<BLOG DO VALENTE: Itália em forma

terça-feira, 13 de junho de 2006

Itália em forma


Um golo em cada parte, apontados por Pirlo (40 m) e Iaquinta (82 m), respectivamente, valeram esta noite entrada com o pé direito no Mundial à «squadra azzurra», ante a nada fácil selecção do Gana (2-0).

Não foi fácil, como se previa, a tarefa dos comandados de Marcelo Lippi, sobre quem recaía grande expectativa nesta estreia no Campeonato do Mundo devido ao escândalo de corrupção que abala o futebol italiano.

Porém, não pareceu haver repercussões na equipa azul, que, desde cedo, começou a acercar-se com perigo da baliza ganesa, bem tapada pelo guarda-redes Richard Kingston. Aliás, a equipa africana não foi «pêra doce», batendo-se sempre muito bem e empregando mesmo toada de parada e resposta ao longo de grande parte da partida. Faltou, no entanto, eficácia no ataque, mas aquele meio-campo...

Por sua vez, a Itália, ainda desfalcada de Zambrotta e Gattuso, mostrou que pode ser apontada como grande candidata ao título. Defesa segura, meio-campo prático e ataque de luxo. O primeiro golo, no entanto, chegou já perto do intervalo pelo médio Andrea Pirlo, num portentoso remate que não deu hipótese ao guarda-redes ganês.

O ritmo baixou na etapa complementar. Apesar da boa réplica dos ganeses, os italianos tentaram impor o seu temido contra-ataque, que valia a dar frutos na parte final, com o golo da tranquilidade, por intermédio de Iaquinta, aproveitando fífia de Kufour. Pelo meio, os ganeses protestaram duas grandes penalidades, parecendo, de facto, que na primeira (empurrão de De Rossi sobre Gyan) tenham razões de queixa.

Em jeito de conclusão: vitória justa, convincente e importante da Itália, depois do sucesso da República Checa no jogo inaugural desta grupo E, ante os Estados Unidos (3-0). Os norte-americanos são, agora, os próximos adversários, no próximo sábado, o mesmo dia em que os ganeses estão obrigados a pontuar frente aos checos.

Com arbitragem do brasileiro Carlos Simon, as equipas alinharam:

ITÁLIA – Buffon, Zaccardo, Nesta, Cannavaro, Grosso, Perrotta, Pirlo, De Rossi, Totti (Camoranesi, 55 m), Toni (Del Piero, 82 m) e Gilardino (Iaquinta, 63 m).

GANA – Kingson, Mensah, Kuffour, Painstil, Pappoe (Shilla (46 m), Appiah, Essien, Muntari, Addo, Amoah (Pimpong, 67 m) e Gyan (Tachie-Mensah, 87 m).

Disciplina: cartão amarelo a De Rossi (10 m), Muntari (41 m), Camoranesi (61 m), Gyan (64 m) e Iaquinta (86 m).

Marcador: 1-0 por Pirlo (40 m); 2-0 por Iaquinta (82 m).

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?