segunda-feira, 26 de junho de 2006
SOFRE PORTUGAL!!!
Foi um jogo de muitos nervos, com Portugal a entrar mal no jogo. A Holanda conseguiu superiorizar-se no inicio, e criou logo alguns lances perigosos, principalmente com os remates de longe de Van Bommel e Van Persie, e do irrequieto Robben. Aos sete minutos uma entrada violentissima sobre Cristiano Ronaldo praticamente "arrumou" o craque português, que ainda jogou até aos 33', quando caiu no chão e foi substituido. Mas antes disso, à passagem do minuto 23, Maniche volta a marcar à equipa holandesa.
Um cruzamento rasteiro de Deco, a bola a chegar a Pauleta, que a deixa para Maniche, que a desvia do seu opositor e remata para o fundo da baliza de Van der Sar. Mais um grande golo de Maniche contra a Holanda depois daquele fantástico golo que o médio português marcou à mesma equipa durante o Euro-2004. Portugal ganhava então confiança, a Holanda parecia acusar um pouco o golo, mas até intervalo as melhores oportunidades continuaram a pertencer aos holandeses.
Já nos descontos da primeira parte, o primeiro balde de água fria para a equipa portuguesa. Costinha, já amarelado, tem um lance de pura ingenuidade, e corta a bola com a mão no meio-campo, num lance totalmente inofensivo. Segundo amarelo e consequente expulsão, e as contas a complicarem-se para a equipa portuguesa.
Scolari teve então que mexer na equipa, e começou a segunda parte com Petit para fazer o lugar do expulso Costinha, e tirou Pauleta, deixando Figo e Simão soltos nas alas, numa clara aposta para defender o resultado e tentar explorar o contra-ataque sempre que possível. Esperava-se uma Holanda muito ofensiva na segunda parte, o que so aconteceu a espaços, já que os holandeses embora dominando a posse de bola, criaram poucas oportunidades de golo iminentes. A mais clara de todos surgiu logo aos 5 minutos da segunda parte, num remate potente de Cocu que embateu na barra da baliza de Ricardo e voltou para trás, com o guardião português a desviar a bola com o olhar..Os deuses estavam do nosso lado...
Depois disto, a Holanda continuou a dominar, mas Portugal conseguia uma vez por outra lançar o contra-ataque com o irreverente Simão a dar algum trabalho aos defesas holandeses. O jogo ficou totalmente "partido" a partir do momento em que o búlgaro Ivanov perdeu o controlo do jogo. Cartão atrás de cartão, muita confusão entre os jogadores, com muito pouco fair-play de ambas as partes, onde se destaca o lance em que os holandeses não devolveram a bola depois do jogo ter parado para dar assistência a Ricardo Carvalho, no lance que originou o primeiro cartão amarelo a Deco. O luso-brasileiro, viu o segundo pouco depois, ao ter impedido a Holanda de prosseguir o jogo. Faltou o cartão para Cocu, que puxou violentamente Deco. Na Holanda, Boulahrouz e Van Bronckhorst viram também o vermelho por acumulação, num jogo que ficou marcado por ser o que mais cartões teve em toda a história dos mundiais. Para título de exemplo, Portugal em 10 faltas cometidas (total do jogo) viu 9 cartões amarelos!!! E a Holanda que fez 15 faltas viu mais um cartão que Portugal. Blatter considerou mesmo que Ivanov não esteve à altura do jogo.
Mas arbitragens à parte, Portugal acaba por ser um justo vencedor, marcou um grande golo e conseguiu aguentar uma Holanda que nunca teve grandes ocasiões de golo (exceptuando esse lance de Cocu). Agora venha a Inglaterra, mais um velho conhecido, mais um que ficou pelo caminho à dois anos no "nosso" Euro. Não temos Deco nem Costinha, e Cristiano ainda é duvida, sem contar com os muitos amarelados.. Mas é para ganhar, e quem aguentou este jogo aguenta mais três.. Ontem a festa foi imensa por este país fora, a primeira vez que os festejos se assimilaram ao festejos de 2004..Força Portugal, o povo está contigo!!
Video do Portugal-Holanda
Achei o jogo mais violento da Copa, e o árbitro russo Valentin Ivan o pior juiz. Portugal jogou muito bem e é bom candidato ao título se continuar com esta garra. Contra Gana a ex- seleção de Scolari vai penar. Acredito que o jogo pode ser ainda mais violento. Ainda bem que Portugal se classificou para as quartas-de-final. Espero que enfrente a “selecinha” Brasileira. Se ler (http://profcorelio.blogspot.com/2006/02/o-uso-poltico-do-futebol.html ) compreenderá o motivo. Estou mais preocupado com a política do meu pais. Esta copa pode atrapalhar os rumos das eleições deste ano se formos Hexa- campeões.
Um abraço
Marco Aurélio
<< Home