domingo, 11 de junho de 2006
Trinidad e Tobago segura Suécia
A selecção de Trindade e Tobago realizou hoje uma excelente exibição ao conseguir empatar frente à Suécia (0-0), mesmo levando em conta que jogaram toda a segunda parte com menos um jogador, após a expulsão de Avery John (46 m).
Embora seja verdade que a Suécia teve mais posse de bola, mais cantos e mais ocasiões de chegar ao golo, a selecção de Trindade e Tobago demonstrou estar muito bem trabalhada pelo seleccionador Leo Beenhakker ao jogar de uma forma consistente, rápida e objectiva, causando assim muitos problemas aos suecos.
Na primeira parte Wilhelmsson e Ibrahimovic tiveram duas soberanas oportunidades para marcarem, mas o guarda-redes Hislop correspondeu com duas defesas excepcionais e manteve o resultado sem alterações.
Na segunda parte, a expulsão de Avery John, logo aos 46 minutos(primeiro jogador expulso neste mundial), faria antever que a selecção de Trindade e Tobago não iria conseguir suster por muito mais tempo o «assalto» dos suecos, mas essa situação não viria a acontecer. Aliás, Trindade e Tobago podia inclusive ter chegado ao golo, após Glen ter feito um disparo fenomenal ao poste.
Depois, a selecção sueca começou progressivamente a aumentar a pressão e a criar sucessivas ocasiões para marcar, só que Allback, que entrou na etapa complementar, demonstrou não estar inspirado e falhou três ocasiões claras de golo...
No final da partida era visível a satisfação da selecção de Trindade e Tobago que conseguiu ganhar o primeiro ponto do seu historial numa fase final de um Mundial.
Ficha de jogo:
Árbitro: Shamsul Maidin, de Singapura.
Equipas:
Trindade e Tobago: Shaka Hislop, Cyd Gray, Brent Sancho, Dennis Lawrence, Avery John, Densill Theobald (Aurtis Whitley, 66), Christopher Birchall, Dwight Yorke, Carlos Edwards, Collin Samuel (Cornell Glen, 52) e Stern John.
Suécia: Rami Shaaban, Erik Edman, Teddy Lucic, Olof Mellberg, Niclas Alexandersson, Tobias Linderoth (Kim Kallstrom, 78), Anders Svensson (Marcus Allback, 62), Freddie Ljungberg, Christian Wilhelmsson (Mattias Jonson, 78), Zlatan Ibrahimovic e Henrik Larsson.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Avery John (15 e 46), Dwight Yorke (74) e Henrik Larsson (90). Cartão vermelho para Avery John (46), por acumulação de advertências com o amarelo.