<BLOG DO VALENTE: FC Porto vence Paços de Ferreira por 3-0

domingo, 19 de março de 2006

FC Porto vence Paços de Ferreira por 3-0


O FC Porto, líder, colocou hoje pressão sobre o Sporting, segundo classificado, ao derrotar em casa o Paços de Ferreira por 3-0, em jogo da 27ª jornada da Liga portuguesa de futebol. Com golos de McCarthy, Adriano e Lisandro Lopez, os ''azuis-e- brancos'' aumentaram provisoriamente a vantagem para cinco pontos relativamente aos ''leões'', que, domingo, têm deslocação de risco a Leiria.

Com cinco vitórias nos últimos seis jogos (a excepção foi a derrota com o Benfica), os portistas mantiveram a senda triunfante e continuam praticamente impenetráveis em casa: o último golo sofrido foi contra o Sporting de Braga, na 21ª ronda, no início de Fevereiro. Líder desde a 12ª jornada, o FC Porto exibiu de novo grande apetência atacante e apenas a defensiva do Paços de Ferreira - equipa que se mostrou demasiado cautelosa e só preocupada com o nulo - impossibilitou os ''dragões'' de alcançarem resultado mais dilatado.

A 10ª vitória do FC Porto em casa (mais três empates e uma derrota) começou a ser desenhada aos 31 minutos, por McCarthy, reforçada por Adriano (46) e selada por Lisandro Lopez (74). O Paços de Ferreira, depois de três empates consecutivos, soma a oitava derrota na qualidade de visitante, contra quatro empates e escassas duas vitórias, e mantém-se na zona de despromoção, após o triunfo da Naval 1º de Maio (3-1 com o Nacional, sexta-feira).

O FC Porto, tal como esperado e face à ausência do castigado Pepe, manteve a estrutura táctica em 3x3x4, com Vítor Baía na baliza e uma defesa com Bosingwa (direita), Pedro Emanuel (centro) e Marek Cech (esquerda). No meio-campo surgiram Raul Meireles, Paulo Assunção e Lucho Gonzalez, ficando o ataque entregue a Anderson, Adriano, Benni McCarthy e Ricardo Quaresma.

O treinador do Paços de Ferreira, sem os avançados João Paulo e Ronny, lesionados, chamou para o ataque Edson e Didi e colocou uma linha média com Paulo Sousa, Júnior e Pedrinha. Num sistema em 5x3x2, José Mota escalonou os defesas Primo (direita), Geraldo, Luiz Carlos e Emerson (centro) e Fredy (esquerda), à frente do guarda-redes Peçanha.

Prestes a receber o Sporting para as meias-finais da Taça de Portugal (quarta-feira às 20:45) e ainda a saborear o triunfo com o Marítimo (2-1, após prolongamento), o FC Porto entrou amorfo no encontro e apenas aos 10 minutos, McCarthy (dois golos na Madeira) cabeceou à baliza, após cruzamento de Bosingwa. Consciente de que pontuar seria necessário para fugir da zona de despromoção, o ''onze'' apresentado por José Mota pouco atacava, dava primazia à defensiva e, aos 14 minutos, foi o FC Porto a criar perigo de novo, num remate de Anderson ligeiramente ao lado.

Sem ideias para contrariar a segurança da muralha defensiva pacense, os ''dragões'' procuravam, sem efeito, os cruzamentos longos, mas, num desses lances, aos 31 minutos, McCarthy surgiu isolado a passe de Pedro Emanuel e, depois de ultrapassar o guarda-redes Peçanha, atirou para o primeiro golo do encontro. Ao intervalo, José Mota chamou Júnior Bahia para o lugar de Geraldo, mas seria o FC Porto a ''matar'' de imediato o jogo, com um golo de Adriano, a passe de Anderson, logo aos 46 minutos.

Aos 48, Edson, em excelente posição, poderia ter reduzido e, aos 50, Ricardo Quaresma - esta semana galardoado com o Dragão de Ouro (o mais importante prémio atribuído pelo FC Porto) - atirou ligeiramente ao lado. Aos 56 minutos, o treinador holandês Co Adriaanse resguardou McCarthy - com quatro amarelos poderia ficar ausente do confronto com o Sporting - e chamou o argentino Lisandro Lopez para o seu lugar. José Mota respondeu com a entrada de Renato Queirós, após longa ausência por lesão, e saída de Edson, mas o FC Porto continuou a controlar a partida e a sair para o ataque com perigo. Ricardo Quaresma, e face à proximidade das ''meias'' da Taça de Portugal, também foi poupado por Adriaanse, aos 63 minutos (entrada de Ivanildo), e, aos 74, Lisandro Lopez, a passe de Lucho Gonzalez, estabeleceu o resultado final. Co Adriaanse ainda deu alguns minutos a Hugo Almeida, por troca com Adriano, tal como José Mota fez a Alexandre (saída de Pedrinha).

Até ao final e sob uma chuva imensa, o FC Porto ainda poderia ter aumentado, através de Ivanildo, Lucho Gonzalez e Anderson.

Fonte: Lusa

Comments:
Valente Obrigado pela tua referência .
Tu também tens um blog todo porreiro , com boa informação e também como um bom escape à informação generalista .
Nós temos que dar valor ao trabalho , que dá em manter um blog em actividade e actualizado .
Também te posso dizer que pesquizei muitos blogs de referência desportivos portugueses , para retirar as melhores ideias , mas claro o conteúdo do blog é todo por minha conta .
Existe dias , que a vontade não é muita , mas a persistência de tentar-mos sermos um pouco melhores , leva-me a proseguir , com este hobbie , porque afinal de contas , isto não é a minha vida .
Mas que dá um gosto especial , por ser nosso , aí isso dá .
Ver crescer devagar e sustentado , aquilo que começou por ser uma brincadeira , não é tarefa fácil , mas é , com orgulho que vejo alguma correspondência do outro lado , a um trabalho , que até me dá muito prazer .
Também te digo que matei os neurónios a perceber de HTML , já que não tinha noções nenhumas daquilo , e posso te dizer que já fiz muita asneirada . Mas aos poucos vou tentando fazer o possível neste meu modesto blog .
Espero que também consigas chegar aquilo que pretendas .
Abraço Gonçalo (Desportugal)
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?