domingo, 11 de junho de 2006
Argentina vence Costa do Marfim
Crespo e Saviola marcaram na vitória da Argentina sobre a Costa do Marfim (2-1), no jogo inaugural do Grupo C do Mundial, em Hamburgo. Drogba reduziu a desvantagem para os «elefantes». O «portista» Lucho Gonzalez rendeu Saviola, aos 75 minutos.
Argentina confirmou o favoritismo e resolveu o jogo na primeira parte. Depois descansou, em vez de tentar resultado mais amplo. O golo de Drogba, aos 82 minutos, se bem que não pusesse em causa a vitória, ainda criou algum nervosismo nas hostes celestes.
O jogo valeu, essencialmente, pela primeira parte. A Costa do Marfim entrou bem, como que a querer bater o pé ao adversário, mas aos poucos as «estrelas» celestes puxaram dos galões e passaram a mandar no jogo. Aos 14 minutos, o guarda-redes costa-marfinense defende um cabeceamento de Ayala dentro da baliza, mas o árbitro auxiliar não sancionou o golo.
Jogava-se em toada de equilíbrio, a Costa do Marfim ganhou dois cantos consecutivos, mas na sequência de livre apontado por Riquelme (23 m), gera-se confusão na área e surge Crespo, «matador», a inaugurar o marcador.
A Costa do Marfim não baixou os braços. Kalou e Keita desfrutaram de boas ocasiões para igualar, mas Saviola, aos 37 m, elevou a vantagem para os argentinos, após excelente assistência de Riquelme.
Nada fazia prever que o jogo baixasse tanto de qualidade na segunda parte. A reacção da Costa do Marfim tardou e a Argentina foi gerindo a vantagem, a meio-gás. Drogba, o mais influente jogador dos «elefantes», era agora uma homem sozinho lá na frente, por «culpa» dos argentinos, que trataram de reforçar o meio-campo e cortar as linhas de passe ao adversário. Ainda assim, o avançado do Chelsea acabou por facturar aos 82 minutos, mas em boa verdade a vitória celeste nunca esteve em causa.
A «poderosa» Argentina, recheada de «estrelas», acusou o cansaço de uma época desgastante para a maioria dos seus jogadores; a Costa do Marfim, também formada por bons jogadores, não soube (ou não conseguiu) tirar partido desse handicap, imprimindo maior velocidade ao seu futebol.
AOL Arena, em Hamburgo
Árbitro: Frank de Bleeckere (Bélgica)
ARGENTINA – Abbondanzieri; Burdisso, Ayala, Heinz, Sorín, Maxi Rogriguez, Mascherano, Cambiasso, Riquelme (Aimar, 90 m), Saviola (Lucho Gonzalez, 75 m) e Crespo (Palacio, 63 m).
COSTA DO MARFIM – Tizié; Eboué, Meité, Kolo Touré, Boka, Zokora, Yaya Touré, Keita (Arouna Koné, 76 m), Kalou (Dindane, 55 m), Akalé (Bakary Koné, 62 m) e Drogba.
Ao intervalo: 2-0
Golos: 1-0, Crespo (23 m); 2-0, Saviola (37 m); 2-1, Drogba (82 m).
Resultado final: 2-1
Cartão amarelo a Saviola, Heinz, Eboué, Lucho Gonzalez e Drogba.