satisfaçao, o meu piloto favorito na escuderia que sempre apoiei. A partir desse momento, queria o titulo de pilotos na mesma escuderia do titulo de construtorews pela 1ª vez.
1996, 1997, 1998, e 1999 foram anos de grande sofrimento. Faltava sempre algo ao Ferrari, e ver os Williams e os Maclaren ganhar foi muito duro; principalmente por se começar a duvidar da parceria Ferrari-Schumi. Porém a verdade e que o carro ia evoluido, e nao pouco ainda que nao o suficiente, de ano para ano.
De 2000 a 2004 ver F1 teve um encanto especial. Ver o maior piloto de todos tempos ser campeão pela maior escuderia de todos tempos foi especial. Lembro-me muito bem da vitória em Monza em 2000. Foi lindo!!!! No dia que o Schumi gamhou o campeonato festejei tanto como quando o Benfica foi campeão em 2005.
Em 2006 espero pelo 8º titulo mundial e se acontecer será sem duvidas o mais brilhante de todos, depois de uma enorme falta humildade em 2005 por parte da Ferrari (que só no 2º GP na Europa é que teve o carro desse ano pronto) o Schumi assumiu dessde logo que objectivo era ser campeão. A verdade é que se não fosse o erro no Mónaco e o azar na Hungria e o ceptro estava quase garantido.
Grande Nuno muitos parabens por esta tua homenagem ao grande Schumi. No dia 22 de Outubro la comentarei a noticia que dá conta do 8º título do Schumi. Força!!!
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?