<BLOG DO VALENTE: Bwin Liga: 3ª Jornada

segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Bwin Liga: 3ª Jornada

Nesta terceira jornada da Bwin Liga, Porto e Benfica venceram os seus jogos, ao passo que o Sporting foi derrotado pelo Paços de Ferreira em Alvalade, fruto de um golo irregular.

Começemos precisamente pela equipa de Alvalade. O Sporting vinha de uma moralizadora vitória perante o Inter Milão para a Liga dos Campeões, e esperava-se que mantivesse esta boa onda de bons resultados perante o Paços de Ferreira. Mas a primeira parte dos leões deixou muito a desejar. Os jovens leoninos que tanto têm brilhado revelaram algum cansaço, e as coisas não sairam bem nos primeiros 45 minutos. A fechar a primeira parte, ocorreu o lance que decidiu o jogo e que ainda irá dar muito que falar ao longo deste campeonato. A partir de um canto do lado direito do ataque pacence, a bola cai na área e sobra para Ronny que em frente à baliza só tem de encostar. Tudo parece correcto, mas o avançado brasileiro introduziu a bola na baliza com... o braço!! Num movimento ilusório, Ronny desvia a bola com o braço e faz o primeiro golo da noite, com muitos protestos leoninos à mistura. Certamente que João Ferreira não viu o braço a empurrar a bola, mas o posicionamento do árbitro não era o melhor, e foi por isso condicionado. O Sporting ia assim para o intervalo em desvantagem.

Na segunda parte, Paulo Bento lançou Ronny e Yannick para dar um pendor mais ofensivo à equipa, e esse objectivo foi conseguido. O Sporting passou a dominar o jogo, e a atacar muito, mas a maioria das vezes sem criar muito perigo. E sempre que conseguia chegar à baliza tinha pela frente o homem mais inspirado da noite, o guardião Peçanha, sem duvida o melhor homem em campo. Bueno teve também uma excelente ocasião de golo, mas a bola embateu na barra. O Paços tentava, ocasionalmente, o contra-ataque, mas parecia já não ter forças para isso. O jogo chegava ao fim, e o Sporting não conseguia marcar, fruto da pontaria desafinada dos seus jogadores e da excelente exibição de Peçanha. O Sporting perde assim o seu primeiro jogo desta época e está já a três pontos do Porto.

O Benfica recebeu e venceu o Nacional da Madeira, conseguindo os primeiros pontos nesta Liga, depois da derrota no Bessa na última jornada. Foi um Benfica já diferente aquele que se viu ontem, já muito pressionante, com pendor ofensivo, mas que continua a pecar muito no capitulo do passe, tendo ainda algumas dificuldades em fazer a transição defesa-ataque. Na primeira parte, o Benfica parecia um pouco adormecido, sem conseguir chegar com muito perigo à baliza de Diego. Mas à passagem da meia-hora, um canto marcado da esquerda do ataque, uma saída em falso do guardião nacionalista e um remate oportuno de Luisão ao segundo poste davam ao Benfica a vantagem no marcador. Um bom golo do central do Benfica que deu à equipa alguma tranquilidade para praticar um melhor futebol. Até ao intervalo o Benfica ainda conseguiu criar algumas ocasiões de golo, mas normalmente estas ocorriam apenas de lances de bola parada. Na segunda parte, o Benfica apareceu mais solto, e a expulsão de Cleber (segundo amarelo por mão na bola) deu ainda mais tranquilidade à equipa, que mesmo assim teimava em não conseguir chegar ao segundo golo. A jogar com mais uma unidade, o Benfica criou inúmeras oportunidades de golo, com Alcides e Simão (perto do fim) a desperdiçarem as melhores ocasiões de golo. Miccoli regressou aos revaldos e teve também um grande remate que passou perto da baliza, ao passo que Simão parece estar a crescer de forma, e Nuno Assis e Karagounis brilharam muito no meio-campo do Benfica. O árbitro Pedro Henriques teve uma arbitragem segura e serena, estando bem no lance da expulsão, mas com alguns cartões por mostrar a jogadores do Nacional na primeira parte.

Por último, o campeão nacional, Porto, entrou em campo pouco depois de terminado o jogo do Benfica. Na Figueira da Foz, com um imenso nevoeiro, o Porto entrou bem no jogo e mostrou cedo que o queria dominar. Aos 10 minutos de jogo, Marek Cech finaliza bem uma boa jogada de Quaresma, com um potente remate de pé esquerdo, colocando o campeão nacional em vantagem no marcador. A Naval tentou reagir, mas depois de um lance que Helton defendeu por instinto, o mesmo jogador deu inicio a um contra-ataque bem conduzido por Bosingwa na direita. O lateral cruzou para a área onde Mário Sérgio fez auto-golo, numa total atrapalhação com o guardião Taborda. 2-0 aos 26 minutos, e o Porto a ter o jogo controlado e a vitória praticamente garantida. Até intervalo o jogo foi calmo, com o Porto a controlar a partida e a Naval sem conseguir reagir aos dois golos portistas. Na segunda metade, as melhores (e únicas) oportunidades de golo, pertenceram à equipa da casa, com duas boas iniciativas, por Gilmar e Gaucho a incomodarem Helton, mas sempre sem efeito. O jogo foi então descendo de nível, até que terminou, com essa vitória por 2-0 a garantir os três pontos e a liderança isolada (o Braga só hoje faz o seu jogo) na Bwin Liga.

Nos restantes jogos, destaque para a vitória do Beira-Mar sobre o Estrela da Amadora por 2-0, com mais um golo de Mário Jardel, que assim já leva dois na competição. O Maritimo empatou em casa com o Desp. Aves sem golos, enquanto que a Académica recebeu o Belenenses e empatou a uma bola. Hoje realiza-se o Braga-Leiria, e amanhã o Setubal-Boavista fecha a terceira jornada.

Comments:
a caminhada começou...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?