<BLOG DO VALENTE: O regresso das grandes noites europeias!

quinta-feira, 8 de dezembro de 2005

O regresso das grandes noites europeias!

Foi sem dúvida uma grande noite europeia aquilo que ontem aconteceu no belissimo estádio da Luz. O Benfica puxou dos galões e fez uma exibição que não sendo brilhante foi suficiente para contrariar a força de um Manchester United que apareceu em Lisboa com uma equipa praticamente na máxima força.

Ainda antes de se iniciar o jogo já se respirava o ar de noite europeia nos arredores do estádio da luz. Cânticos, rivalidade pacífica entre Portugueses e Ingleses, uma ambiente verdadeiramente fantástico já era sentido ainda antes de se entrar no estádio. Depois, já dentro do mesmo, o ambiente era ainda mais fantástico à medida que as bancadas ficavam repletas de adeptos sedentos de vitória, mais ainda, sedentos de essa grande noite europeia. Nunca a Águia Vitória pareceu tão bela a sobrevoar o relvado da Luz, e até adeptos ingleses a aplaudiram. Daí até à entrada das equipas foi um instante, com o inferno da luz a "arder" pela primeira vez na noite.

Aos 6 minutos de jogo um balde de água fria para os adeptos benfiquistas. Golo de Paul Scholes, numa desantenção de Léo que deixou Neville completamente à vontade para cruzar para Scholes marcar um golo algo estranho com alguma hesitação tanto de Quim como do inglês. Mesmo assim o público continuou a apoiar a equipa e a recompensa viria dez minutos depois.

Aos 16 minutos a primeira grande alegria para os adeptos benfiquistas. Centro de Nélson do lado direito (brilhante cruzamento, mais um do jovem jogador) e um cabeceamento perfeito do brasileiro Geovanni, em pleno voo, qual águia, a empurrar a bola para dentro da baliza de Van der Sar. Era o empate e o renascer da esperança entre as hostes benfiquistas. Estava de volta o Inferno!

Um quarto de hora depois o golo que o Benfica necessitava e já merecia, fruto de uma excelente exibição na primeira parte. Aos 33 minutos Beto pega na bola, dispara à entrada da grande área, a bola bate em Scholes e só pára no fundo da baliza inglesa. Era a loucura no estádio da Luz, 60 mil gargantas a gritar, os oitavos de final ali tão perto, o sonho ali tão perto.

Daí até final foi apenas..sofrimento. O Manchester começou a aproximar-se pouco a pouco da baliza de Quim e o Benfica não conseguia aproveitar os poucos contra-ataques que conseguia ir fazendo (erro clamoroso do árbitro grego Kyros Vassiras no lance em que Geovanni é derrubado à entrada da área e o grego marca falta..contra o Benfica), mas a defesa do Benfica esteve simplesmente brilhante não deixando que as investidas perigosas dos ingleses tivessem sucesso.

Aos 95 minutos o sonho era então realidade, o Benfica estava nos oitavos de final da Champions, o Benfica tinha vencido o poderoso Manchester United, o Benfica tinha feito uma grande noite europeia, para gaúdio dessas 60 mil pessoas que não se cansaram de ser o 12º jogador, apoiaram a equipa até à exaustão e tiveram a merecida recompensa.

Para finalizar, temos de realçar algumas exibições do conjunto da Luz. Geovanni esteve simplesmente brilhante neste seu regresso à equipa, um golo e uma grande exibição, sempre mais rápido que os centrais ingleses. Em grande nível esteve também toda a defesa benfiquista, com Luisão a ser mais uma vez o verdadeiro patrão desta defesa, com um Anderson em grande forma ao seu lado. No meio campo uma exibição gigantesca de Petit, incansável, sempre a correr atrás do adversário e ao mesmo tempo a levar a sua equipa para a frente. No ataque Nuno Gomes esteve também em grande nível, jogando mais recuado a abrir jogo para Geovanni, numa alteração táctica muito bem engenhada por Ronald Koeman.

De negativo a reacção de Cristiano Ronaldo no momento da sua substituição. O jovem prodigio do futebol português devia ter percebido mais cedo que ontem era visto como um adversário e não como o jogador que nos dá imensas alegrias ao serviço da nossa selecção. O seu gesto para o público português foi tudo menos bonito, absolutamente incompreensível para um profissional de futebol. No fundo a mancha de uma grande noite europeia do futebol português, mais concretamente do Sport Lisboa e Benfica.

Comments:
Pedro obrigado pela força, os teus comentários so dao prestigio ao meu blog. João vê se recuperas a voz, o Benfica precisa de ti já no Domingo outra vez.
Abraço a todos.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?