<BLOG DO VALENTE: Caso "Mateus": Trapalhada geral... (Artigo de Opinião)

sábado, 26 de agosto de 2006

Caso "Mateus": Trapalhada geral... (Artigo de Opinião)

O caso é grave. Todos nós sabemos. Por isso, depois das muitas notícias que saíram, é bom que se esclareça um pouco o que realmente se passa. Ontem foi um dia triste no futebol português. É fantástico como à hora de almoço o Belenenses está na primeira liga, mais tarde, segundo um tribunal administrativo que não tem qualquer jurisdição no futebol, é o Gil que vai jogar na Luz. E para confundir tudo mais um bocado, aparece o Leixões a reclamar a presença na Bwin Liga. Confuso? Claro que sim...

Passemos então a enumerar os factos que sucederam neste caso. Em Maio terminou a Liga Betandwin. O Belenenses, que perdeu em Barcelos, estava relegado, juntamente com Guimarães e Penafiel. Mas lembrou-se que o Gil tinha agido contra as leis e apresenta uma queixa. A Liga decide a favor do Gil Vicente, onde se veio a saber que um familiar do presidente do clube de Barcelos tinha direito a voto. Para ajudar à transparência, são nomeados novos juízes, procede-se a nova votação e é decidido a favor do Belenenses ficar na Liga. Isto cerca de dois meses depois. Recurso atrás de recurso, a três dias do inicio do campeonato decisão final. O Belenenses fica na Liga e vai jogar com o Benfica. O Gil Vicente não gosta e recorre a tribunais administrativos, fora da esfera do Futebol. Incrível é saber que o Gil Vicente é penalizado e esta história surge toda por recorrerem a tribunais civis. E agora voltam a fazer o mesmo.

Por último, tivemos o dia de ontem, maravilhoso em emoções, muito mais emocionante que o futebol jogado. Fica o Belenenses, fica o Gil Vicente, vai o Leixões. E o mais impressionante disto tudo é que se andou meses a arrastar o processo, e no último dia existem três decisões diferentes, com trocas e decisões de Liga, FPF e tribunais civis. Impressionante para uma justiça lenta...

Três notas a realçar. O Gil Vicente, representado pelo seu presidente António Fiuza, parece ser o único que ainda não percebeu que errou. Pior, volta a cometer o mesmo erro. O Belenenses desceu no campo, e não parece justo vir agora pedir a permanência na secretaría. O Leixões parece ter alguma razão naquilo que pede, o Belenenses desceu no campo, e sendo o Gil Vicente penalizado quem subia era o que mais fez no campo para isso. Mas também é incrivel, como só no último dia, a poucas horas do inicio do campeonato, e a cerca de meia-hora de encerrar a Liga, a forma como aparece o Leixões, fazendo como o tradicional "tuga" que espera até à última para fazer o que deve e confundir tudo.

Todos nos lembramos do que aconteceu em Itália. E aí falamos de equipas como Juventus, Milan, Lazio, Fiorentina, entre outras. Em Itália, os clubes recorreram dentro das instâncias desportivas. Sob ameaça da Juventus de recorrer a tribunais comuns, a Federação Italiana ameaçou novo castigo e descida à Série C. E falamos de uma Juventus, equipa que nos últimos anos conquistou muitos titulos italianos e europeus. Em Portugal, tudo totalmente diferente. Um clube com a dimensão do Gil Vicente tem de ser protegido, é uma mal enorme para o nosso futebol o Gil Vicente ir parar à segunda liga. Ganhem juízo!! Se o Gil Vicente desceu à segunda, apresentou novo recurso em tribunais comuns, tem de descer à terceira, tal como em Itália.

Será que o interesse do Gil Vicente em ficar na primeira Liga é maior que a participação das equipas portuguesas nas provas da UEFA e até mesmo da selecção portuguesa provavelmente no Europeu? É que a UEFA já avisou, quem não respeita as leis e deixa os clubes recorrer a tribunais comuns, sofre pesadas sanções. E quem pagará o prejuízo das nossas equipas não poderem ir à competições europeias? Ou da nossa selecção não participar no Europeu 2008? A FPF? A LPFP? Não me parece...

Depois do jogo com o Benfica, o treinador do Austria Viena afirmou que os seus jogadores não tiveram "tomates" para abordar o jogo. Parece que o austríaco não conhece as decisões dos nossos dirigentes do futebol...

Obs: É um artigo meramente de opinião. Pelo caso complexo que se apresenta achei necessário fazê-lo, para tentar apresentar os factos de uma forma mais clara. Comentem, a opinião de todos é importante!!

Comments:
É o fim da picada meu cara.Gente sem escrúpulos e vaidade acima da razão
 
hello, antes de mais fica aki registado o meu apreço pelo artigo de opinião do Nuno. Mais do que saber quem tem razão porque não cabe esse papel, constatamos o ridículo de tudo isto.Haverá memória de em algum país civilizado ter acontecido algo semelhante??Que credibilidade querem dar a um campeonato qd no seu 1º dia está claramente deficitário???À boa maneira "tuga" há k agradar a Deus sem deixar de dormir com o Diabo. Tenham todos vergonha e os Srs da Liga e FPF que se demitam todos de forma a repor a pouca credibilidade que ainda resta ao nosso futebol. Uma última palavra para o Governo.Será assim tão descabido o Exmo Sr Secretário de Estado do Desporto vir a terreiro exigir a normalidade do funcionamento das instituições??Alguém já se deu conta da imagem k este país está a passar para o exterior??Não caberá ao governo exigir que o bom nome do país sej salvaguardado??

Um ultimo desejo: tirem da tv o presidente do Gil Vicente....quem é akele caramelo para se lhe dar meia hora de tempo de antena???
Ao que chegámos....Triste sina a nossa.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?