segunda-feira, 30 de janeiro de 2006
FC Porto deixa dois pontos em Vila do Conde
O FC Porto falhou o objectivo de «capitalizar» ao máximo o resultado do «derby» de ontem e saiu, esta noite, de Vila do Conde com empate a zero ante o Rio Ave. Num sistema de grande vocação ofensiva, a equipa de Co Adriaanse tudo fez mas não conseguiu marcar à organizada equipa vila-condense.
Foi num 3x4x3 que a equipa «azul-e-branca» entrou na partida, assumindo de imediato as despesas da partida, ainda que sem conseguir criar grandes oportunidades de golo. O Rio Ave, bem organizado em 4x4x2, começou a pressionar alto, mas logo foi reduzindo a linha, muito por culpa do forte meio-campo do FC Porto.
O objectivo, no entanto, esteve longe de ser alcançado, pelo que Co Adriaanse (pelo segundo jogo consecutivo na bancada, devido a castigo) voltou a modificar o sistema na etapa complementar, retirando Ibson e colocando Ivanildo, o que alargou ainda mais a frente atacante da equipa.
O jovem «extremo» até entrou bem e o FC Porto passou, então, a criar muito mais. A bola chegava agora com facilidade à grande área contrária, mas a boa organização defensiva do Rio Ave continuou a prevalecer.
Assim, quando uma equipa praticamente se dedica a defender o empate, o «nulo» acaba por não surpreender, ainda que por uma vez a bola tivesse entrado na baliza... do FC Porto. Evandro aproveitou da melhor forma deslize de Helton, mas o árbitro já tinha apitado para assinalar pontapé-de-baliza (Chidi cruzara para além da linha de fundo).
Com o resultado, o FC Porto aumenta «apenas» para quatro os pontos de vantagem sobre o mais directo perseguidor, o Benfica, enquanto o Rio Ave segue na 10.ª posição, com 25.
Com arbitragem do lisboeta Duarte Gomes, as equipas alinharam:
Rio Ave – Mora; José Gomes, Danielson, Bruno Mendes e Milhazes; Marquinhos, Mozer, Delson (Ricardo Jorge, 80 m) e Cleiton (Idalécio, 90 m); Gaúcho (Chidi, 61 m) e Evandro.
Suplentes não utilizados: Candeias, Keita, Agostinho e André Vilas Boas.
FC Porto – Helton; Bosingwa, Pepe e Cech; Raul Meireles, Ibson (Ivanildo, 46 m), Paulo Assunção e Diego; Quaresma (Alan, 73 m), Adriano e Lisandro (Hugo Almeida, 62 m).
Suplentes não utilizados: Vítor Baía, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Jorginho.
Disciplina: cartão amarelo a Marquinhos (39 m), José Gomes (68 m) e Mozer (82 m).
Texto : A Bola
Fotos : Site Oficial do FC Porto