<BLOG DO VALENTE: Duelo de campeões deu empate...

quinta-feira, 30 de março de 2006

Duelo de campeões deu empate...


Benfica e Barcelona, campeões português e espanhol, empataram sem golos na última terça feira no encontro a contar para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Com este resultado o Benfica conseguiu um facto importante, não sofrer golos em casa, mas faltou marcar, e assim o jogo em Barcelona será mais complicado para o campeão nacional, embora tudo ainda seja possível. O ambiente na Luz foi fantástico, com 65.ooo gargantas a puxar do inicio ao fim pelo campeão português.




Entrou melhor no jogo a equipa espanhola, aproveitando o nervosismo inicial da equipa do Benfica, principalmente de Moretto, que em poucos minutos teve dois erros clamorosos, ao agarrar uma bola que saiu dos pés de Anderson (provocando um perigoso livre indirecto na grande área mas que foi bem resolvido pelo guardião brasileiro), e depois ao falhar um remate que quase fez com que a bola sobrasse para os pés de um jogador do Barcelona. O Barça atacou muito na primeira parte, com o Benfica a fazer uma forte marcação individual, onde se podia ver bem que Ricardo Rocha não largava Ronaldinho, Beto não saia da área de Deco e Manuel Fernandes deu pouco espaço quer a Iniesta, quer a Van Bommel, com o jovem português a ser o primeiro a pressionar a bola na meio campo, evitando que o Barcelona conseguisse sair com jogadas organizadas.


Mas nesta primeira parte foram várias as oportunidades de golo claro que o Barça desperdiçou. Primeiro nesse livre indirecto, onde Ronaldinho rematou com muito perigo por duas ocasiões, com Moretto a opor-se com classe em ambas. Mais tarde o guardião fez mais um excelente defesa, instintiva, a remate de Eto'o, que se encontrava sozinho dentro da grande área benfiquista, acontecendo o mesmo com Deco, que também rematou com muito perigo dentro da área com Moretto a desviar a bola "com os olhos". Iniesta teve também uma grande jogada individual, correndo todo o meio campo, com o remate a sair muito perto da baliza defendida por Moretto. Pode-se ver que a primeira parte foi totalmente dos espanhóis, com o Benfica a ter apenas dois remates perigosos, um por Simão, depois de um bom entendimento com Geovanni (muito apagado na frente), e um outro por Petit, num fantástico remate de longe que saiu perto da baliza de Valdés.



Na segunda parte tudo mudou. O Benfica soltou-se mais no ataque, e a entrada de Miccoli (que grande exibição!!) para o lugar do apagadíssimo Robert (ser eximio nas bolas paradas não chega, é preciso...correr) foi sem dúvida o mais importante nesta mudança do jogo. O Benfica soltou-se mais, abriu com isso mais espaços e conseguiu então atacar mais, abrindo, consequentemente, mais espaço também para o Barcelona, que continuou a criar perigo (duas bolas ao poste no espaço de 30 segundos) mas não com tanta cadência como na primeira parte. E tudo poderia ser diferente caso o arbitro inglês tivesse visto (será que não viu??) a escandalosa mão na bola de Motta na grande área do Barcelona, quando Simão cruzava com perigo para a entrada de Miccoli. Penalty por marcar no lance mais polémico de todo o jogo.


Individualmente, os melhores jogadores do lado do Benfica foram, sem dúvida, Ricardo Rocha e Moretto. O primeiro conseguiu anular "simplesmente"o melhor jogador do Mundo, Ronaldinho, e este só criou mais perigo quando passou para o meio, libertando-se da marcação do internacional português. Já o guardião brasileiro, depois do nervosismo inicial (ou "mau estado do terreno" como ele lhe chamou..) fez defesas extraordinárias, sendo sem qualquer dúvida o maior responsável por o Benfica não ter sofrido golos. Léo também fez mais uma magnifica exibição (nem se deu por Larsson), e o "patinho feio" Beto foi também um jogador muito influente no meio campo. O já referido Miccoli também foi muito importante para a boa segunda parte que o Benfica teve, trazendo uma nova dinâmica ao ataque português.



Do lado do Barcelona, o trio ofensivo Deco-Ronaldinho-Eto'o esteve sempre muito bem marcado pela defesa benfiquista, mas não deixando por isso de criar perigo em algumas situações. E para quem vinha com uma defesa debilitada, Motta, Oleguer, Gio e Beletti cumpriram com excelência essa arte de bem defender.


A segunda parte decorreu assim com mais equilibrio, e o Benfica conseguiu, sem dúvida, jogar taco-a-taco com o "poderoso" Barcelona. Boas perspectivas para a 2ª mão??A seu tempo se verá, e com Puyol e Messi de volta à equipa o Barcelona é outra equipa. Mas tudo será possível, e como disse Koeman, a eliminatória continua com 50% para cada lado... Na Luz a fé é imensa, esperando-se muitos benfiquistas em Barcelona...Até Paris??...


Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?