terça-feira, 13 de junho de 2006
Coreia vence Togo
A Coreia do Sul derrotou o Togo por 2-1, na jornada inaugural do Grupo G. Os sul-coreanos, experientes nestas andanças, defrontaram um estreante conjunto africano que deu boa réplica e que esteve em vantagem. A reviravolta asiática surgiu na segunda parte e quando o adversário já jogava com dez.
Os 45 minutos iniciais ficaram pautados pelo equilíbrio, com entrega total dos jogadores das duas equipas mas sem que isso se traduzisse em jogadas de grande perigo. Não foi assim de estranhar que o único golo apontado na etapa inaugural tivesse surgido na sequência de uma desatenção da defensiva sul-coreana, que permitiu a Kader partir isolado para baliza e inaugurar o marcador, à passagem dos 31 minutos.
A Coreia do Sul sentiu grandes dificuldades para colocar em prática o seu futebol rápido, muito por culpa da atitude aguerrida evidenciada pelos africanos no seu sector mais recuado.
A etapa complementar abriu com boa iniciativa do avançado do Togo, Fader, que obrigou o guarda-redes contrário a defesa apertada, para canto. Mas seria a Coreia do Sul a chegar ao golo, num lance que castigou duplamente a formação africana. Abalo cometeu falta à entrada da área, viu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho, e na sequência do livre directo, Lee Chun Soo atirou para o fundo das redes.
O Togo reagiu bem às adversidades e, perante o balanceamento ofensivo da Coreia do Sul, apostava no contra-ataque e na velocidade dos homens da frente para levar o perigo à baliza contrária. Mas às ameaças africanas responderam os asiáticos com mais um golo, e que golo! Ahn Jung Hwan, entrado ao intervalo, desferiu uma autêntica «bomba» para o fundo das redes, à passagem do minuto 71, operando a reviravolta no marcador.
A Coreia do Sul entra assim no Mundial com uma vitória, somando os três primeiros pontos no Grupo G, que para além do Togo integra ainda as selecções de França e Suíça (defrontam-se a partir das 17 horas).
Ficha de Jogo:
Commerzbank Arena, em Estugarda
Árbitro: Graham Poll (Inglaterra)
Assistentes: Glenn Turner e Philip Sharp (Inglaterra)
Coreia do Sul: Lee Woon Jae; Kim Young Chul, Choi Jin Cheul, Kim Jin Kyu (Ahn Jung Hwan, ao int.)e Lee Young Pyo; Song Chong Gug, Park Ji Sung e Lee Eul Yong (Kim Nam Il, 67m); Lee Ho, Lee Chun Soo e Cho Jae Jin (Kim Sang Sik, 83m).
Togo: Agassa; Nibombe, Tchangai, Assemoassa (Forson, 62m) e Abalo; Salifou (Aziawonou, 86m), Toure-Maman e Romao; Senaya, Mohammed Kader e Adebayor.
Ao intervalo: 0-1
Disciplina: Cartão amarelo a Abalo (22m e 53m), Romao (23m), Chong Gug (40m), Lee Schun (50m). Cartão vermelho a Abalo (53m)
Marcadores: 0-1, Kader (31m); 1-1, Lee Schun Soo (54m); 2-1, Ahn Jung (71m)
Resultado final: 2-1.
Melhor em campo : Ahn Jung (Coreia do Sul)